Seja bem-vindo
Caxias do Sul,22/02/2024

  • A +
  • A -

Beiço do Wando incentiva a diversidade e valoriza a cultura popular

Fonte: A Dupla Informação
Beiço do Wando incentiva a diversidade e valoriza a cultura popular Phillipe Guimarães/PhillsBr Bloco Beiço do Wando
Publicidade

Com cortejo marcado para este domingo, dia 11 de fevereiro, Bloco Beiço do Wando, um dos mais tradicionais da cidade, espera reunir cerca de 100 mil foliões na capital mineira.

Pela primeira vez na história, o bloco Beiço do Wando terá um tema que será responsável por guiar o cortejo deste carnaval. Com o enredo “Abra suas Asas”, inspirado na novela “Dancin Days” e no refrão da canção libertária imortalizada pelo grupo “As Frenéticas”, a proposta é fazer com o público não tenha pudor de soltar as suas feras e cair na gandaia. De acordo com um dos fundadores do bloco, o músico Ícaro Eugênio, a ideia para o tema deste ano surgiu a partir dos ideais de liberdade difundidos sobretudo nas décadas e 70 e 80. “Ao propor este tema, a nossa ideia é estimular ainda mais a diversidade, garantindo que as pessoas possam curtir o carnaval com a máxima liberdade, livres de qualquer tipo de preconceito. Tudo que envolve o nosso cortejo foi planejado de acordo com a temática, incluindo repertório, figurinos, decoração do trio e os adereços dos integrantes”, destaca Eugênio.

O repertório do bloco é composto por canções que remetem à memória afetiva do público, inspirado em sucessos de artistas como o próprio Wando, muso inspirador, o bloco também conta no seu repertório com músicas que ficaram eternizadas por outros ícones do cancioneiro popular, como Reginaldo Rossi, Sidney Magal, Gretchen, Roupa Nova, Roberto Carlos, Odair José, Fábio Jr, Chitãozinho e Xororó, além de diversos outros que estão gravados nos corações românticos. São sucessos bastante conhecidos do público e que fazem parte da memória afetiva das pessoas, lembrando momentos e pessoas que foram marcantes.

Para deixar o público ainda mais no clima da época, a sugestão é que os foliões usem e abusem das referências das décadas relacionadas ao tema, explorando peças com recursos, materiais e até estilos que se popularizaram principalmente nos anos 1980, incluindo itens como lantejoulas, paetês, polainas, ombreiras, as estampas animal print e até os clássicos bigodes grossos, no estilo conhecido como chevron, eternizados por figuras como Freddie Mercury, Tom Selleck e do brasileiro Belchior.

Desde 2016, o bloco vem reunindo, a cada ano, um público cada vez mais expressivo, de aproximadamente 80 mil foliões em seus cortejos. Para este ano, a expectativa é de atingir cerca de 100 mil pessoas, registrando um crescimento de 20% no número de participantes. Considerado um dos 5 principais blocos de carnaval de Belo Horizonte, o Beiço do Wando atrai um público bastante diverso, reunindo crianças, jovens, adultos e idosos.  

O Beiço do Wando vem contando nos últimos anos com diversas participações especiais de convidados em seus desfiles, reunindo importantes nomes da música e da cultura popular, como a cantora e dançarina Gretchen, a presença ilustre da viúva do cantor Renata Lana e Maria Sabrina, filha do cantor/compositor homenageado pelo bloco, que é presença constante a cada edição.

 

Sobre o Bloco Beiço do Wando - @beicodowando

Criado em outubro de 2015 por agitadores culturais da capital mineira, o bloco Beiço do Wando reúne músicos que integram bandas autorais da cidade, com diversos anos de carreira na área, além músicos freelancers, produtores e comunicadores. Desde então, o bloco faz seu cortejo de carnaval dentro da programação do carnaval de Belo Horizonte, que atualmente é um dos destinos mais procurados no Brasil.

Na época, o axé music era o estilo musical mais presente nos blocos carnavalescos, e na busca de uma identidade um pouco mais original, a afinidade estética encontrada entre todos os fundadores foi o que popularmente se conhece como o "brega music", que abarca um coletivo de cancioneiros da música popular brasileira, reunindo uma vertente muito rica e de extrema importância artística e histórica dentro do cenário da nossa música. Mas apesar da importância e do reconhecimento por parte do público, o cancioneiro popular ainda não recebe a devida relevância dentro dos espaços culturais. Por este motivo, a criação do bloco é uma forma de valorizar a cultura popular e a genuína conexão do público com estas manifestações.

Como o próprio nome diz, O Beiço do Wando surgiu como uma homenagem a um dos maiores ícones desta vertente musical.  Considerado um dos maiores representantes da música popular do país, Wando entrou para a história por conta de suas composições românticas, que também destacam teor erótico, conquistando um lugar de destaque no cancioneiro popular. Sua fama de conquistador o transformou num porta-voz dos apaixonados ou de quem buscava inspiração para ir atrás de um amor. Inclusive era comum que suas fãs atirassem calcinhas no palco durante as suas performances, o que lhe rendeu uma coleção muito grande, além de várias histórias acerca de suas performances que misturava música e interpretação.

Atualmente, o bloco conta com uma bateria que reúne cerca de 170 integrantes, com ensaios frequentes ao decorrer do ano. Além dos ritmistas da bateria, o bloco ainda conta com uma banda de musicistas composta por 8 integrantes fixos e músicos profissionais, incluindo Ícaro Eugênio(guitarra e backing vocal), Igor Eugênio(vocal), Karol Braga(vocal), Wesley Calmon(bateria), Gustavo Reis(baixo), Gustavo Henrique(teclado) e Caio Falqueto(regente).  

O cortejo do bloco no carnaval 2024 de Belo Horizonte, acontece no trajeto que vai da Avenida Brasil, 1245 – Funcionários em direção a Avenida do Brasil, 845 - Santa Efigênia, para um público estimado de mais de 100 mil pessoas.

 

SERVIÇO

Cortejo Bloco Beiço do Wando

Data: 11 de fevereiro - domingo

Horários:

Concentração: 09h

Cortejo: 10h

Local: Avenida Brasil, 1245 - Funcionários - BH/MG

Publicidade



MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.