Rede Empresarial de Inclusão Social lança o Guia REIS de Comunicação Inclusiva e Acessível para pessoas com deficiência

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Publicação tem o objetivo de incentivar profissionais de comunicação a adotar práticas que alcancem as pessoas com deficiência em todos os seus canais.

A REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social) reuniu, em uma única publicação, orientações e soluções para que todas as mensagens divulgadas em diferentes canais de mídia alcancem todas as pessoas. O Guia REIS de Comunicação Inclusiva e Acessível percorre temas sobre os desafios de implantar métodos e processos de comunicação inclusiva dentro do ambiente de trabalho.

A ideia de reunir os aspectos que envolvem a questão da comunicação inclusiva e acessível em uma publicação surgiu das discussões dentro do grupo de profissionais de comunicação das empresas do grupo diretor da REIS, e foi trazida por pessoas que lidam diretamente com os desafios diários de tornar a comunicação acessível para as pessoas com deficiência.

Além das orientações técnicas e de comportamento, sobre o que eliminar do vocabulário, o guia foi baseado em cases de sucesso das empresas do grupo diretor – TozziniFreire, Accenture, ArcelorMittal, Atento, Carrefour, EY, JLL, Microsoft, Natura, Raia Drogasil, Serasa Experian, Sodexo e Vivo –, que implantaram processos de comunicação acessível e inclusiva em diferentes modalidades e conseguiram melhorar o dia a dia dos seus funcionários com deficiência. O guia também traz depoimentos de muitas pessoas com deficiência em suas trajetórias profissionais e o quanto a comunicação acessível contribui para sua autonomia.

Outros aspectos abordados na publicação incluem questões históricas de exclusão social da pessoa com deficiência, tipos de deficiência e capacitismo. Orienta sobre recursos de acessibilidade em mídias e plataformas digitais, assim como design inclusivo e descrição de imagem.

“No Brasil, mesmo com informações ainda imprecisas, temos entre 15 milhões e 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Se formos adotar o menor número, já representa uma população gigantesca. É primordial incentivar e apoiar iniciativas de comunicação inclusiva e acessível. Todas as pessoas, inclusive as pessoas com deficiência, se relacionam e se comunicam de maneiras diferentes. São profissionais, estudantes, empreendedores, consumidores, enfim, cidadãos que têm o direito à informação”, ressalta Ivone Santana, secretária executiva da REIS e coordenadora do projeto do Guia.

A edição do Guia REIS de Comunicação Inclusiva e Acessível é gratuita e está disponível para download no site da REIS https://www.redeempresarialdeinclusao.com/

 

Sobre a REIS – Com nove anos de atuação sistemática, a Rede Empresarial de Inclusão Social pela empregabilidade da pessoa com deficiência, conhecida como REIS, é um movimento endossado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) da ONU que reúne gestores de empresas nacionais e multinacionais, que atuam no Brasil. A REIS conta com mais de 100 empresas participantes. Em sua governança, conta com uma Secretaria Executiva, Conselho de CEOs, Grupo Diretor, Grupos de Trabalho (GTs), Grupo de Diretores de Diversidade e Inclusão, e Grupo de Profissionais de Comunicação.

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