Festival do Grostoli é neste final de semana em Garibaldi

Festival do Grostoli nos dias 2 e 3 de julho em Garibaldi (4)

Evento inédito ocorrerá ao ar livre, em frente à Igreja Matriz São Pedro, no sábado e no domingo, 2 e 3 de julho, das 11h às 19h

A Capital do Espumante sediará outro grande símbolo gastronômico da Serra Gaúcha. O Festival do Grostoli ocorrerá em Garibaldi neste final de semana, dias 2 e 3 de julho. O evento, inédito, será realizado em frente à Igreja Matriz São Pedro das 11h às 19h em ambos os dias. A entrada é gratuita.

Festival do Grostoli nos dias 2 e 3 de julho em Garibaldi (3) Festival do Grostoli nos dias 2 e 3 de julho em Garibaldi (7) Festival do Grostoli nos dias 2 e 3 de julho em Garibaldi (8) (1) Festival do Grostoli nos dias 2 e 3 de julho em Garibaldi (10)

As comunidades do interior de Garibaldi, em parceria com a Emater, farão a produção e comercialização dos grostolis quentinhos. Participam as comunidades de Linha Baú/Garibaldina, Linha Presidente Soares, Marcílio Dias, São Roque Figueira de Mello, São Jorge e São José de Costa Real, além do grupo Escoteiro Almirante Jose de Araújo Filho.

O evento também terá atrações artísticas e culturais que valorizam a imigração italiana, além de música gaúcha, pop rock e MPB. No sábado, dia 2, se apresentam a Orquestra Jovem de Garibaldi, Coro Stella D’Itália, CTG Sentinela da Serra, Acústico Três Quartos, Zoo Garrafon e, para fechar a noite, Betto & Tobias. Já no domingo, dia 3, o público poderá conferir o grupo Jaz Flor de Uva e Arco Baleno, Dança Stella D’Itália, Coro da AABB, Edu Segabbi e Banda Fora de Ordem.

 Jogos de cartas típicos, como bisca, canastra e tressette, além da comercialização de artesanato local, também estarão presentes durante o Festival. Haverá um espaço gratuito de recreação infantil, com brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinhas, centopeia e escorregador. Os visitantes poderão, ainda, realizar passeios de Tim-Tim, caminhão de guerra GMC de 1944 adaptado para o transporte turístico, ao custo promocional de R$ 10, com saída nas imediações do evento.

Segundo o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, a tradição do grostoli é parte da identidade do município. “Garibaldi sabe dar valor ao grande legado da imigração italiana, seja no trabalho, na cultura, na tradição e, claro, na gastronomia. O grostoli tem a ver com alegria, convívio e celebração daquilo que somos! Combina com café, com chá, com chocolate quente e, sem dúvida, com o nosso querido espumante!”, define.

Para a secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Melina Casagrande, é uma grande alegria Garibaldi realizar mais um evento gastronômico tendo como destaque um doce tão apreciado. “O grostoli faz parte da nossa história e cultura. É uma iguaria deliciosa que recebe diversos nomes ao redor do mundo e tem na Serra Gaúcha um registro de memórias afetivas, de tardes de chuva com a nonna, que une gerações”, explica.

Festival do Grostoli nos dias 2 e 3 de julho em Garibaldi (11)

O Festival do Grostoli é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e do Grupo RBS. O evento conta com o patrocínio da Cooperativa Vinícola Garibaldi, apoio de Sicredi Serrana e Emater RS.

Atrações artísticas e culturais – Festival do Grostoli

SÁBADO – 02 DE JULHO

11h – Orquestra Jovem de Garibaldi

13h30min – Coro Stella D’Itália

14h – CTG Sentinela da Serra

15h – Acústico Três Quartos

16h – Zoo Garrafon

18h – Betto & Tobias

DOMINGO – 03 DE JULHO

12h – Jaz Flor De Uva e Arco Baleno

14h – Dança Stella D’Itália

15h – Coro da AABB

16h – Edu Segabbi

17h – Banda Fora de Ordem

Artesanato local em parceria com a Emater/RS

Associação dos artesãos | APAE | Liga de Combate ao Câncer: peças diversas;

Rosa Maffei: toalhas, patchwork, crochê, tricô;

Marines Bongiorno: toalhas em crochê;

Iracema Fraporti: chapéus e produtos em dressa, artesanato em esponja e outras peças;

Daiana Carvalho Borges: mandalas;

Zélia Sopelsa: patchwork, chochê e peças diversas;

Família Trombini: produtos em dressa;

Solange Chesini: crochê.

Alterações no trânsito para o evento

A Prefeitura de Garibaldi informa a comunidade que, em virtude do evento, a Rua Dante Grossi, no trecho entre as ruas Dr. Carlos Barbosa e Júlio de Castilhos, estará fechada desde sexta-feira, 1 de julho, a partir das 7h da manhã, e durante os dois dias de evento, sábado e domingo, dias 2 e 3 de julho.

Fotos: William Cabral e Jonathan Tomas

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...