Seja bem-vindo
Caxias do Sul,30/04/2024

  • A +
  • A -

Tormenta | Curta-metragem do Boticário reflete sobre os dilemas e estigmas das mães de adolescentes

Fonte: FT Com/O Boticário
Tormenta | Curta-metragem do Boticário reflete sobre os dilemas e estigmas das mães de adolescentes Divulgação

Maior produção da história da marca surpreende e retrata fase atribulada ao celebrar o Dia das Mães, com efeitos especiais e formato inovador que simula os altos e baixos do relacionamento entre mães e filhos;

Indo além da primeira infância, comunicação 360° retrata o apagamento da mãe de adolescente e fortalece a fase como oportunidade de crescimento mútuo


São Paulo, abril de 2024 – O Boticário, a marca de beleza mais amada do Brasil¹, convoca um debate sobre o estigma e os desafios que envolvem a relação de mães e filhos durante a adolescência em nova campanha de Dia das Mães. Estudos de Harvard, em 2022, apontam que os pais de adolescentes se sentem solitários e depressivos tanto quanto os filhos, algo que impacta diretamente na construção e consolidação do relacionamento. Segundo a pesquisa, 18% dos adolescentes dizem sofrer de ansiedade, enquanto 20% das mães dizem passar pelo mesmo mal. Já a depressão afeta 15% dos adolescentes e, ao mesmo tempo, 16% das mães. Considerada por muitos como uma fase assustadora e repleta de dificuldades relacionadas à convivência, na qual mães e filhos precisam ressignificar o papel um na vida do outro, a maternidade para além da primeira infância é um momento delicado e de constantes mudanças nas relações familiares.


Intitulado “Tormenta” – o filme produzido pela marca é considerado a maior produção de data comemorativa da história por trazer um formato realístico que conecta e instiga o telespectador em um curta-metragem de cerca de 4 minutos. Com a comunicação integrada em diversos canais da marca, a campanha – que também traz experiências de presentes nas lojas do Boticário – tem como objetivo incentivar as mães a saírem de um lugar de insegurança para um caminho de construção de confiança mútua.

“Buscamos, nessa campanha, trazer luz a uma questão conhecida como um dos períodos mais turbulentos e solitários da maternidade que, muitas vezes, não ocupa o espaço que merece nas conversas criadas para a data. Por isso, estamos incentivando diálogos e reflexões profundas para que as mães, de fato, reconheçam-se e, junto aos filhos, tracem um caminho de redescobertas, confiança e crescimento juntos. Afinal, a experiência da maternidade é vivenciada todos os dias, em todas as fases da vida”, aponta Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. Ao som de Billie Eilish, o curta extrapola os formatos convencionais utilizados no mercado e apresenta o movimento de uma casa, captado em um estúdio especial, que materializa os altos e baixos da jornada entre mães e filhos adolescentes – além de impactar com efeitos especiais, como explosões de águas e ventos tempestuosos.


De forma sensível e poética, o curta é envolto por uma forte tempestade que acompanha uma discussão calorosa, expressada com olhares marcantes e profundos, entre os atores que representam as vivências da maternidade de adolescentes. As cenas conturbadas fazem alusão aos momentos enfrentados na adolescência. Durante o filme, o céu escurece, a ventania toma conta do que antes era uma casa, e a chuva cai em torrentes, mostrando que ambos, mãe e filho, estão em meio a uma tempestade em alto mar. Mas, em seguida, na virada de panorama, as ondas acalmam e existe a tão esperada reconciliação. O movimento de câmeras simboliza as adversidades que podem ser enfrentadas, reforçando que, por mais difícil que seja, o período requer amparo, carinho e acolhimento, apresentando ao público o residual de que é uma fase passageira. Assista ao curta: Dia das Mães | O Boticário

Idealizada pela agência AlmapBBDO e produzida pela MyMama Entertainment, com direção da dupla Kid Burro, a trama tem estreia programada em TV aberta para hoje, 16 de abril, em intervalo durante a novela “Renascer”. De acordo com Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, as campanhas de datas comemorativas do Boticário sempre trazem assuntos relevantes que reforçam a identificação e o pertencimento de milhares de mães brasileiras e, neste ano, a marca almeja alcançar um movimento ainda mais próximo e genuíno, que representa muito o que a fase da vida dos filhos exigem dessas mães.

