Seja bem-vindo
Caxias do Sul,23/04/2024

  • A +
  • A -

2ª Marcha Trans de Caxias do Sul percorre ruas do Centro neste domingo

Fonte: Sublinha Comunicação
2ª Marcha Trans de Caxias do Sul percorre ruas do Centro neste domingo Foto Diego Adami

A ONG Construindo Igualdade realiza neste domingo (4) a segunda edição da Marcha Trans de Caxias do Sul. A concentração será a partir das 14h, na esquina das ruas Os Dezoito do Forte e Dr. Montaury, com saída programada para as 14h30. A caminhada seguirá pela Os Dezoito do Forte até a Estação Férrea, com bandeiras, cartazes e espaço de fala para lideranças da comunidade LGBTQIA+ da região. 

"Nós vamos marchar pelo direito de existir e resistir em Caxias do Sul. A consolidação do evento, realizado sem patrocinadores ou recursos públicos, mostra que a população das travestis, mulheres transexuais e homens trans resiste e precisa ter seus direitos garantidos", convoca Cleo Araújo, voluntária da ONG Construindo Igualdade e ativista da causa LGBT há mais de duas décadas.

A segunda edição da Marcha Trans de Caxias do Sul terá apresentação da artista e educadora social Yan Scherer, Miss RS Diversidade 2019/2021. A mobilização é alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro. Neste dia, em 2004, foi lançada a campanha “Travesti e Respeito”, do Programa Nacional de DST/Aids, ligado ao Ministério da Saúde. Desde então, a data foi escolhida para marcar a luta contra a transfobia, além de promover reflexões sobre cidadania de pessoas travestis, transexuais e não binárias.

 

Troféu Visibilidade Trans

Durante a marcha, Cleo Araújo receberá o Troféu Visibilidade Trans Verônica Oliveira, concedido pela Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. A premiação reconhece as principais lideranças trans do Rio Grande do Sul pela atuação em prol da visibilidade e do respeito à diversidade.

"Fico muito honrada com esse reconhecimento pelo meu trabalho e da equipe que me ajuda e me assessora, pois não estou sozinha nessa luta. Por outro lado, eu fico um pouco triste, porque quando a gente precisa receber um prêmio pelo trabalho em defesa da comunidade LGBTQIA+ é sinal de que faltam políticas públicas que garantam nossos direitos. Caxias do Sul ainda não tem políticas públicas para a população LGBT e precisamos mudar isso urgente", reflete Cleo.

 

Sobre a ONG

A ONG Construindo Igualdade é uma entidade sem fins lucrativos de Caxias do Sul (RS) que iniciou suas atividades em 2003, a partir da necessidade de organização da comunidade LGBTQIA+. Dirigida por uma comissão de pessoas LGBTs, tem como missão combater qualquer tipo de discriminação e violação de direitos humanos em função da orientação sexual ou identidade de gênero, atuando para garantir o direito à cidadania plena e à livre expressão. Possui um histórico de atuação com pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas convivendo com HIV e AIDS, por meio de ações de assistência social, saúde, advocacia, educação, cultura e acolhimento.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.