Seja bem-vindo
Caxias do Sul,22/02/2024

  • A +
  • A -

Comércio de Caxias do Sul registra leve crescimento em 2023

Fonte: MCom Comunicação
Comércio de Caxias do Sul registra leve crescimento em 2023 Natal CDL Caxias - Crédito Alencar Turella, CDL Caxias
Publicidade

Vendas do varejo apresentaram incremento de 0,62% de janeiro a dezembro. Último mês do ano ainda apontou aumento de 2,87% em relação a novembro e retração de 3,51% na comparação com o mesmo período de 2022

Depois de um 2022 de retomada nas vendas, o comércio caxiense registrou leve crescimento de 0,62% nas vendas de janeiro a dezembro de 2023. No mês marcado pelo Natal, data mais importante para o varejo, os números apontaram para um incremento de 2,87% na comparação com novembro. Já em relação ao mesmo período de 2022, o resultado foi de queda de 3,51%.

As informações do Termômetro de Vendas da CDL Caxias foram divulgadas em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (8), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

Segundo análise do Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias do Sul, os números mais modestos de fechamento do ano já estavam previstos nas pesquisas de intenção de compras para as datas comemorativas. Vendas na Black Friday e Natal apontaram pequeno crescimento e puxaram para baixo o resultado nos meses de novembro e dezembro.

De acordo com a CDL Caxias, as projeções de mercado para 2024 seguem a tendência de um crescimento tímido. Entretanto, a taxa de juros sendo mantida abaixo dos dois dígitos influencia para uma possível melhora nas vendas ao longo do ano. A entidade reitera, porém, que os resultados locais são regidos pelas incertezas sobre o futuro da economia mundial e do próprio país, mas que atua para dar todas as condições para o desenvolvimento do comércio caxiense.

Aumento da procura por crédito e inadimplência

O volume de consultas ao SPC apresentou um crescimento de 47,2% na comparação com 2022. Esse índice é importante, segundo a CDL Caxias, pois demonstra um interesse maior na procura por crédito em situações de venda. Em dezembro de 2023 este percentual também aumentou (4,25%) na comparação com o mês anterior.

 

As inclusões de débitos no sistema aumentaram 83,94% e as exclusões tiveram incremento de 79,25%. A inadimplência registrada no período reduziu 1,94%. Na avaliação do Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias o pagamento do 13º salário foi importante para a redução dos débitos, especialmente no mês de dezembro.       

Outro ponto a ser destacado como um dos motivos para redução da inadimplência é o aumento no estoque de empregos formais. Em dezembro de 2022, Caxias do Sul fechou o ano com 158.228 postos de trabalho formais, o que refletiu em um aumento de 7,71% na quantidade de pessoas inadimplentes. Já em 2023, são 161.598 empregados com carteira assinada, com uma queda de 1,94% de pessoas inadimplentes.

 

Segundo análise da entidade, ter um emprego formal colabora para uma maior facilidade das pessoas em quitar suas dúvidas.   

Números do comércio caxiense em 2023   

       Aumento de 0,62% nas vendas de janeiro a dezembro;

       Consultas de lojistas ao SPC teve incremento de 48,17%;

       Consultas de consumidores para crédito reduziram 14,97%;

       Inclusão de débitos no SPC aumentaram 83,94% no ano;

       Exclusão de dívidas no SPC tiveram incremento de 79,19%;

       Base de inadimplentes reduziu 1,94% comparado ao ano anterior;

       Registros individuais de débitos aumentaram 2,65% em relação a 2022;

       Valor total das dívidas caiu 0,68% comparado ao ano anterior.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.