Nomes de expressão nacional falarão sobre Arquitetura e Urbanismo na 4ª edição do UCS Summit

Paola Maia, divulgação

Paola Maia, divulgação

A Arquitetura é social, sustentável e tecnológica. Em três noites, seis lives gratuitas promovem o debate sobre o papel da Arquitetura e Urbanismo no contexto da sociedade.

O projeto UCS Summit tem continuidade nos dias 2, 3 e 4 de agosto falando sobre Arquitetura e Urbanismo, com foco em temáticas que impactam diretamente na vida das pessoas. O objetivo das seis lives com personalidades de destaque na área é despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio sobre a formação universitária e também abrir possibilidades de planejamento de carreira na área.

Evento gratuito e on-line reúne professores, profissionais e empreendedores de expressão nacional em Arquitetura e Urbanismo. A cada dia serão transmitidas duas lives, com início às 19h30min e às 20h30min. As inscrições já podem ser feitas pelo link https://ucssummit.ciente.live/

Confira a programação completa:

Dia 2 de agosto, segunda-feira

Live 1 – 19h30min

Tema: TODA ARQUITETURA É SOCIAL! O PAPEL DO ARQUITETO NAS PERIFERIAS URBANAS

KARLA MOROSO e PAOLA MAIA – AH! Arquitetura Humana

Karla Moroso e Paola Maia são sócias no escritório AH! Arquitetura Humana, localizado em Porto Alegre e fundado em 2014. No portfólio, estão projetos em que ambas arquitetas buscaram dar um novo ciclo ao que já existe, (RE)conhecendo a sua história, (RE)interpretando e adaptando seu uso, (RE)significando sua razão de existir e preservando a memória, através da elaboração de projetos para espaços urbanos, edifícios multifamiliares, residenciais, espaços culturais e comerciais. Em 2017, o escritório recebeu o Prêmio Arquiteto do Ano da Federação Nacional dos Arquitetos – FNA pelo projeto ATHIS, Um Direito e Muitas Possibilidades, que foi desenvolvido para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Santa Catarina.

Live 2 – 20h30min

Tema: ARQUITETURA E SUSTENTABILIDADE: O CASE CUBOVERDE

INGRID DAHM

Ingrid Dahm é Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialista em Construções Sustentáveis, teve seu primeiro contato com arquitetura sustentável trabalhando em projetos e execução na Alemanha. Possui vasta atuação no mercado de habitação de interesse social, na coordenação, aprovação e tramitação de projetos de grande porte. Atua no Cuboverde Arquitetura Sustentável, escritório com 10 anos de mercado, premiado no Saint Gobain de Arquitetura Habitat-Sustentável e também com o 1º lugar em empreendimentos sustentáveis no SINDUSCON PREMIUM 2015. Atualmente, integra a comissão Baukultur, da Câmara Brasil-Alemanha, promovendo eventos para discussões públicas sobre a qualidade do ambiente construído.

Dia 3 de agosto, terça-feira

Live 1 – 19h30min

Tema: MULHER EM CONSTRUÇÃO

BIA KERN

Bia Kern, Divulgação

Bia Kern, Divulgaçã

Bia Kern escolheu fazer a diferença na vida de milhares de mulheres e, em 2006, resolveu criar a Organização da Sociedade Civil “Mulher em Construção”. A partir dessa iniciativa, a empreendedora social, com formação em gestão pública, deu origem a projetos como “Cimento e Batom”, workshop com oficinas práticas que introduzem as mulheres a conhecerem o mundo da construção civil. Em 2012, foi finalista do Prêmio Claudia, após ser selecionada como parceira da Womanity Foundation e MemberChip do CGI – Clinton Global Initiative. Em setembro de 2015, foi convidada pela BrazilFoundation para contar sua história para empresarias e CEOs em Miami, nos Estados Unidos. É integrante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS, como conselheira da Comissão Temporária de Equidade de Gênero e membra do Grupo Mulheres do Brasil.

LIVE 2 – 20h30min

Tema: O MOVIMENTO NA CIDADE: MOBILIDADE INTELIGENTE, APLICATIVOS E TRANSPORTE PÓS-PANDEMIA

EMILIO MERINO

Emilio, Divulgação

Emilio, Divulgação

Emilio Merino Dominguez é Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade Nacional Federico Villarreal, no Peru. É doutor com  pós-doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidad Politécnica de Cataluña – UPC, além de ter diversas especialidades de planejamento e gestão de transporte realizados na França, Bélgica, Espanha e Peru. Trabalhou na ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, EPTC – Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre e é professor visitante na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro de diversas organizações mundiais da mobilidade, como Cities for Mobility; Associação Ibero-americana de Mobilidade Urbana para a Sustentabilidade – ASIMUS; Rede de Universidades Ibero-americanas de Técnicas de Engenharia Municipal. Atualmente, é consultor sênior em diversas empresas de consultoria internacional de México, Brasil e Espanha, em projetos de planejamento, gestão e operação de transportes com financiamento BIRD, BID, CAF e outras Agências de Cooperação Internacional.

Assessorou o Ministério das Cidades no projeto de implementação da Lei da Mobilidade no Brasil, coordenou a Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e formou parte da Frente Parlamentar da Câmara de Vereadores de Porto Alegre de Mobilidade Urbana Sustentável, foi Assessor Técnico do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado RS

e, atualmente, é membro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil-RS e conselheiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre – Brasil.

Dia 4 de agosto, quarta-feira

LIVE 1 – 19h30min

Tema: A IMERSÃO VIRTUAL NA ARQUITETURA

MÉGUI PEZZI DAL BÓ

A arquiteta e urbanista Mégui Pezzi Dal Bó é formada pela UCS e pós-graduada pela Universidade do Vale dos Rios dos Sinos – UNISINOS. Já trabalhou com planejamento urbano, prevenção contra incêndio e, atualmente, desenvolve projetos arquitetônicos – com foco em arquitetura modular e containers, projetos de interiores comerciais e corporativos, desenvolvimento de franquias e desenvolvimento de realidade virtual. Na Coruja Imersão Virtual, empreendimento que criou, tem o compromisso de criar espaços e ambientes inovadores que favoreçam novas experiências e novos negócios.

Live 2 – 20h30min

Tema: GAMES E ARQUITETURA – INTERSEÇÕES ENTRE O MUNDO FÍSICO E O VIRTUAL

THIAGO SARAIVA

Thiago, Divulgação

Thiago, Divulgação

Thiago Saraiva é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais, com ênfase em Design pela PUCRS; e atua profissionalmente como artista 3D no desenvolvimento de games desde 2018 na Aquiris Game Studio. Participou do desenvolvimento dos títulos: Horizon Chase Turbo e Wonderbox: The Adventure Maker.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...