Fisioterapeuta de Caxias do Sul é a primeira especialista do Estado em reabilitação de Lipo HD

Karin Leite é pioneira nos métodos de taping e termografia na Serra Gaúcha - Crédito Paula Brigo

Karin Leite é pioneira nos métodos de taping e termografia na Serra Gaúcha – Crédito Paula Brigo

Karin Leite acaba de se tornar a pioneira na recuperação de pacientes de cirurgias com a técnica high definition HD, do renomado médico colombiano Alfredo Hoyos. Brasil é o país com o maior número de cirurgias plásticas no mundo

“A recuperação plena de uma cirurgia plástica é tão importante como o próprio procedimento e requer cuidados de profissionais altamente capacitados”. A afirmação da fisioterapeuta dermatofuncional Karin Leite ganha ainda mais força após ela se tornar a única especialista do Rio Grande do Sul no processo pós-operatório de contorno corporal da técnica high definition HD, a chamada Lipoaspiração HD.

A profissional foi umas das sete fisioterapeutas do país – sendo a única com atuação no Estado – a participar da edição brasileira do Total Definer, realizado em São Paulo (SP). O congresso iniciou sexta (22) e encerrou na segunda-feira (25). A especialização foi encabeçada pelo renomado cirurgião plástico colombiano Alfredo Hoyos, criador da técnica que tem sido difundida mundialmente.

Cada pós-operatório é tratado de forma exclusiva, de acordo com as lesões e históricos dos pacientes - Crédito Paula Brigo

Cada pós-operatório é tratado de forma exclusiva, de acordo com as lesões e históricos dos pacientes – Crédito Paula Brigo

Radicada em Caxias do Sul e atuando desde 2015 na área de pós-operatório, Karin traz na bagagem o conhecimento que a torna a primeira profissional a implantar a reabilitação para cirurgias de Lipo HD tanto na Serra Gaúcha como no Estado. Com especializações no Brasil e na Espanha, ela também tem no currículo o pioneirismo na Serra Gaúcha nos métodos de taping (bandagem elástica) e termografia.

Brasil é recordista em cirurgias plásticas  

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil é o país com o maior número de cirurgias plásticas no mundo, com aproximadamente 1,5 milhão de procedimentos por ano, superando os Estados Unidos e o México. Ainda de acordo com a SBCP, entre as intervenções mais procuradas estão o implante mamário, seguido da lipoaspiração e da abdominoplastia.

A fisioterapeuta dermatofuncional Karin Leite explica que esse aumento está relacionado à qualificação cada vez maior dos profissionais que atuam na área no país, tanto médicos cirurgiões como fisioterapeutas especializados em pós-operatório. A especialista acrescenta que, nos últimos anos, o período de recuperação tem sido menor em função do avanço de procedimentos como terapia manual, cinesioterapia funcional (exercícios para reabilitação), fotobiomodulação a laser e led (aplicação de luz nos locais das lesões), taping para controle de edemas, dor e do processo inflamatório e drenagem linfática.

“O uso correto dessas técnicas pode acelerar o processo de reabilitação para 20 a 30 dias. É importante ressaltar, porém, que a recuperação não é como uma receita de bolo, que pode ser aplicada da mesma forma para todos os pacientes. Cada caso precisa ser analisado separadamente, de acordo com o histórico, com informações que são colhidas no pré e no pós-operatório, variando ainda pela extensão e local das lesões”, reforça.

Karin conta que ter participado do Total Definer possibilitou contato com médicos e com colegas fisioterapeutas de todo o país. Segundo ela, a recuperação da Lipo HD inclui as mesmas etapas das demais cirurgias plásticas, como o preparo do paciente para o momento do procedimento e a aplicação do taping para a redução dos edemas e da dor. Após a cirurgia, ela enfatiza a importância da reabilitação funcional, com uma abordagem voltada ao reparo dos tecidos e que levem à um processo de cicatrização eficiente e sem danos ao paciente.

“Sabemos que o investimento para uma cirurgia plástica é alto, assim como existe toda uma expectativa para um resultado final que agrade o paciente. Costumo dizer que a transformação é feita no procedimento cirúrgico e a lapidação ocorre após esse processo, o que exige um cuidado, uma dedicação para prevenir qualquer problema, ou intercorrência, como se diz na linguagem médica. O foco é para que a reabilitação seja com a menor dor possível, e isso foi bastante reforçado durante o congresso”, revela.

Sobre a Lipoaspiração HD

A Lipo HD é uma técnica criada em 2012 para retirar gordura corporal de uma forma mais precisa. Inicialmente, o procedimento era voltado a pacientes com perfil mais atlético, para maior definição da musculatura e com resultados mais expressivos associados a exercícios físicos. Nos últimos anos, a técnica passou a ser mais difundida pelo criador, o cirurgião Alfredo Hoyos, ampliando o público-alvo e o número de procedimentos no mundo todo.

Quem é Karin Leite

Karin Leite é graduada em Fisioterapia pela Universidade de Tuiuti, no Paraná. Atuando em Caxias do Sul há 6 anos, é especialista em dermatofuncional pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Fez ainda curso de extensão em cirurgias plásticas e reparadoras na Faculdade Inspirar Curitiba e de terapia manual com Valéria Figueiredo.

Karin tem ainda no currículo cursos e especializações em congressos na área de cirurgia plástica com as fisioterapeutas Marcieli Martins, Ângela Lange, Mariane Altomare e Fabiana Silva.

Como experiência internacional, tem no currículo diploma em Fisioterapia Dermatofuncional, Técnicas Cirúrgicas em Disfunções Temporomandibulares e Reabilitação e Cirurgia de Reconstrução de Mama com o Dr. Lorenzo Rabadan, do Hospital Torrejon, na Espanha.  Participou, ainda, do Meeting de Fisioterapia Dermatofuncional Pelo Mundo com a Dra Patrícia Froes, também na Espanha, em 2019.

Legenda2: Cada pós-operatório é tratado de forma exclusiva, de acordo com as lesões e históricos dos pacientes

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...