Imigração italiana | A trajetória de Candido Tesser e Madalena Guarniere

Na história dos imigrantes italianos da família de Candido Tesser , consta que os primeiros descendentes  chegaram ao Brasil, no porto de Santos, no Rio de Janeiro em 13 de janeiro de 1879, no vapor Berlin, Natural de Trevignano, província de Treviso, Itália. Candido Tesser e Madalena Guarniere e os filhos, Giuseppe Tesser, Bortolo Tesser, Giovanni Tesser, Francesco Tesser e Maria  Tereza Tesser,  se estabeleceram na antiga colônia Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves), em Faria Lemos, no lote 53, segundo o Livro de Registros dos Contribuintes do Município de Bento Gonçalves (1896), local  onde  residiu, também, o seu filho Guiseppe Tesser, meu trisavô.

De profissão agricultores, produtores de uva, sapateiros, se tornaram professores, donos de Cartórios, bancários, industrialistas, líderes de corais, professores de música para coral, membros da banda de sopro de Faria Lemos, engajados nos trabalhos comunitários e religiosos. A família Tesser sempre esteve à frente do seu tempo”, deixou um legado jamais esquecido em Bento Gonçalves, e  várias regiões do país, através do trabalho, dedicação e religiosidade,  que permanece até os dias atuais. Em 1908, alguns descendentes  começaram a transmigrar para outros municípios, dentre eles, Chuvisqueiro, município de Riozinho, Santo Antonio da Patrulha, Sarandi, Santa Maria, e o estado Rondônia e  Mato Grosso do Sul e no país Chileno.

Meu especial agradecimento pela contribuição de Humberto Tesser Paris, bisneto de Bortolo Tesser, e trisaneto de Candido Tesser , também estudioso e pesquisador  família Tesser, reside em Sarandi , RS. E a Moises Tesser Petroli, bisneto de Luigi Tesser, incentivador da pesquisa e cultura da família Tesser, reside em Faria Lemos, Bento Gonçalves, RS.

O trabalho de pesquisa sobre a imigração da família Tesser, será dividido em duas etapas devido ao número de dados e informações. Neste artigo estão a genealogia e relatos da família de Candido Tesser e o filho Guiseppe Tesser. E   a trajetória de Candido Tesser e o neto Severino Tesser e descendentes. Na próxima etapa será abordado a família de Candido Tesser e o filho Bortolo Tesser e descendentes. E família de Luige Tesser, primo de Candido Tesser. Agradeço a compreensão e uma ótima leitura.

A Genealogia  de Candido Tesser

Os imigrantes italianos, Candido Tesser e Maddalena Guarnieri. Tiveram os filhos: Giuseppe Tesser nascido em 14/04/1848, na Itália, casado com Domenica Morandim, Giovanni  Tesser ,nascido em 12/05/1851, na Itália, casado com Rosa Pavan, Bortolo Tesser, nascido em 05/07/1853, em Trevignano, na Itália casado com Antonia Pandolfo, nascida em 12/05/1857, Montebelluna, filha de Pascoale Pandolfo e Angela Bathaglia, Maria Teresa Tesser, nascida em 26/08/1864, na Itália, casada com Antonio Basso e  Francesco Tesser, nascido em 05/06/1867, na Itália, casado com Maria Dallogo.

A trajetória de Candido Tesser e o filho Giuseppe Tesser e  descendentes

O Giuseppe Tessernascido em  14/04/1848) casado com Domenica Morandin, natural da Itália. Morou na Linha Faria Lemos, lote 53, em 1895. Tiveram os filhos: Elena GioseppinaTesser, nascida em  19/03/1876,  na Itália, casada com Luigi Ambrósio Masera, Severino (Angelo) Tesser casado com Amabile Pandolfo, Rosa Tesser ,nascida em 02/07/1877, na Itália, casada com Gio Batta Vincenzi.

A filha Elena GioseppinaTesser, nascida em 19/03/1876, em Veneto, Itália . Casada com o Luige Ambrósio Masera  nascido, em 08/01/1873, natural da   Itália. Morou em Aldeno,TN, Província Itália, filho de Guiseppe Albino Masera, natural da Áustria, de profissão lavador,solteiro, católico e residente na Linha Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves e de Petrolina  Ruffina Nicoluzzi (n.01/01/1846), em Garniga, Trento. Seus pais são Steffano Nicoluzzi e Domenica Zampedri. A Elena G. Tesser casou se com Luige Ambrósio Masera em 09 de janeiro de 1897. Tiveram os seguintes filhos e suas respectivas esposasGuilherme (Tesser) Masera casado com Maria Facchin, Alexandre (Tesser)Masera casado com Isabel Masera,, Albino(Tesser) Masera casado com Elvira Callegarri, Vitório (Tesser)Masera casado com Sibila De Negri, Otilia (Tesser)Masera casada com Antonio Pandolfo, Elizeu (Tesser) Masera casado com Lucia Gallon, Dina (Tesser)Masera casada com Augusto Prezzi, Valério (Tesser) Masera casado com Dosolina Prezzi, Lino (Tesser) Masera casado com Maria Inês Gomes, Alfredo (Tesser) Masera casado com Antonieta Négri, Prasedes Masera casada com Mario Bazotti, Irineu Masera e Orestes Masera.

