Bancas da Feira do Livro de Caxias do Sul começam a receber o público ao meio-dia desta sexta-feira

Divulgação Feira do Livro

Divulgação Feira do Livro

Expectativa da Associação dos Livreiros Caxienses é de que sejam comercializados mais de 77 mil livros, um incremento de 20% sobre as vendas de 2019

O maior evento cultural anual de Caxias do Sul se inicia nesta sexta-feira (26). A Feira do Livro tem sua Solenidade de Abertura às 18h30, no palco principal instalado na Praça Dante Alighieri. No entanto, as tradicionais bancas que oferecem diversos livros a preços especiais estarão prontas para receber o público já ao meio-dia.
De 26 de novembro a 12 de dezembro, as bancas estarão abertas todos os dias na Praça Dante Alighieri. De domingo a sexta, o horário de funcionamento é das 12h às 20h e aos sábados, das 10h às 20h.
O clima é de otimismo entre os livreiros. A expectativa da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca) é de que sejam comercializados em torno de 77.340 livros, um incremento de 20% sobre as vendas de 2019.
A promoção do evento em área pública, seguindo todas as normas de segurança sanitária, aquece as expectativas de vendas e reforça o valor cultural proporcionado pela Feira, como explica Maria Helena Lacava, presidente da Alca:
“Todos nós, que estaremos presentes nesta Feira do Livro, fazemos parte dessa grande resistência, a resistência pela cultura, pela divulgação do conhecimento e do saber”, diz.
A livreira, que está no ramo há 37 anos, sendo 27 à frente da livraria Mercado de Ideias, coleciona inúmeras experiências na Feira do Livro. Só não participou de uma das 37 edições do evento. Quanto às perspectivas para a que se inicia nesta sexta, já adianta que são bem positivas, principalmente por saber que grande parte da população caxiense está vacinada contra a covid-19. No período da Feira, inclusive, a vacinação na Praça vai continuar ocorrendo.
“Esperamos um público consciente, todo mundo cuidando de todo mundo, e consagrar aquele que foi o grande companheiro das pessoas nessa pandemia: o livro”, complementa.
Guilherme Martinato, vice-presidente da Alca e proprietário da livraria Do Arco da Velha, conta que a equipe está acostumada a trabalhar o ano inteiro com livros, mas que este é o momento mais importante. Além de facilitar o consumo do livro, o que inclui as promoções, a Feira possibilita sua popularização.
“É quando o livro ganha evidência entre a nossa comunidade, uma vez que é tão importante na vida das pessoas: na formação da crítica, no lazer… A Praça representa o local de maior passagem das pessoas, de maior acesso. É um momento daqueles que não têm oportunidade de comprar ou, então, que não encontram os exemplares que buscam em livrarias fazerem suas aquisições”, comenta.
Ao todo, são 13 livrarias participantes, distribuídas em 18 bancas. Confira a lista:
Bezerra de Menezes
Clip – Cia do Desenho
Culturama
Do Arco da Velha
Editora da UCS (Educs)
Fogaça Livraria
Livraria Clássica
Livraria da UCS
Livraria do Maneco
Livraria Shalom
Mercado de Ideias
Paulus Livraria
Só Ler
Sobre a Feira do Livro de Caxias do Sul
Com o tema “Ler Para (se) Mover”, a 37ª Feira do Livro em Caxias do Sul vai ocorrer de 26 de novembro a 12 de dezembro, na Praça Dante Alighieri, no Centro. De domingo a sexta, as bancas abrem das 12h às 20h e aos sábados, das 10h às 20h.
A abertura oficial será no dia 26 de novembro, às 18h30min. Serão 17 dias de atrações culturais e artísticas, sendo realizadas de forma presencial e de forma virtual, abertas à comunidade. Bancas de livreiros, estandes de patrocinadores, saraus, palestras e bate-papos na Galeria Gerd Bornheim poderão ser conferidos presencialmente.

A Feira deve seguir protocolos de segurança, como uso de máscara obrigatório, distanciamento e disponibilização de totens de álcool gel. Acompanhe a Feira no Facebook (https://www.facebook.com/FeiradoLivrodeCaxiasdoSul/) e no Instagram (@feiradolivrocaxiasdosul).

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...