Seja bem-vindo
Caxias do Sul,16/06/2024

  • A +
  • A -

Batalhas de poesia premiarão cinco autores com produção audiovisual, em Caxias do Sul

Fonte: Sublinha Comunicação
Batalhas de poesia premiarão cinco autores com produção audiovisual, em Caxias do Sul Batalhas de poesia premiarão cinco autores com produção audiovisual - Foto Ana Salvi

Promover a cultura da poesia marginal e dar voz a poetas periféricos. Esse é o objetivo do projeto Atentado Verbal: A Revolta de um Povo em Palavras, que promete movimentar o Reffugio Bar, em Caxias do Sul, com batalhas de poesia, mensalmente, de junho a outubro. A primeira edição do Slam Papo Reto será neste domingo (16), das 15h às 18h. O evento é aberto ao público e as inscrições para competir são gratuitas. Também haverá ponto de coleta para doações de itens de limpeza para os atingidos das enchentes no Rio Grande do Sul.

Para participar das batalhas, é necessário levar ao menos três poesias autorais para recitar, com duração de até três minutos. Durante a apresentação, os artistas não podem utilizar instrumentos musicais ou objetos cênicos. Também não é permitida interação com a plateia. Ao longo da batalha, os competidores são avaliados por um júri especializado. Os vencedores de cada edição receberão como prêmio uma produção audiovisual, realizada por equipe profissional, para amplificar o alcance dos seus versos no perfil do Instagram @prp_poesiamarginal e no canal do YouTube PapoRetoPaPoeta Films. O material também poderá ser utilizado pelos artistas em suas redes sociais e como portfólio de trabalho.

"A poesia marginal tem sido cada vez mais importante no cenário cultural. Além da arte, ela é um manifesto político, com relatos de vida e denúncias realizadas principalmente por pessoas que estão na base da pirâmide social. A construção de espaços para esse modelo de expressão forma locais de acolhimento. Apesar da competição, as batalhas promovem uma troca com o público, pela representatividade que o poeta carrega, com sua história e sua visão crítica", avalia Jennifer Pereira, poeta conhecida como Joplin e uma das idealizadoras do projeto.

As batalhas de poesia, também conhecidas como Slam Poetry, são uma expressão artística surgida em comunidades periféricas dos Estados Unidos, na década de 1980. Unindo verso e performance em competições de poesia falada, as batalhas servem de palco para que grupos marginalizados possam expressar vivências e realidades, sem disfarçar o tom crítico e de resistência. No Brasil, o movimento iniciou por São Paulo, em 2008, diretamente relacionado com o cenário das batalhas de rima e com a Cultura Hip Hop. Em Caxias do Sul, o Slam Poetiza foi quem abriu caminho para os poetas da periferia, em 2018.

"A poesia marginal não é bonita. Ela é pontiaguda, agressiva, uma voz de revolta. Daí a ideia de ser um atentado verbal. A arte marginal é uma forma de direcionar todo nosso ódio, porque se a gente não canalizar ele, acaba virando algo negativo e agindo contra a gente. Muitas vezes vira dependência química, alcoolismo, perda da família, a galera indo pro crime. A arte vem como válvula de escape. Esse ódio do sistema é o nosso gás, é a nossa forma de reagir", explica Piedro Corrêa, o Pi, também idealizador do projeto.

Além das edições mensais do Slam Papo Reto e das produções audiovisuais para os vencedores, o projeto prevê a realização de cinco oficinas gratuitas de poesia marginal ministradas por Piedro. A programação contempla entidades que atuam em bairros periféricos de Caxias do Sul: Fluência Casa Hip Hop, CRAS Norte, CAMI São José, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Santo Antônio e Projeto Semente Conquista. As datas de cada oficina serão divulgadas até o final de junho.

O projeto Atentado Verbal: A Revolta de um Povo em Palavras tem financiamento da Lei Paulo Gustavo. Realização: Ministério da Cultura e Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. Apoio: Reffugio e PapoRetoPaPoeta Films. Após o fim do projeto, a intenção dos idealizadores é manter a realização do Slam Papo Reto em edições periódicas.

 

Serviço

:: O que: primeira edição do Slam Papo Reto.

:: Quando: 16 de junho (domingo), das 15h às 18h.

:: Onde: Reffugio (Rua Marechal Floriano, 1083), em Caxias do Sul.

:: Quanto: evento aberto ao público.

:: Para competir: inscrições gratuitas; é necessário ter pelo menos 3 poesias autorais de até 3 minutos de duração. 

:: Próximas edições: 14 de julho, 11 de agosto, 08 de setembro e 13 de outubro.

 

Ficha técnica

:: Coordenação executiva e artística: Piedro Augusto Correa

:: Assistente executiva e artística: Jennifer Pereira Moreira

:: Produção cultural: Franciele Minuzzo

:: Criação audiovisual: Elis Bittencourt

:: Captação de som: Éverton Severo

:: Criação gráfica: Taylor Domingos Pereira

:: Fotografia: Ana Salvi

:: Tradução em libras: C&D Tradução de Libras

:: Contabilidade: Márcia Pezzi

:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação

:: Financiamento: Lei Paulo Gustavo

:: Apoio: Reffugio e PapoRetoPaPoeta Films

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.