Campanha “Camaleão de Cara Nova” entra no último mês de financiamento coletivo

Casa Camaleão - Foto Katiele Radünz

Casa Camaleão – Foto Katiele Radünz

Instituto Camaleão busca engajamento popular para conseguir retomar as atividades presenciais de assistência gratuita a pessoas com câncer

 A campanha “Camaleão de Cara Nova” entra na reta final neste mês de agosto, visando retomar as atividades presenciais na sede do Instituto Camaleão (localizada na Rua Giordano Bruno, 82, bairro Rio Branco, em Porto Alegre). Lançado em julho, o financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria ainda não conseguiu bater as metas para possibilitar que a Casa Camaleão volte a receber o público em 2023. A volta das ações na sede é uma demanda que parte do próprio público apoiado pela associação sem fins lucrativos – voltada à assistência a pessoas diagnosticadas com qualquer tipo de câncer, seus familiares e cuidadores -, que vem atuando exclusivamente online desde o início da pandemia, em 2020.

O financiamento coletivo faz parte da história do Camaleão: em 2014, o evento que deu origem à associação foi viabilizado por crowdfunding. Já em 2018, o apoio da população foi essencial para que a Casa Camaleão se tornasse realidade e ampliasse significativamente o impacto social do projeto, sendo um ponto de conexão e troca de vivências entre quem enfrenta o câncer. O local já recebeu centenas de pessoas para atividades gratuitas, porém logo no início de 2020 teve de fechar as portas por conta da pandemia de Covid-19.

“O formato online nos ajudou a superar a pandemia, seguir nosso trabalho de apoio e expandir nosso alcance nacionalmente. Ainda assim, temos sentido muita falta do ‘olho no olho’, pois os pacientes precisam de um espaço para se encontrarem, trocarem ideias, se sentirem acolhidos. Queremos que a Casa Camaleão volte a ser um porto seguro para quem enfrenta o câncer, mas a sede não está em condições no momento”, afirma Flávia Maoli, presidente do Instituto Camaleão.

Hoje, a Casa Camaleão precisa de diversos reparos que vão desde manutenções mais simples, até obras estruturais na sede. Por isso, o financiamento coletivo estipulou seis metas para cobrir os orçamentos da reforma – que partem de R$12 mil e chegam até R$65 mil para atender todas as necessidades. Entre as melhorias previstas, estão: revisão do telhado para acabar com as goteiras; pintura da casa; repaginação da Sala de Consultoria de Imagem & Artes; reforma completa do banheiro; revitalização do pátio e das rampas de acesso; reforma da cozinha; construção de uma sala de trabalho para os colaboradores; e compra de novas mobílias para os ambientes.

Além de resolver questões estruturais básicas da sede, o financiamento coletivo irá possibilitar a abertura de novos grupos terapêuticos e da biblioteca da Casa Camaleão, bem como a retomada do “Carecando”, uma iniciativa fundamental para pacientes que estão perdendo o cabelo devido ao tratamento, que reforça a autoestima dos participantes. A campanha também será um ponto de partida para que novas atividades possam ser integradas, como aulas de artesanato e atividades físicas.

Recentemente, a associação celebrou seu aniversário de 8 anos de atuação. Com ele, foi oficializada a troca do nome, deixando de lado a denominação “projeto” e passando a se intitular como Instituto Camaleão. “O Camaleão nasceu em 2014 como um projeto, um desejo muito grande de mudar o cenário de enfrentamento do câncer. Mas há muito tempo que não somos mais um ‘projeto’. Tornar o Camaleão um instituto é consolidar a credibilidade do trabalho que viemos desenvolvendo com tanto amor e dedicação. Nós começamos ajudando as pessoas a reforçarem suas autoestimas perante o câncer, e hoje vemos que autoestima não é apenas uma questão estética – é valorizar a vida, garantir o acesso a direitos e quebrar tabus em relação à doença”, afirma Flavia Maoli.

A campanha “Camaleão de Cara Nova” está na plataforma Benfeitoria, na qual o financiamento coletivo seguirá até o início de setembro. Mais informações sobre a ação e como colaborar com o Camaleão estão disponíveis no site: https://benfeitoria.com/projeto/camaleaodecaranova.

SOBRE O INSTITUTO CAMALEÃO

O Instituto Camaleão é uma associação sem fins lucrativos de assistência a pessoas diagnosticadas com câncer, seus familiares e cuidadores.  Com sede em Porto Alegre, apoia pessoas de todo o país e com qualquer tipo de câncer, independente de gênero, condição socioeconômica, fase do tratamento ou prognóstico. Sua missão é promover o acolhimento, a assistência e a reinserção social das pessoas com câncer, por meio do fortalecimento de sua autoestima e autonomia. Oferece atendimento gratuito interdisciplinar com diversas atividades de apoio – como grupos para pacientes, grupo de familiares e cuidadores, grupo de apoio ao luto, aulas de yoga, meditação, tricô, consultoria de imagem, orientação nutricional, entre outras. Mais informações em: https://institutocamaleao.org.

Tens interesse em aproveitar o conteúdo no Ponto Inicial?
Caso queira ampliar mais o assunto, também deixo à disposição para entrevista a Flavia Maoli, presidente do Instituto Camaleão.
FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...