Seja bem-vindo
Caxias do Sul,16/06/2024

  • A +
  • A -

Gramado Parks e Grupo Wish recebem ministros de Estado em Gramado para debater a retomada do turismo na região

Fonte: Fato Mais Comunicação
Gramado Parks e Grupo Wish recebem ministros de Estado em Gramado para debater a retomada do turismo na região Min do Turismo, Celso Sabino durante visita Técnica pela cidade - Fotos Roberto Castro Mtur

Entre as estratégias, ressaltaram importância do segmento turístico para a região e as demandas mais urgentes, como a reconstrução do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre

Gramado (RS) – Ontem, quarta-feira, 5 de junho, o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o ministro de Estado da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, a convite da Gramado Parks e do Grupo Wish, concederam uma coletiva de imprensa no Hotel Buona Vitta, em Gramado, para discutir estratégias para a retomada do turismo no Estado. 



Estavam presentes, além dos ministros, os CEOs do Grupo Wish, Eduardo Malheiros; da Gramado Parks, Ronaldo Costa Beber; e do grupo RTSC, Marcos Jorge; Nestor Tissot, prefeito de Gramado; e Luiz Fernando Rodriguez, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul. Na ocasião, Ronaldo Beber, falou sobre os temas mais urgentes para que o turismo volte a ser o motor principal da economia de Gramado e região. 


“Em nome de todo o segmento do turismo, queremos ressaltar a importância desta mobilização nacional em torno da retomada do turismo aqui em nossa região. A nossa principal demanda hoje é a retomada da malha aérea. Não podemos, em hipótese alguma, esperar que o Aeroporto Salgado Filho seja reaberto somente no fim do ano. O Salgado Filho é, neste momento, insubstituível. Apoiamos a ideia de buscar outras alternativas, mas também precisamos direcionar todos os esforços para a reabertura do Salgado Filho o mais rápido possível. Todo o setor está unido em prol de um único objetivo, que é manter os empregos e restabelecer o turismo. A reconstrução do Estado passa pelo turismo na região serrana. Vamos juntos reconstruir o Rio Grande do Sul”, disse Beber.


Durante a coletiva, o ministro Paulo Pimenta também destacou os esforços do governo federal em auxiliar o Rio Grande do Sul neste momento crítico, anunciando a designação de Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, para coordenar a questão envolvendo o funcionamento dos aeroportos e a intenção de ampliar o número de voos para a região, buscando alternativas para o período de alta temporada, nos meses de junho, julho e agosto. Ele enfatizou a importância de uma campanha para atrair turistas para o Estado e fortalecer a economia local. 

“O melhor jeito de ajudar o Rio Grande do Sul é vir para o Rio Grande do Sul. Por isso, vamos intensificar a campanha para chamar pessoas para cá. Esses turistas vão movimentar e fortalecer a nossa economia. Precisamos muito desse fluxo de pessoas aqui na Região das Hortênsias e na Serra Gaúcha. Além de buscar soluções para que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, volte a funcionar o mais rápido possível, vamos analisar outros caminhos e alternativas de curto prazo, pois precisamos facilitar o acesso dos visitantes”, definiu Pimenta.

Durante o evento, foi discutida a possibilidade de ampliação dos aeroportos regionais de Canela e de Caxias do Sul, visando a transformá-los em aeroportos de porte médio. Essa iniciativa poderia contribuir para atender à demanda diante da dificuldade de reabertura do Aeroporto Salgado Filho, principal equipamento logístico do Estado e atualmente interditado por causa dos estragos causados pelas fortes chuvas na região. Adicionalmente, está sendo estudada a possibilidade de utilização do aeroporto de Torres como outra alternativa viável para o fluxo turístico.  

Avaliando a agenda como promissora, o CEO do Grupo Wish, Eduardo Malheiros, defendeu também metas urgentes nesse processo de retomada à normalidade a partir da disponibilidade de opções aeroportuárias no Estado e, principalmente, que essas soluções cheguem a curto prazo. “Essa é uma pauta prioritária para a região e essencial para a retomada do turismo. Seguimos otimistas de que esse acesso dos turistas à Serra Gaúcha ocorra com brevidade”, afirmou Malheiros.

O ministro Celso Sabino reiterou o compromisso do governo federal em reconstruir o Rio Grande do Sul, mencionando a atuação diária das diferentes pastas ministeriais na recuperação das infraestruturas afetadas. Sabino enfatizou o potencial do turismo como uma locomotiva para a recuperação econômica do Estado, destacando a cidade de Gramado como um case nacional de sucesso neste segmento.

“Vamos conseguir virar essa página. O crescimento vai voltar. Sabemos que o desenvolvimento econômico salva vidas, porque promove a distribuição de renda, gera empregos e movimenta a sociedade. O turismo será a locomotiva que vai puxar a retomada econômica do Estado do Rio Grande do Sul. A cidade de Gramado é um símbolo do turismo nacional e de como essa região se transformou a partir da parceria público-privada, em um exemplo de tudo o que o turismo gera e movimenta. Queremos pedir que os turistas que tenham pacotes e passagens para cá não promovam o cancelamento, mas sim o reagendamento dessas reservas”, enfatizou Sabino.

A coletiva foi encerrada com uma mensagem de união e determinação, tanto do governo quanto do setor privado, em trabalhar em conjunto para reconstruir o Rio Grande do Sul e revitalizar o turismo na região. Também foi divulgada uma mensagem de apoio do secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, que se solidarizou com o povo gaúcho e mencionou a necessidade de união de esforços internacionais em prol da reconstrução do turismo no Estado. 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.