Seja bem-vindo
Caxias do Sul,23/04/2024

  • A +
  • A -

Mission Duet | O Boticário convida usuários a cocriarem produtos com a marca em nova ferramenta do TikTok

Fonte: FT Com/O Boticário
Mission Duet | O Boticário convida usuários a cocriarem produtos com a marca em nova ferramenta do TikTok

Marca de beleza vai usar nova funcionalidade da plataforma para criar uma escuta ativa dos desejos da comunidade


Março de 2023 -  Resultado de uma atuação estratégica e perene no TikTok, o  Boticário vai ativar um novo formato de mídia do TikTok, chamado de Mission Duet. O produto é uma integração do formato de dueto, que já estava disponível à comunidade da plataforma, mas que agora passa a se integrar à solução "Mission", voltada para marcas. Na prática, é uma funcionalidade de cocriação. A empresa, que ocupa o primeiro lugar no ranking de marcas de beleza mais seguidas do TikTok, utilizará a ferramenta lançada recentemente para que a comunidade possa fazer pedidos e sugerir a criação de novos produtos, em conversa diretamente com a fábrica do Boticário.


A partir de 17 de março, os Botilovers poderão responder à pergunta “Já imaginou se você pudesse criar produtos de Boti por um dia?”. A ideia é que a comunidade, que já soma 4 milhões de seguidores na plataforma, seja provocada a sugerir os mais diversos formatos, texturas, cheiros e cores de novos produtos, sem limitações. 


No vídeo criado pela empresa, que será cocriado entre a marca e usuários, o profissional do time de P&D aparece imerso na fábrica, anotando todos os detalhes dos desejos da comunidade para um possível desenvolvimento do Boticário. Os consumidores serão impactados pelo conteúdo assim que abrirem o aplicativo, por meio do formato de mídia conhecido como Topview, que toma a tela por completo do usuário. Além disso, o Boticário contará com um squad de influenciadores selecionados para reverberar a ação dentro do TikTok, além da #BotiDosSonhos, que será usada especificamente  para o recurso, inspirando outros usuários a criarem conteúdos semelhantes.  


O Mission Duet terá duração de 6 dias e será a primeira etapa de um projeto da marca para aproximar ainda mais o diálogo com seus consumidores. A partir das sugestões, o Boticário vai compilar os principais insights e dividir com seus parceiros para entender a viabilidade de novas criações para seu portfólio. Juntos, os times de Pesquisa & Desenvolvimento poderão entender, na prática, os principais desejos e sugestões da comunidade, como um briefing detalhado de produtos, garantindo inovação, tecnologia e os anseios do consumidor. 


“Observamos como os Botilovers se comportam e entendemos que, seja em conteúdos ou ações, nossos consumidores sempre estão atentos aos lançamentos e nos pedem diariamente a volta itens descontinuados ou nos sugerem novos produtos. É pra isso que desenvolvemos, junto com o Tik Tok, a  Mission Duet. Com esse formato, seguimos na tarefa de manter o consumidor no centro de cada movimento da marca e liderando as conversas de beleza no Tik Tok”,  afirma Marcela De Masi, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.


O BOTI TE OUVE


Essa não é a primeira vez que o Boticário escuta a comunidade da marca. O lançamento da linha de  Cuide-se Bem Cereja Livre, em 2022, atendeu a uma demanda do próprio mercado, já que ainda não existiam produtos no portfólio do Boticário pensados para os cuidados íntimos. Nas redes sociais, a marca contratou diversos creators para “hackear” o sistema do TikTok.


Em um social listening na plataforma, o Boticário descobriu que o algoritmo não apresentava resultados de busca por termos como “vulva” ou “vagina”. Sendo assim, a marca teve a ideia de substituir o termo por “cereja livre” em uma campanha onde a conversa era em torno de cuidado íntimo.


Além disso, para este ano, o Boticário prevê o lançamento de outros produtos a partir de pedidos dos usuários. 


ATUAÇÃO PERENE 


Desde que entrou oficialmente no TikTok, em 2020, O Boticário é  uma das marcas de beleza mais engajadas da rede, somando mais de 4 milhões de seguidores e mais de 29 milhões de curtidas. Em 2022, a marca lançou o Botiverso -  um programa para descobrir e acelerar novos talentos, fomentando a criação de conteúdo de beleza dentro da rede social. A segunda edição, iniciada em agosto de 2023, ampliou em 2900% o número de vagas e teve como prêmio final protagonizar uma campanha da marca e receber 50 mil


Em 2023, o Boticário foi finalista de cinco categorias no TikTok Awards e venceu com “o melhor uso de formato” - conquista que, segundo a marca, reflete o olhar atento e próximo para as movimentações da plataforma, as principais trends virais e conectadas com as principais referências e tendências da audiência. 


“Para construir consistência, pioneirismo nas trends e liderança no trabalho com criadores, é essencial estarmos onde as pessoas estão. Nós queremos produzir conteúdos que, além de serem pensados para engajar o público, carreguem a nossa pluralidade, tanto no que diz respeito à diversidade de produtos do  nosso portfólio, mas também a diversidade da nossa audiência”, finaliza De Masi. 



Sobre O Boticário     


O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.    Fontes:      

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.  **ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.  


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.