Microempa lança oficialmente Núcleo Operacional do PEIEX na Serra Gaúcha

Programa nacional em parceria com a Apex-Brasil também conta com polos em Bento Gonçalves e Erechim  

Referência em exportação para micro e pequenas empresas no Rio Grande do Sul, a Microempa em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) traz para a Serra e a região noroeste do estado mais uma oportunidade para o setor, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O lançamento oficial está marcado para o dia 24 de novembro, a partir das 15h30, no auditório da entidade. O evento contará com a presença do Presidente da Microempa, Pedro Elói Steffens; Gabriel Isaacsson, Representante da Apex-Brasil para a Região Sul; Rita Albuquerque, Coordenadora de Qualificação da Apex-Brasil e de representantes do governo do estado e municipal.

O PEIEX capacita empresas brasileiras para o processo de exportação de produtos e serviços de forma planejada e segura. Somente no primeiro mês de atuação do programa na região mais de 12 empresas já aderiram ao projeto, 150% a mais que a meta do projeto para o período. Ao longo dos próximos 2 anos, pelo menos 125 empresas devem ser capacitadas pelo Núcleo Operacional, em Caxias do Sul, e nos polos em Bento Gonçalves e Erechim. Em âmbito nacional, nos últimos 13 anos, o programa já qualificou mais de 25 mil empresas para a exportação. Apenas no Rio Grande do Sul, mais de 4,5 mil empresas foram preparadas para exportar desde 2008.

“Trazer para a nossa região esse importante programa de capacitação e desenvolvimento vai ao encontro de um dos principais objetivos da Microempa, que é contribuir efetivamente para o desenvolvimento dos nossos empresários de micro e pequenas empresas. Nessas mais de três décadas de atuação da entidade reunimos a expertise necessária em diversos projetos para preparar empresários e negócios para acessar o mercado externo, atuação que será potencializada a partir do PEIEX”, sinaliza o presidente da Microempa, Pedro Steffens.  

A escolha pela atuação do PEIEX na Serra e na região noroeste do Rio Grande do Sul se deu por seus fortes potenciais exportadores. Entre 2018 e 2020, os municípios dessas regiões exportaram, na média, um valor agregado anual de aproximadamente 4 bilhões de reais. Esse montante, que vem em trajetória ascendente, colocam as empresas locais em destaque no cenário nacional.

Segundo Rita Albuquerque, Coordenadora de Qualificação da Apex-Brasil, a Microempa é “uma nova e frutífera parceira da Apex-Brasil no Nordeste gaúcho. A capilaridade da entidade, que possui mais de 3 mil micro e pequenas empresas associadas, demonstra a relevância dela no ecossistema econômico local. Esperamos, agora, apoiar as empresas locais em seus processos de internacionalização, caminho que já vem sido perseguido pela entidade desde a estruturação de seu Núcleo Setorial de Comércio Exterior”.

Funcionamento do programa

A metodologia do programa é aplicada por meio de visitas de Monitores e Técnicos do PEIEX. Após uma série de visitas técnicas, o empresário recebe um plano de trabalho, contendo assuntos teóricos e práticos relativos à exportação que devem ser abordados durante o processo de qualificação. Para ser considerada qualificada, a empresa deve receber todas as informações estabelecidas no plano de trabalho.  Na etapa final do trabalho de qualificação, as empresas recebem um Plano de Exportação elaborado em conjunto com o Técnico do PEIEX. Nele, constam informações estratégicas e operacionais para exportação.

Participação  

A participação no programa é gratuita e podem se inscrever micro e pequenas empresas locais com CNPJs ativos, produto ou serviço exportável, que desejam se qualificar para exportação em até dois anos e tenham condições de aumentar sua produção ou dedicar parte dela para atender clientes internacionais. Possibilidade de adaptar produtos e serviços para o mercado internacional, disponibilidade para melhorias de gestão e recursos financeiros para investir na exportação (ou concordem em exportar de forma indireta) também são critérios observados.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...