Nadando pelos cartões postais | Um mergulho nas águas frias do lago Guaíba

Foto Denise Ungaratto

Foto Denise Ungaratto

Para muitos gaúchos, inverno é a estação para comer uma bergamota, aproveitar o sol, fazer um chimarrão, sentar no banco do parque e conversar com os amigos. Porém para alguns, uma maneira de aproveitar o inverno gaúcho é nadar nas frias águas do Lago Guaíba.

A cada inverno, cada vez mais nadadores gaúchos “desfrutam” dos mergulhos regulares no Guaíba. As pessoas que não estão familiarizadas com a prática muitas vezes perguntam: Por quê?

“O choque com a água fria dá uma sensação que percorre todo o corpo. Você se sente realmente vivo e, depois, extremamente calmo”, explica Francismar Siviero, criador do Projeto Nadando Pelos Cartões Postais. “Você deixa seu estresse para trás e toda a experiência é bastante viciante”.

Estudos científicos mostram que imersões frias também podem reduzir a pressão arterial e promover o crescimento de tecido adiposo marrom saudável, melhorando a tolerância ao frio. O choque com o frio também aciona a produção de hormônios de endorfina no cérebro, que aumentam a resistência à dor e criam uma sensação de euforia.

O grupo de nadadores de águas abertas “Tchê Travessias” tem atualmente cerca de 160 integrantes com idades entre 18 e 75 anos, na maioria, residentes na grande Porto Alegre.

Que tal conhecer um pouco melhor alguns desses corajosos que decidiram incluir esse tipo de atividade à sua rotina de treinos: Juliana Souza, Fernando Kersting, Francismar Siviero (66 anos), Rubens Assis, Helena Barros, Fernando Sampert, Márcio Weber e Hilton Dias (66 anos) que nadaram no domingo (25/07) com 14.4 °C a temperatura da água, em Belém Novo, local de belezas naturais, praias de água doce e perto do centro da capital gaúcha.

O Projeto Nadando Pelos Cartões Postais busca unir esporte e a conscientização ecológica com as suas atividades de águas abertas. Saiba mais como participar e apoiar este projeto no site francisswim.com.br e também nas redes sociais facebook.com/worldswim e instagram.com/francisswim

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...