Cultura anuncia vencedores do 55° Concurso Anual Literário

Foto Cindy Boeira

Foto Cindy Boeira

Maya Falks recebe o prêmio Vivita Cartier com a obra “Eu também nasci sem asas”

A Secretaria Municipal da Cultura – Departamento do Livro e da Leitura – divulgou nesta terça-feira (8.6) os nomes dos vencedores do 55° Concurso Anual Literário de Caxias do Sul. Maya Falks receberá o troféu de melhor obra literária – Prêmio Vivita Cartier – por “Eu também nasci sem asas”. Ainda foram premiados outros nove autores nas categorias de contos, crônicas e poesias. O concurso recebeu 51 inscrições de textos inéditos e 14 obras concorreram ao prêmio Vivita Cartier.

Os primeiros lugares ganham troféu e certificado; os segundos e terceiros, medalha e certificado. Os textos contemplados serão reunidos em uma antologia a ser lançada durante a 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul. O Prêmio Vivita Cartier contempla apenas uma autora, que receberá troféu, certificado e a quantia de R$ 8.680,80 em dinheiro. Nesta categoria concorrem livros publicados no ano anterior por autor ou editora de Caxias do Sul e dos demais municípios da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, valendo o critério de estar estabelecido há, no mínimo, dois anos na região.

Cultura - Concurso Literário - Cindy Boeira

A comissão examinadora do concurso, composta por Marcos Fernando Kirst, Maristela Scheuer Deves e Ricardo Silvestrin, se reuniu virtualmente para a tarefa de escolher os premiados. Devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, a premiação será realizada de forma individual com captação de imagens, que darão origem a um único vídeo da entrega dos troféus e medalhas. Este será lançado nas redes sociais da Secretaria da Cultura, no dia 18 de junho, às 18h, integrando as comemorações da Semana de Caxias.

VENCEDORES

Prêmio Vivita Cartier

Maya Falks, com a obra “Eu também nasci sem asas”

Contos

1º lugar – Ana Carolina Marques Ramos, com os textos “Um homem cinzento”, “A esposa dele” e “A casa deles”

2º lugar – Abner Nodari, com os textos “Um efeito parecido ao de um martelo de madeira”, “Quase ela” e “Herança”

3º lugar – Juarez Nunes da Silva, com os textos “Desaguisado de compadres”, “Fina flor de gaúcha” e “A peleia encardida entre o Florentino e o João Ribeiro”

Crônica

1º lugar – Geneviève Faé, com os textos “Antiepifania no elevador”, “A beleza confinada” e “Algumas pessoas viram crônica”

2º lugar – Jaque Ross, com os textos “Cicatrizes”, “Um prato de afeto” e “Retalhos do tempo vivido”

3º lugar – Clarissa Nogueira do Espirito Santo Padovani Mussoi, com os textos “Álbum de fotografia”, “A força que habita em mim” e “Serra gaúcha”

Poesia

1º lugar – Sara Carmona Lladó, com os textos “Conversa com Drummond”, “Conversa com Manoel” e “Conversa com Ferreira

2º lugar – Joanim Pepperoni, PhD, com os textos “Procura da polenta”, “Polenta à moda da cocanha” e “Mignão”

3º lugar – Leandro Angonese, com os textos “A peste”, “Ato criminoso” e “Solidão, só que não”.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...