Junte-se ao Tchê Travessias no Dia Mundial da Limpeza dos Mares, Rios e Lagoas e #LIMPEOLAGOGUAIBA

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Ação visa educação ambiental e conservação do meio ambiente aquático

No sábado, 18 de setembro, às nove horas, te convidamos a partir para a ação e pôr a mão no lixo, no maior mutirão de limpeza do mundo. O Dia Mundial da Limpeza, ou World Clean Up Day, é o dia em que gente de todas as idades e do mundo todo se reúnem para limpar praias, mangues, rios, mares e lagoas.

No ano passado 25 milhões de pessoas de 158 países se mobilizaram. Aqui no Rio Grande do Sul, nós do Grupo Tchê Travessias apoiamos e participaremos desta iniciativa com nossos nadadores. E queremos que você se junte a nós no #LIMPEOLAGOGUAIBA.

A limpeza do Lago Guaíba é uma atividade que apoiamos e fazemos regularmente com os nossos nadadores. Este ano, estaremos juntos na Praça José Comunal, em Belém Novo, Porto Alegre (RS) Brasil.

A participação é a melhor lição que podemos dar, pelo exemplo, de que a responsabilidade de cuidar do lugar em que vivemos é de todos nós, seja o nosso bairro ou o nosso planeta.  O consumismo e a quantidade imensa de resíduos que ele gera tem causado enorme pressão sobre vários ecossistemas, mas nenhum deles tem sofrido tanto quanto o nosso Lago Guaíba, com a quantidade enorme de lixo que é despejado, especialmente o plástico.

Este ano, o Dia Mundial da Limpeza acontecerá no dia 18 de setembro. É mais um dia de conscientização, confraternização e também de ativismo, ao mobilizar as pessoas para que sejam mais responsáveis e cuidadosas, e sinalizar para as empresas e o poder público que precisamos de mais soluções e incentivos que favoreçam o reúso e a reciclagem de produtos e materiais.

Realizado sempre no terceiro sábado de setembro, trata-se de um programa sem fins lucrativos coordenado desde 1986 pelo Ocean Conservancy – Centro para a Conservação da Vida Marinha, dos Estados Unidos, e apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A maior parte do lixo permanece intacta no ambiente por milhares de anos, causando a mortandade de inúmeros animais marinhos. Entre a sujeira abandonada na areia por banhistas ou descarregada no mar por barcos de pesca, navios ou rios, os principais vilões são o plástico e as pontas de cigarro. Além da contaminação, muitas aves, tartarugas, golfinhos e baleias morrem ao ingerir estes detritos, que confundem com seus alimentos naturais.

Os nadadores e remadores do Grupo Tchê Travessias farão o trajeto entre a Praça José Comunal e a Praia do Veludo recolhendo o lixo depositado na orla do Lago Guaíba.

O Projeto Nadando Pelos Cartões Postais promove ações de responsabilidade ambiental e inclusão social em diferentes projetos em que atua. O objetivo do Projeto é contribuir para uma sociedade mais consciente e para um ambiente mais limpo.  Saiba mais como participar e apoiar este projeto no site francisswim.com.br e também nas redes sociais https://www.instagram.com/francisswim/ e https://www.facebook.com/worldswim

#LIMPEOLAGOGUAIBA tem apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da Prefeitura de Porto Alegre, Marinha do Brasil, Projeto Nadando Pelos Cartões Postais e Portal Francisswim.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...