Para Marco Giannelli, o Pernil, CCO da AlmapBBDO, os temas tratados pela marca buscam uma resolução contundente e relevante para a sociedade, algo que sensibiliza não apenas a comunidade apaixonada pela marca, mas traz um residual potente para a sociedade. “Desta vez, para além do conceito, a inovação também veio no formato, mais longo, metafórico, e com uma trilha escolhida para se encaixar na temática, pois tem forte apelo com os jovens, e tocar o coração das mães e de todos que já foram adolescentes”, comenta. 

Além do formato inovador e realista ao que diz respeito à produção, que envolveu mais de 200 pessoas e cerca de 30 horas de gravação, ‘Tormenta’ conta ainda com uma frente sustentável realizada pela produtora MyMama Entertainment, em parceria com a Eccaplan. Para a neutralização das emissões de carbono relacionadas à produção de conteúdo durante a filmagem do curta, foram mais de sete mil quilos de CO2 compensados e 42 árvores plantadas. Os participantes aderiram também ao movimento Sou Resíduo Zero, fazendo a gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos produzidos. Com uma agenda de sustentabilidade ativa que faz parte de seu DNA, o Boticário demonstra, com mais um movimento, o compromisso com a sustentabilidade e a contribuição para a redução do impacto ambiental, agora no ambiente da indústria audiovisual. 

A marca de beleza mais amada do Brasil se prepara para uma agenda robusta de ações que envolvem todas as frentes de comunicação proprietárias. As lojas-conceito do Shopping Morumbi, em São Paulo, e Pátio Batel, em Curitiba, recebem nos dois fins de semana de maio, sexta-feira (3) e sábados (4 e 10), das 14h às 22h, e nos domingos (5 e 11), das 14h às 20h, iniciativas de personalização de cartões ao vivo para compras a partir de R$ 200,00, visando oferecer uma a experiência única para quem busca o mimo ideal. Por lá, as artistas Lu Simão, em São Paulo, e Lila Fisbein, em Curitiba, trarão elementos florais e a estética da aquarela em ilustrações únicas. Até o Dia das Mães, celebrado no dia 12 de maio, o público poderá acompanhar ativações digitais, talks e experiências imersivas que trarão reflexão, diálogo e beleza para a data comemorativa.

Ficha técnica
Anunciante: O Boticário
Agência: AlmapBBDO
Título: Tormenta
Produto: Dia das Mães 2024
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Pernil
Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama
Criação: Áurea Ramon, Giullia Abreu, Igor Cabó e Pedro Hefs
Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques, Aline Silva
Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Bruna Defelippe, Thais Guarlotti e Kayuan Fernando
Planejamento: Rita Almeida, Daniela Ferrari e Júlia Martins

Mídia: Rafaela Alves, Mariana Areia, Suellen Kiss, Yasmin Baffa, Camila Lopes, Patrick Novaes e Letícia Strada

