Denise Pessôa assume como presidenta da Câmara de Vereadores

2022-03-01 - Posse da Mesa Diretora 2022 - Gabriel Lain (5)

A parlamentar petista foi empossada, nesta segunda-feira (03/01), para comandar o Legislativo em 2022, juntamente com Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice), Velocino Uez/PTB (2º vice), Zé Dambrós/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB (2º secretário)

A vereadora Denise Pessôa/PT assumiu o comando da Câmara Municipal de Caxias do Sul, nesta segunda-feira (03/01), tornando-se a terceira mulher a liderar a Casa em 129 anos do poder Legislativo na cidade. Juntamente com ela, foram empossados para integrar a Mesa Diretora 2022: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice-presidente), Velocino Uez/PTB (2º vice-presidente), Zé Dambrós/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB, Xuxa (2º secretário).

2022-03-01 - Posse da Mesa Diretora 2022 - Gabriel Lain (6)

Em seu pronunciamento de posse, Denise iniciou com voz embargada porque as primeiras menções foram em agradecimento a Deus; à família, com destaque ao filho Eduardo (quatro anos) e aos pais (Benta e Oscar); a correligionários; e a amigos presentes na plateia, como a ex-vice-prefeita Marisa Formolo Dalla Vecchia, e a outros que já partiram, como o padre Roque Grazziotin e Geci Prates. Na sequência, defendeu o reencontro da Casa com a sociedade após o impacto da pandemia da covid-19, que arrefeceu com a vacinação das pessoas em grande escala.

2022-03-01 - Posse da Mesa Diretora 2022 - Gabriel Lain (4)

“O poder Legislativo precisa acompanhar o movimento da sociedade. É preciso que nos aproximamos dos moradores”, afirmou. Nesse sentido, a presidenta defendeu a volta do projeto Câmara Vai aos Bairros, que ocorreu de 2010 a 2019, viabilizando o contato direto dos vereadores com a comunidade, por meio de reuniões em distintas regiões, tendo como propósito ouvir e encaminhar reivindicações da população.

Ainda com o objetivo de estreitar laços com os cidadãos e cidadãs, Denise propõe a implantação do projeto “A Casa é sua”. A ideia básica é estimular o envolvimento e a presença de entidades, escolas e instituições no cotidiano da Câmara.

Outros dois pontos da plataforma de ação da petista envolvem a modernização da Casa, dando sequência a movimentos já feitos por gestões anteriores; e a comunicação. Em reforço à transparência parlamentar e à criação de espaços de visibilidade social, Denise antecipou dar continuidade aos processos para obtenção da TV Câmara em sinal aberto e da Rádio Câmara. Em relação ao convívio entre diferentes poderes, garantiu que o Parlamento exercerá sua independência, mas de forma harmônica com o Executivo, atuando em sintonia com as demandas da sociedade. Também citou o Papa Francisco, valorizando o diálogo para a construção de pontes e vínculos entre as pessoas.  “Vivemos novos ares para a democracia. Hoje é um dia de felicidade, mas também de responsabilidade”, considerou a nova presidenta.

A luta por mais espaço político às mulheres foi ratificada por Denise, que fez questão de valorizar a presença da vereadora Tatiane Frizzo na 1ª vice-presidência. Conforme a petista, é um marco ter a maior composição feminina até hoje registrada no comando da Casa, com duas mulheres nos principais postos da Mesa. Antes de Denise, as duas mulheres que estiveram na presidência foram a pedetista Rachel Grazziotin (1985 – 1986) e a emedebista Geni Peteffi (2012) (ambas in memoriam).

Mesa Diretora 2021 e Executivo

Denise recebeu o cargo das mãos do presidente da Casa em 2021, vereador Velocino Uez/PTB, que também repassou à petista o Relatório Final da Mesa Diretora 2021. Além de Uez, participaram da Mesa no ano passado: Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS (1º vice-presidente), Zé Dambrós/PSB (2º vice-presidente), Marisol Santos/PSDB (1ª secretária) e Felipe Gremelmaier/MDB (2º secretário).

Em seu discurso de despedida, Uez agradeceu a todos que o auxiliaram no trabalho à frente do Parlamento, em um ano em que a pandemia do coronavírus prosseguiu, embora amenizada pela vacinação. “A população, em meio a tantas dificuldades decorrentes da covid-19, soube entender e incentivar nosso trabalho. Sou grato a todos os moradores, tanto do interior quanto da cidade, por me ajudarem no desafio de comandar esta Casa tão promissora”, salientou.  O petebista desejou felicidade e sucesso para a nova gestão, da qual faz parte.

Logo após a manifestação de Uez e antes do discurso de Denise, foi o prefeito Adiló Didomenico/PSDB que ocupou a tribuna para cumprimentar o novo comando da Casa. Agradeceu ao Parlamento pelo trabalho e pela aprovação de 96 projetos dos 101 que o Executivo protocolou em 2021. Para este ano, diante das condições climáticas que se acenam não muito favoráveis, principalmente em razão da atual carência de chuva, prevê dificuldades, mas espera o apoio da nova Mesa Diretora no que for necessário para a população.

