Seja bem-vindo
Caxias do Sul,16/06/2024

  • A +
  • A -

Trabalho voluntário de enfermeiros foi fundamental durante as enchentes no RS

Fonte: Critério Resultado em Opinião Pública
Trabalho voluntário de enfermeiros foi fundamental durante as enchentes no RS Foto Leonardo Lenskij

Profissionais do Hospital Moinhos de Vento atuaram, além dos turnos, na assistência de diversas pessoas afetadas pelas chuvas

 “As pessoas eram deixadas na porta por quem fazia os resgates na BR-116. Estavam devastadas e perdidas”. O relato de Jeniffer Lorenzi é mais um a se somar a outras centenas de narrativas dramáticas de profissionais da saúde que atuaram de forma voluntária no acolhimento à população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A coordenadora da enfermagem da Pediatria do Hospital Moinhos de Vento participou da abertura de um abrigo no bairro São José, em Canoas, onde mora.

O espaço, que chegou a abrigar 230 pessoas, conseguiu se estruturar para oferecer atendimento aos desabrigados. Com apoio de enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e acadêmicos voluntários, virou referência para o atendimento de 700 pessoas, acolhidas em três abrigos do bairro. O voluntariado  foi prestado por duas semanas, até que o município reestruturasse seus serviços em saúde e assumisse a gestão dos locais. “Nessas horas é mais do que a habilidade de assistência exercida na profissão, é a consciência da missão que move todo profissional de saúde: a de cuidar de vidas” conclui Jeniffer. 

Embora estejam habituados à rotina de plantões, a experiência vivenciada por esses profissionais ao longo de maio foi incomum. Enfermeiros e técnicos de enfermagem dobraram as horas de trabalho — parte em seus serviços e parte no voluntariado. E assim como Jeniffer, muitos outros trabalhadores do Hospital Moinhos de Vento dão seguimento às atividades voluntárias. A instituição, por meio do Instituto Moinhos Social (IMS), já prestou auxílio a mais de 60 abrigos e envolveu mais de 500 pessoas.

Espírito de cuidado

Ao perceber o cenário da catástrofe, no dia 4 de maio, a enfermeira Karina Martins não titubeou e se deslocou para o abrigo que estava se formando na Ulbra, em Canoas. Logo na entrada, recebeu um par de luvas e uma orientação: fazer o que pudesse ser feito. “A primeira função foi o acolhimento, ouvir pessoas que estavam desnorteadas com o que tinham acabado de viver. Eram crianças perdidas pedindo pelas mães, pais buscando filhos, pessoas agarradas em seus bichinhos de estimação, muitos completamente molhados”, relembra Karina. 

Passada essa etapa, a profissional apoiou fazendo curativos e atendendo os desabrigados. Ao final daquela manhã, estima, foram atendidas 500 pessoas. “Não sou mais a mesma depois daquele dia”, resume a enfermeira. 

Atento às dificuldades de deslocamento de sua equipe — parte dos colaboradores ficou ilhada em municípios afetados pelas chuvas — , Sidiclei Carvalho, gerente da Enfermagem do Hospital Moinhos de Vento, recebeu dezenas de ligações. Muitas delas eram para avisar que, na medida do possível, estavam ajudando nos abrigos próximos de suas casas. “O espírito de cuidado que está em todo o profissional da área de enfermagem se manifestou, com ainda mais força, naqueles dias mais críticos”, garante Carvalho.

Instituto Moinhos Social (IMS)

O Instituto Moinhos Social (IMS) está presente em diversas frentes para auxiliar a comunidade e as instituições de saúde atingidas pelas chuvas. São 440 profissionais voluntários do Moinhos – muitos deles, mobilizados na parte de cuidado assistencial às vítimas. Médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem têm atuado em diversos abrigos da Capital e de Canoas, na região Metropolitana. 

Já foram 64 locais visitados e, com isso, a instituição já realizou mais de 2.000 atendimentos em saúde presencial e por telemedicina gratuita. Entre as doações recebidas, como roupas, material de higiene, alimentos e água, o Hospital já angariou em torno de 115 mil itens. Os valores arrecadados pelo PIX moinhos.social@hmv.org.br serão destinados à fase de reconstrução.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.