Seja bem-vindo
Caxias do Sul,16/06/2024

  • A +
  • A -

Passo Fundo avança em Pacto pela Inovação com evento para cocriar a visão de futuro

O município de Passo Fundo está vivendo um momento de união para lançar o Pacto pela Inovação, que reunirá mais de 100 instituições do poder público, sociedade civil, iniciativa privada e universidades. No último dia 04, a cidade recebeu o antropólogo colombiano Santiago Uribe, reconhecido mundialmente pelo trabalho de regeneração em cidades como Medellín, e Paulo Renato Ardenghi, CEO da Wise Innovation - empresa brasileira que apoia cidades na implementação de estratégias de inovação -, em um workshop com mais de 200 pessoas para construir a visão de futuro para guiar o desenvolvimento de Passo Fundo.

 

O prefeito municipal, Pedro Almeida, abriu o workshop junto com a secretária de Inovação de Passo Fundo, Bárbara Fritzen, e salientou a importância do olhar conjunto para definir os próximos passos da cidade através da inovação. Em seguida, o CEO da WISE Innovation, Paulo Renato Ardenghi, explicou sobre a metodologia utilizada, que já foi aplicada com sucesso na aceleração de cidades ao redor do mundo.

 

Ardenghi conduziu a dinâmica de um “World Café”, dividindo os participantes em grupos de diversos para responderem questões importantes sobre o futuro de Passo Fundo. Os grupos ainda apresentaram mini pitches, compartilhando as suas considerações com o restante. A partir dessa experiência, em breve será realizada uma nova abordagem participativa para consolidar a visão de futuro do município, identificando os seus macrodesafios e quais são os caminhos possíveis para vencê-los.

 

“O futuro das cidades é inovador e colaborativo, então não há dúvidas de que Passo Fundo está se alinhando a outras cidades no mundo todo para utilizar ao máximo as suas vocações para gerar desenvolvimento social e econômico, melhorando a qualidade de vida e bem-estar de toda a população”, afirmou Ardenghi.

 

A proposta do workshop foi a construção conjunta da visão de futuro de Passo Fundo com um horizonte de 10 anos, mirando 2034. Santiago Uribe, que é um dos responsáveis pela transformação de Medellín, destacou a importância do olhar inovador para promover cidades mais com desenvolvimento social, comunitário e que valoriza o seu capital humano. Ele ressaltou que essa mudança não representa necessariamente o uso de tecnologias, mas, sim, uma nova mentalidade para pensar o futuro urbano.

 

“Passo Fundo está no caminho certo. O que vimos ao longo do workshop foi uma energia incrível reunindo o setor público, as universidades, a população e a iniciativa privada trabalhando juntos, e esse é provavelmente um dos elementos mais importantes na transformação do sistema urbano para torná-lo mais inovador”, destacou Uribe.
 

Entre as entidades organizadoras do workshop e que fazem parte do ecossistema de inovação local, estão a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Atitus, Universidade de Passo Fundo, Aliança Empresarial e CDL Passo Fundo.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.