“Este ano de 2022 será difícil. Precisaremos de um exercício grande de tolerância, entendimento e respeito. E esperamos que os poderes Legislativo e Executivo sigam construindo o que é melhor para Caxias do Sul”, frisou o prefeito, que ainda se recupera de uma cirurgia na coluna.

A grande maioria do secretariado municipal compareceu à solenidade. Também estiveram presentes os deputados estaduais Pepe Vargas/PT e Neri, O Carteiro/Solidariedade, além de diversas lideranças comunitárias e políticas.

Durante a cerimônia, foi permitida a entrada do público com restrição no plenário da Casa, devido às medidas de prevenção contra a covid-19. A comunidade pôde acompanhar todos os detalhes da cerimônia de posse pelas redes sociais (Facebook e Youtube) do Legislativo e pelo site: www.camaracaxias.rs.gov.br. Neste link, você pode assistir à íntegra da sessão de transmissão da presidência e de posse da Mesa Diretora 2022: https://www.youtube.com/watch?v=nzDGekVCJO4

MESA DIRETORA 2022

Presidenta: Vereadora Denise da Silva Pessôa/PT

1ª Vice-presidente: Vereadora Tatiane Frizzo/PSDB

2º Vice-presidente: Vereador Velocino João Uez/PTB

1º Secretário: Vereador José Pascual Dambrós/ PSB

2º Secretário: Vereador Clóvis de Oliveira/PTB (Xuxa)

CONHEÇA OS INTEGRANTES DA MESA DIRETORA 2022

– Presidenta Denise Pessôa/PT:

Denise é mãe, servidora pública e formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul, com MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades.  Tem Especialização em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela Unicamp. Foi reeleita para o quarto mandato com 5.117 votos, sendo a segunda maior votação da cidade. Ao longo da vida política dentro do Legislativo, Denise presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária. Dentre suas pautas de atuação, estão o serviço público, os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e os direitos humanos.

 

– 1ª Vice-presidente Tatiane Frizzo/PSDB:

Tatiane iniciou na política a partir do movimento estudantil universitário, sendo integrante do Diretório Acadêmico da Fisioterapia da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). É fisioterapeuta pós-graduada em Especialização em Docência no Ensino Superior. Em 2008, foi escolhida Rainha do Vinho Novo e, em 2010, Rainha da Festa Nacional da Uva. Na política, Tati, como é conhecida, é envolvida e atua junto à comunidade, principalmente na região do bairro Forqueta. Após um período como suplente, substituindo o vereador Neri, O Carteiro/Solidariedade, em 2020, com 1.822 votos, ela conquistou uma vaga para a XVIII Legislatura (2021-2024).

– 2° Vice-presidente Velocino Uez/PTB:

Velocino é agricultor, comerciante, casado, pai de dois filhos e um grande incentivador da permanência do jovem no campo, além da melhoria das estradas do interior e da abertura de novas agroindústrias. O petebista fundou a Associação de Moradores da 4ª Légua e foi subprefeito de Galópolis entre 2013 e 2016. Foi eleito em 2016, com 3.145 votos, e desde então já assumiu a presidência das comissões de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ética Parlamentar, Constituição, Justiça e Legislação, do Idoso e Segurança Pública e Proteção Social, além de comandar a Casa do Povo em 2021.

– 1º Secretário Zé Dambrós/PSB:

Dambrós é músico, compositor e vocalista do conjunto tradicionalista “Os Galponeiros”. Ligado às causas comunitárias, o socialista busca a revitalização e a reabertura do Corpo de Bombeiros da Zona Norte e a construção de escolas infantis em bairros de grande vulnerabilidade. O parlamentar arrecadou 2.294 votos e está na sua primeira legislatura. Na Casa do Povo, o vereador compõe seis frentes parlamentares, sendo uma delas em defesa da reforma e reabertura do Corpo de Bombeiros da Zona Norte.  Em 2021, Dambrós fez parte da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) e da Mesa Diretora, sendo o segundo vice-presidente.

 

– 2º Secretário Clóvis de Oliveira/PTB:

Clóvis é um dos três vereadores da bancada do Partido Trabalhista Brasileiro, na Casa. Comerciante, trabalha também como animador de eventos infantis. Conhecido como Xuxa pela comunidade e pela ligação com as crianças, o parlamentar é natural de Bom Jesus, filho de agricultores e mudou-se para Caxias do Sul em 1980, em busca de trabalho. Na política, o petebista iniciou sua trajetória como presidente do bairro Serrano, onde permaneceu por 12 anos. Foi suplente do partido nas eleições de 2012 e 2016. Assumiu uma cadeira na Câmara em 2020, ano em que concorreu novamente a vereador e ganhou com 1.557 votos. No Legislativo, o parlamentar já fez parte de quatro frentes parlamentares e, em 2021, integrou três comissões.

 

Foto Gabriel Lain

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...