Seja bem-vindo
Caxias do Sul,29/04/2024

  • A +
  • A -

Concerto de Moda da Serra Gaúcha lança Edição Outono/Inverno

Fonte: Dinâmica Conteúdo Inteligente
Concerto de Moda da Serra Gaúcha lança Edição Outono/Inverno Foto Túnel Design

O Concerto de Moda da Serra Gaúcha (CMSG) retorna com sua terceira edição, a primeira focada nas temporadas de outono e inverno, marcada para 15 e 16 de junho de 2024 no Pátio Eberle, Caxias do Sul. Esta edição enfatiza a moda como um elemento cultural, ultrapassando sua função tradicional de consumo. O evento também fará parte do calendário oficial de aniversário de 134 anos do município. 


Diferenciando-se por seu enfoque cultural, o Festival CMSG busca transformar a percepção pública sobre moda, apresentando-a como um fenômeno cultural que reflete tradições e inovações regionais. A programação é projetada para envolver tanto a comunidade local quanto visitantes em uma experiência mais profunda com a moda. O festival, que atraiu 6.000 visitantes e contou com 30 marcas, na última edição, promete ser uma celebração ainda mais rica e envolvente da moda como cultura. 


“Consumo é apenas uma parcela da moda. Para a maioria da população, a moda remete apenas a compras direcionada a um público muito específico e para um público muito específico. Nosso evento tem o objetivo de democratizar à moda em nossa cidade, mostrando que ela é para todos e que significa também o desenvolvimento social, por meio de cultura e economia”, explica o idealizador e diretor do CMSG, Raul Cardoso. A exemplo da desmistificação do segmento, a última edição utilizou como palco dos desfiles a principal rua de Caxias do Sul, Sinimbu. 


Na contramão dos calendários de moda nacionais e internacionais, e comprometidos com o viés cultural da moda e a perspectiva da sustentabilidade, o Festival CMSG promove uma edição de outono/inverno que, transcende o compromisso de apresentar coleções novas, visa proporcionar experiências de moda por meio das marcas e da indústria da moda para aproximar a população deste universo. "Sabemos que os calendários de moda impulsionam o viés do consumo, acelerando as produções de coleções que, rapidamente, perdem a validade no mercado. Essa lógica prejudica marcas e carimba prazos de validade em produções incríveis, afastando o consumidor das criações. Ao falarmos de outono/inverno em junho, mês em que coleções de verão já estão despontando no varejo, nós buscamos declarar que produtos e produções de moda não possuem uma validade tão abreviada. Aqui, no CMSG, propomos com o calendário, um olhar mais crítico sobre os prazos estabelecidos pela indústria da moda", propõe o diretor.


Hoje, a moda desempenha um papel elementar para o desenvolvimento da Serra Gaúcha. Dezenas de indústrias têxteis empregam milhares de pessoas que, com criatividade e talento de sobra, dão forma a trabalhos que se destacam em todo o Brasil e fora dele. A própria edição de outono/inverno revela uma necessidade do mercado. “Após a última edição, tivemos a demanda das marcas locais para uma temporada de outono/inverno. A Serra Gaúcha acaba sendo o único polo brasileiro que consegue, efetivamente, representar e traduzir o lifestyle dos dias frios. Diante desta realidade, avaliamos a possibilidade de ampliação do Concerto de Moda em duas edições ao ano”, completa Raul. 


Além das atividades programadas relacionadas diretamente à moda, o evento também é um marco para o lançamento oficial do selo Caxias Criativa, proposta apoiada pelo programa do governo estadual “RS Criativo” que busca desenvolver iniciativas que promovam a economia criativa na região. Para a ocasião, o selo será representado em oficinas gratuitas (veja lista de atividades abaixo). “O Concerto de Moda é um exemplo de que a união de diversas áreas permite a construção da cidade e a qualificação de todo o segmento”, reforça a vice-prefeita de Caxias do Sul Paula Ioris. 

Crédito: Túnel Design

Artistas autorais e marcas consolidadas estarão no Festival CMSG


O Festival CMSG promove um mix de designers de moda, entre marcas autorais, moda sob medida, marcas de brechó e upcycling, e grandes marcas já consolidadas no varejo. Aqueles que seriam vistos como “concorrentes” atuam como verdadeiros agentes de integração, trabalhando em prol do desenvolvimento da cultura da moda da Serra Gaúcha. As marcas da região ganham espaço nos desfiles e também na feira autoral Le Marché Chic, parceira do evento.


Já estão confirmadas as presenças das seguintes marcas: Biamar, Montefina, Melissa, Ana Dotto Atelier, Izabel Peteffi Basso, Martina Cambruzzi, Rachi Vanin, B.Bag, Maria Pagú e Carla Carlin. Empresas e profissionais interessados em participar da programação ainda podem se inscrever. Basta acessar este link


Uma Celebração da Música e Moda Brasileiras


Neste ano, a edição de outono/inverno do CMSG presta homenagem às icônicas cantoras brasileiras de samba e MPB, cujas vozes e estilos influenciaram gerações. O evento trará desfiles temáticos inspirados nas carreiras de Leci Brandão, Elza Soares, Clara Nunes, Elis Regina e Rita Lee, apresentando desde marcas autorais e de varejo até brechós e iniciativas de upcycling.