IMAGEM
Produtora de Imagem:  MyMama Entertainment
Direção: Kid Burro
Assistente Criativo: Luigi Madormo
Direção 2° Unidade: Ana Valente
Produtores: André Pinho, Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad
Produção Executiva / Diretor de Coordenação: João da Terra
Produtora Executiva:  Mafe Cicaroni e Pati Caldas
Atendimento: Silvia Neri
Assistente de Atendimento: Rafael De Paula
Diretor de Fotografia: Bibi Bianchini
Diretora de Fotografia 2ª Unidade:  Dariely Belke
Diretora de Arte: Taísa Malouf
Diretora de Produção: Luciana Oppido
1a Assistente de Direção: Juliana Pellegrino
1a Assistente de Direção 2ªUnidade: Amanda Barros
2° Assistente de Direção: Danielle Pedroso
Assistente de Coordenação: Paulo Marco
Assistente de Coordenação: Victoria Mazzia
Estagiária de Coordenação:  Helissa Fernandes
Chefe de Elétrica: Alonso de Melo
Chefe de Maquinária: Rodrigo Augusto de Melo
Operador de Câmera 2° Unidade: Dariely Belke
1° Assistente de Câmera: Mauro Imperatrice/Patricia Gimenez
2° Assistente de Câmera: Parvarti Louize / Jeferson Lino
1° Assistente de Câmera 2° Unidade: Jorge Dayeh
Video Assist: Pedro Henrique Silva
Video Assist 2ª Unidade: Beatriz Brandão
Som Direto: Samuel Braga
Assistentes de Direção de Arte: Maria Vittoria Lunardelli
Produtor de Arte:  Matheus Carvalho
Assistentes de Prod. Arte:  Marcio José da Silva
Produtor de Objetos: Sergio Heineck
Assistentes de Objetos: Lina Monteiro
Produtores: Gilberto Zanzanelli
Assistente de Produção: Sara Serra
Estagiário de Produçao:  Gregorio Azevedo de Assis
Contra-regra: Kaio Monteiro
Contra-regra 2ª Unidade: Murilo Simeão Borges
Produtora de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena
Preparadora de Elenco: Iléa Ferraz
Elenco: Fabiana Daud
Elenco: Sam Sabba
Elenco: Alcides Peixe
Elenco: Davi Barroco
Elenco: Thiago Moraes
Elenco: Teodoro Martin Rodrigues de Sousa
Elenco: Antonela Barbieri                                           

Produtora de Figurino: Nina Guimarães
Assistentes de Figurino: Isadora Binotti e Kim Helena Andrade
Make e Hair: Jaqueline Leandro
Assistentes Make e Hair:  Eline Soares e Lucas Gomes
Produtora de Produto:  Miranda Gibin
Efeito Especiais: Bruno Steger e Pará Movimentos
Efeito Mecânicos: Vagner Martão
Pesquisa: Julia Pellizzer e Pietro Godinho
Diretor MKF Of: Yago Sagrado
Câmera e Equipamento: João França
Som Direto: Alexandre Turina
Still: Patrick Rodrigues
Coordenação de Pós-Produção (MyMama): Fezão Barbieri
Montador/ Editor: Danilo Abraham
Finalização:  Diogo Beber
Finalização MKF Of: Raphael Tarso
Assistente de Finalização: Vitor Torres
Pós Producão: Nash
VFX Supervisor: Cirilo Bonazzi
VFX Set Supervisor: Luiz Fernando Tavares Alves
VFX Artist: André Neumann de Deus
VFX Artist: Cirilo Bonazzi, Luiz Fernando Tavares Alves, Rafael Jimenez, Rafael Henrique Penteado Assoni e Renata Ramos Prad
CG Lead: Fagmario Rodrigues
CG Artist: Tomás Piccinini
Producer: Flavia Gannam e Virgini Fares
Post Production Coordinator: Gabriel Bittencourt
Color Grading: Clandestino
Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo
Colorista Assistente: Luiza Freire
Conform: Lira Kim
Atendimento: Elciane Magda
Coordenação: Gabriel Alvim
Financeiro: Silvia Dotta
Supervisão de Imagem: Alexandre Cristófaro 

ÁUDIO
Produtora de Som: Satelite Audio
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol e Daniel Chasin
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Charly Coombes, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas, Nando Diniz
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa e Esteban Romero
Coordenação de Produção:  Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli          

Aprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi, Giovana Orlandeli Sampaio, Lígia Monteiro.

Sobre O Boticário       
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário.
A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada² de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.          

¹Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.
²Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.