Obra de aluno da UCS é a única brasileira selecionada para catálogo sobre a Palestina

Obra Lucas Leite

 

Lucas Leite, estudante do curso de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul, teve sua obra “Terra, paz e justiça” selecionada para o III Salão Latino-Americano de Gravura “Palestina Livre”, promovido pela Embaixada da Palestina na Argentina

Lucas Leite, artista visual carioca radicado em Caxias do Sul e estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UCS, teve sua obra selecionada para participar do III Salão Latino-Americano de Gravura “Palestina Livre”, promovido pela Embaixada da Palestina na Argentina. Leite concorreu com sua xilogravura inédita “Terra, paz e justiça”.

Nesta edição, participaram 76 trabalhos de artistas da Argentina, Brasil, Chile, México e Costa Rica, dos quais 64 foram selecionados. Para a edição de um catálogo, foram escolhidas apenas 21 obras, dentre as quais a única representante brasileira é a xilogravura de Leite. O objetivo dos trabalhos é transmitir a realidade palestina da perspectiva dos artistas, expresando e denunciando, através das obras, o que sofre o povo palestino.

O artista brasileiro será agraciado com uma medalha pela Embaixada da Palestina na Argentina e fará parte, com os outros 63 artistas latinos selecionados, de uma exposição coletiva no dia 3 de dezembro, na Embaixada da Palestina em Buenos Aires. Além disso, serão enviadas à Embaixada 25 originais impressos em chine-collé da obra de Leite que, além de participarem da mostra, também serão expostos em diversas Embaixadas do país árabe pelo mundo, inclusive na própria Palestina.

O artista conta que o sentimento pelo reconhecimento é de muita alegria e de honra ao aprendizado desenvolvido ao longo dos anos. “Poder usar a técnica da xilogravura para protestar, de certa forma, pela liberdade da Palestina é algo muito significante para mim, porque sou a favor da causa e acredito que a arte não está à parte da política”, ressalta.

Leite afirma que a produção da obra foi trabalhosa, mas que, entre erros e acertos, chegou ao resultado que esperava e gostou muito. “Gostaria, inclusive, que houvesse mais artistas brasileiros assinando suas obras no catálogo, mas me sinto honrado de representar o país com meu trabalho”, revela.

O estudante da UCS conta com o apoio da direção do Campus 8, do atelier de gravura e do impressor Gélson Soares, responsável técnico para a execução das impressões. A professora Silvana Boone, coordenadora dos cursos de Artes Visuais da UCS, destaca a importância da seleção da obra do aluno para o evento. “A participação de um estudante de artes em um projeto internacional como este, com caráter social e crítico, reforça o compromisso do estudo da arte em unir pensamento e técnica, teoria e prática. Estamos muito orgulhosos desse reconhecimento ao trabalho do Lucas”, comemora.

Para conseguir viabilizar sua ida à Argentina, participar da solenidade de abertura da mostra e receber as honrarias, Leite criou um financiamento coletivo. Interessados em conhecer o trabalho do artista ou apoiar sua participação presencial no salão de outras formas também podem acessar seu perfil no Instagram, ou entrar contato pelo e-mail lucaslarte@gmail.com ou whatsapp (51) 997 915 714.

Sobre o artista

Lucas Leite é artista visual, ilustrador, educador e, atualmente, é mediador na Galeria Municipal de Arte de Caxias do Sul. Atua desde 2012 no projeto Elichat, com intervenções visuais e performáticas no espaço público, onde retrata sua menina gata em uma narrativa artística urbana conectada com o universo do livro infantil.

Estudou Belas Artes na UFRRJ, foi discente na UFRGS em 2011 e, atualmente, estuda Artes Visuais na UCS. Já publicou um livro ilustrado de Elichat, participou de uma exposição individual e 5 ligadas à Elichat.

Anexo: obra de Lucas Leite

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...