A Fé e a oração, herança cultural

O Leonir  Masera, trisaneto de Candido Tesser e a esposa Angelina Prezzi  Masera, relatam com emoção,  que os Chuvisqueirenses,  sempre fervorosos na fé e na religiosidade, rezavam com muita vontade nas missas que ocorriam uma vez por mês, na Igreja São Luiz . As aulas de catequese , que ocorriam no antigo salão ,foram  ministradas pela professora Amabili Pandolfo, mãe do professor Avelino Tesser, no período matutino, e vespertino, as 15h, rezavam o Terço. Mantendo a tradição das famílias italianas. A refeição era sagrada a família se reunia e  agradecia pelo alimento. A noite antes de dormirem, rezavam o santo terço. Costumes que perpetuam até os dias atuais.

A Arte e o trabalho: a produção de uvas.

Moises Ricardo Masera , e seus irmãos Carlos e José são produtores de uva, com lindos e vastos parreirais em Bento Gonçalves, na Linha Faria Lemos., Descendente de Elena Giosephina Tesser, casada com Luigi Ambrósio Masera, neta de Candido Tesser,. Moíses relata com muito orgulho que a produção de uva que perpassou de geração em geração .Após a colheita da uva que ocorre nos meses de janeiro e fevereiro, abastecem as vinícolas da região. O produto é transformado em suco e vinho, para o consumo na própria região e demais estados do Brasil. Trabalham com muita honra, para o sustento de suas famílias e desde pequenos, com oito anos, o pai Avelino Masera ensinou os filhos a cultura da uva e trabalhos na agricultura. Devotos de Nossa Senhora do Rosário colaboram nas festividades da igreja, como membros da diretoria e também em outras atividades comunitária.
1643987260899blob

2021, Faria Lemos, Bento Gonçalves, videira dos produtores de uva, José Masera, Carlos Masera e Móises Masera, filhos de Avelino Masera, netos de Elizeu Masera e Lucia Gallon, bisnetos de Luigi Ambrósio Masera casado com Elena Giosephina Tesser, trinetos de Guiseppe Tesser e Domenica Morandin e tetranetos de Candido Tesser e Madalena Guarnieri. Arquivo da Família de Moises Ricardo Masera

 

A trajetória de Candido Tesser e o neto Severino Tesser e   descendentes

Severino Tesser é irmão de Elena G. Tesser,  filho de Giuseppe Tesser e Domenica Morandin, neto de Candido Tesser. A família do “Professor  Severino Tesser”  casado com Amabile Pandolfo,filha de João Pandolfo e Carlota Pavan. Tiveram os filhos: Balduino Tesser  casado com Frida Arnhold, Iride Tesser  casada com Geraldo Peres, Hugo Tesser casado com Teresa Basote,  Elsa Tesser casada com Francisco Arnhold, Corina Tesser casada com Frederico  Prezzi, Antonio Tesser casado com Zelide Basote, José Tesser casado  com  Helena  Basote, Teresa Tesser casou com Anildo Pandolfo e, Maria Tesser  casada com Luiz Bridi  Honorina Tesser, faleceu com 12 anos e Inês Tesser casada com , Alterio  Pandolfo.

“Professor Avelino Tesser”, em  Chuvisqueiro, distrito de Riozinho ,RS

Para Dirceu Luiz Tesser, filho do” Professor  Avelino Tesser” , neto de Severino Tesser, e bisneto de Candido Tesser e Madalena Guarniere: O seu pai Avelino , teve orgulho de ser professor e sua maior alegria foi saber que  seus alunos prosseguiram seus estudos em diversas profissões. posteriormente formados nas mais diversas setores”.  Avelino Tesser foi professor Começou a lecionar ainda solteiro. Trabalhou na mesma escola por 33 anos, no Grupo Escolar 21 de abril, em Chuvisqueiro, distrito de Riozinho. Lecionou para todas as séries. Lecionava no matutino e a tarde trabalhava na roça. O que marcou a vida de Dirceu Luiz foi o meu pai Avelino, cantar comigo as músicas italianas que ele gostava, dentre elas “Merica, mérica e La Verdinela”. Ensinava música a seus alunos. Fato marcante na vida de seu filho Dirceu Tesser, é que seu pai cantava na janela, e os vizinhos do outro lado do rio, respondiam cantando .

 thumbnail
Arquivo da Família Tesser
Por Elisete Luiza Masera 
Email para contato: elimasera@yahoo.com.br
FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...