Programação Expansiva e Diversificada


Desfiles Temáticos: Desfiles de moda serão o destaque, cada um dedicado a uma cantora brasileira emblemática, com marcas representando diferentes segmentos da indústria:


  • Leci Brandão – Foco em upcycling e brechós.
  • Clara Nunes – Representação de marcas de varejo.
  • Elza Soares – Apresentação de marcas autorais.
  • Elis Regina – Especialização em moda sob medida.
  • Rita Lee – Introdução de moda masculina, uma novidade para o evento.


Le Marché Chic: Uma feira que reunirá marcas autorais para exposição e venda direta ao público, oferecendo uma plataforma para designers locais e regionais mostrarem seus trabalhos. “O Le Marché vem há anos impulsionando a economia criativa e o feito a mão por meio de marcas autorais. Queremos fazer um grande evento para mostrar a força da moda da Serra Gaúcha”, explica a curadora e produtora do Le Marché, Lulu Alberti. As marcas interessadas em participar podem se inscrever até 15 de maio, diretamente com a organização da feira ou pelo link.


Exposição Moda Casa: Exposição de designers autorais para moda casa durante todo o evento, com curadoria da Arquiteta Fernanda Rossi.


Casting Aberto para Modelos: No próximo dia 24, às 16h, o Pátio Eberle será palco de um casting aberto para modelos, organizado pelo Concerto de Moda da Serra Gaúcha em colaboração com a CastOne Models. O evento não exige inscrições prévias, facilitando a participação de aspirantes e modelos profissionais. Essa sessão de casting busca descobrir novos talentos para os próximos desfiles do festival, reforçando o compromisso do CMSG com a inclusão e a diversidade na indústria da moda.


Workshops e Cursos: 


  • Curso de formação: “Produção de Moda: Beleza, Estilo e Bastidores”: ministrado pela maquiadora e visagista Débora Camassola, que também assina a beleza dos desfiles do CMSG, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), este curso gratuito oferecerá insights valiosos sobre a produção de moda, desde a concepção até a realização. As inscrições podem ser feitas de 22 de abril a 03 de maio. As aulas iniciam em 6 de maio e as inscrições poderão ser realizadas pela página de cursos de extensão.
  • Workshop de Posicionamento de Marca: Organizado pelo Sebrae, este workshop tem como objetivo capacitar as marcas participantes no evento, fortalecendo suas estratégias de mercado e presença de marca.


Oficinas Criativas: Durante o evento, várias oficinas estarão abertas ao público a partir do lançamento da “Caxias Criativa”, em parceria com a Secretaria de Cultura de Caxias do Sul, incluindo:


  • Cerâmicas para Vestir: Uma oficina que explora a intersecção da moda com outras formas de arte, conduzida por Cris Bellini. Inscrições a partir do dia 1º de maio, através do WhatsApp 54 9 918-57042
  • A Moda na Palma da Mão: Oferecida por Bergamaschi, esta oficina focará em técnicas práticas para o design de moda acessível. Inscrições gratuitas a partir do dia 1º de maio, através do WhatsApp 54 9 9116-6187


Livro Silas Abreu: Lançamento da Coleção de livros Linguagem Corporal para Fotografia, do Fotógrafo Silas Abreu.


Visitas Guiadas na História do Pátio Eberle: No dia 15 de junho, além das atividades de moda, o público do Concerto de Moda da Serra Gaúcha terão a oportunidade de explorar o rico passado histórico do Pátio Eberle através de uma visita guiada especial, com mediação do jornalista Rodrigo Lopes. O local, que já foi um dos maiores complexos industriais da América Latina, oferece um contexto único, cheio de significado cultural e histórico. Essas visitas, realizadas mensalmente, são uma chance de conhecer mais profundamente as origens e a evolução de um dos ícones arquitetônicos e históricos de Caxias do Sul. A iniciativa visa enriquecer a experiência do evento, conectando a moda com a história local e proporcionando uma camada adicional de engajamento para os visitantes. As inscrições são gratuitas pelo link na bio do Instagram @patioeberle ou pelo WhatsApp (54) 9975.1063.


Sobre o Concerto de Moda da Serra Gaúcha


O CMSG é mais do que um evento; é um movimento que celebra e promove a rica tapeçaria cultural da moda brasileira. Ele oferece uma plataforma para marcas emergentes e estabelecidas, impulsiona o turismo de negócios e valoriza o patrimônio cultural da região, tudo através da paixão compartilhada pela moda.


Festival CMSG é uma realização do Concerto de Moda da Serra Gaúcha, com correalização da Prefeitura de Caxias do Sul, Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Secretaria de Turismo e Le Marché Chic. Apoio: Sebrae RS, UCS , Lizt Decor, Arquiteta Fernanda Rossi e Amendoeira Chocolaterie.



Publicidade



MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.