Unidade da Randon Implementos em Chapecó (SC) celebra 10 anos investindo em tecnologia e capacidade produtiva

Randon Unidade Chapecó - Foto Gelson Mello

Randon Unidade Chapecó – Foto Gelson Mello

Desde a aquisição da unidade, companhia investiu mais de R$ 70 milhões, com desenvolvimento de sistemas de produção inovadores

Localizada em um dos principais polos agroindustriais do Sul do Brasil, a Randon Chapecó está completando em 2021 a primeira década de operação. Nestes 10 anos, a unidade já recebeu mais de R$ 70 milhões em investimentos para tecnologia industrial, inovações e aprimoramento de capacidade produtiva. Entre as movimentações mais recentes, dentro da estratégia da Randon Implementos em otimizar a produção em todas as suas unidades pelo país, a fábrica catarinense recebeu a linha do produto Tanque Inox, qualificando ainda mais as condições de produção desse implemento rodoviário.

 

A unidade foi adquirida em 2011 e tinha como foco principal linhas de produtos frigoríficos, dado a característica do polo onde a empresa está inserida. Com o passar dos anos, novas linhas foram agregadas ao parque fabril de mais de 17 mil metros quadrados, que hoje comporta também a produção da linha Furgão Carga Geral. “É uma unidade que se destaca pelo porte robusto, com capacidade de produção de mais de 20 produtos por dia, e um estruturado centro logístico. Nossa projeção é encerrar o ano com cerca de 5 mil produtos fabricados em Chapecó”, destaca o diretor superintendente da Divisão Montadora das Empresas Randon e diretor geral da Randon Implementos, Sandro Trentin.

 

Inovações na produção de implementos

 

As linhas de produtos instaladas na Randon Chapecó contam com tecnologia de ponta e inovações no modelo produtivo. A montagem da linha Furgão Carga Geral conta com uma tecnologia inédita para o segmento de semirreboques: o sistema Clinch fixa as chapas do revestimento às colunas estruturais do produto por um processo de conformação mecânica, que melhora a vedação e resistência da estrutura da caixa de carga. Os produtos dessa linha estão no mercado desde 2020.

 

Já a linha de implementos Frigoríficos conta com modernos sistemas automatizados de rebitagem e injeção das laterais. A linha Tanque Inox, adicionada à unidade este ano, conta com novas estruturas para produção, desenvolvimento e testes, como uma nova cabine de pintura e sistema de corte a laser das chapas de aço utilizadas na fabricação.

 

Além dos investimentos em tecnologia industrial, a unidade se expandiu ao longo dessa década e hoje reúne um time de mais de 400 colaboradores. “Esse parque industrial é muito importante para nossa estratégia de crescimento, onde atuamos para potencializar a capacidade de produção com novas tecnologias e modernos processos. Há 10 anos, víamos um futuro promissor que hoje confirmamos pelos bons resultados da unidade”, complementa Trentin.

 

Ciclo de ampliação da capacidade produtiva

 

Como parte das estratégias de ampliação da capacidade da Randon Implementos, a companhia promoveu nos últimos meses um conjunto de investimentos em todas as suas unidades, redistribuindo linhas de produção, otimizando a capacidade instalada, com uma maior sinergia de processos. Na sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, houve aumento da linha Tanque em Aço Carbono e a implantação de uma nova linha fabril de vagões ferroviários. Em Araraquara, São Paulo, a empresa inaugurou em setembro a ampliação do parque fabril para 42 mil metros quadrados e deu início à execução de um ramal ferroviário próprio.

 

A companhia acrescentou a produção da linha de semirreboques Carrega-Tudo ao parque fabril da unidade Randon Triel-HT, em Erechim (RS), especializada na fabricação de produtos customizados. Também houve reforço na capacidade produtiva das linhas Sobre Chassi, com novos investimentos em 2021 na unidade de montagem instalada em Porto Real, no Rio de Janeiro, e em uma nova unidade industrial de fabricação e montagem na cidade de Messias, região metropolitana de Maceió, em Alagoas.

 

Foram realizados ainda investimentos em otimização de processos produtivos e adoção de novos processos de automação e robotização em todas as linhas, em parceria com a Randon Tech Solutions – RTS Industry. Todos os investimentos possibilitam uma expectativa de alcançar neste ano a produção média diária de até 150 unidades de semirreboques, com ocupação de cerca de 90% da capacidade instalada.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...