Seja bem-vindo
Caxias do Sul,22/02/2024

  • A +
  • A -

Depois de um hiato longo, Carnaval retorna à Avenida

Fonte: Assessoria de Comunicação Câmara Caxias do Sul
Depois de um hiato longo, Carnaval retorna à Avenida Foto Rogério Pizzolatto
Publicidade

A Unidade de Arte e Cultura Popular da Secretaria Municipal da Cultura, juntamente coma Secretaria Estadual da Cultura promoveu o Carnaval de Caxias do Sul 2024, na noite de sexta-feira (09/02), na Rua Plácido de Castro, em frente à MAESA.

Antes do início do desfile das quatro Escolas de Samba da cidade, a Rainha da Festa Nacional da Uva, Lizandra Chinali e as Princesas Eduarda Menezes e Letícia De Carvalho convidaram os foliões para continuarem a alegria do carnaval na Festa da Uva que inicia na próxima quinta-feira (15/02).

E às 20h30min, o prefeito Adiló Didomenico entregou a chave da cidade ao Rei Momo do Carnaval de Caxias do Sul, Diogo Braga da Rosa, acompanhado da Rainha do carnaval Vanessa Siqueira e das princesas, Elisiane Pereira e Maria Eduarda Catarina e a Musa do carnaval, Caroline dos Santos Alves.

A secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, emocionada comemorou a retomada do Carnaval de Caxias do Sul agradecendo as Escolas, a Secretaria Estadual da Cultura, entidades parceiras, UAB, Instituto Samba e AMAESA, e ao prefeito Adiló Didomenico que juntamente com a Secretaria Municipal da Cultura e demais secretarias, não mediu esforços para a volta do Carnaval depois de sete anos sem a festividade. “Estamos de volta! Essas escolas que estão aqui hoje nos enchem de orgulho. Caxias do Sul a partir do dia 15 de fevereiro é da Festa da Uva, mas hoje, Caxias do Sul é do Carnaval”, disse a secretária.

O prefeito Adiló Didomenico saudou o público presente parabenizando as Escolas por manterem viva a magia do carnaval. “ O Carnaval de Caxias voltou para ficar. Estamos retomando e com muita força pois a festa é de todos, assim como a cidade também é. Já vamos trabalhar para que em 2025, tenhamos s um lindo Carnaval, que movimenta a cidade, valoriza e fortalece a economia e dá a oportunidade para que todas as classes possam participar dessa festa alegre, contagiante e que é a festa mais democrática do país. Viva o Carnaval de Caxias do Sul”, disse Adiló.

E às 21h, iniciou o desfile da  Associação Cultural e Esportiva Acadêmicos XV de Novembro, da Escola de Samba Unidos do É o Tchan, da Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra e da Associação Cultural Esportiva São Vicente, ao som dos sambas de cada escola e também do samba-enredo do Carnaval 2024, composto por Jean Cleber, com a execução da bateria do Mestre Batata e que contou também com discotecagem do DJ Mono.

O Carnaval deste ano teve uma série de ações que contemplaram além do desfile, atividades educativas por meio de quatro oficinas e eventos de pré e pós-carnaval (Enterro dos Ossos) nas comunidades em que o projeto entra como apoio. As oficinas acontecerão em cada comunidade das agremiações participantes, que identificaram a principal necessidade para desencadear um processo de formação.

                     

O objetivo principal foi a retomada do Carnaval em Caxias do Sul, com a participação das comunidades de diferentes regiões da cidade, com o propósito de valorizar, fomentar e dar visibilidade a manifestações da cultura popular. As ações valorizaram artistas das comunidades oportunizando atuação num grande evento da cultura popular brasileira, com infraestrutura adequada e um espaço muito simbólico da cidade, aberto ao público e totalmente gratuito.

 

O Carnaval de Caxias do Sul 2024 é fruto do co-investimento do Fundo de Apoio à Cultura – FAC-RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Edital 03/2023 – Chamada Pública de Co-investimento – Eventos Culturais Populares da SEDAC) em que o Estado e o Município investem recursos para potencializar ações previstas no calendário. Conta com o apoio da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB), da Associação dos Amigos da Maesa (AMaesa) e do Instituto Samba.

Publicidade



MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.