Seja bem-vindo
Caxias do Sul,20/07/2024

  • A +
  • A -

Culinária | Presença chinesa na cultura brasileira

Fonte: Conversion/Juliana Craveiro Fusco
Culinária | Presença chinesa na cultura brasileira Créditos: Lauri Patterson/iStock

O Brasil é, sem dúvidas, o país onde as culturas de vários países e regiões do próprio país se misturam e formam um lugar único. E não é só em termos de origens e linguagens, mas também em relação à comida. Já parou para pensar no quanto os brasileiros gostam de usufruir e consumir boas comidas dos mais diversos lugares?


Basta observar os vários restaurantes que compõem as grandes capitais – restaurantes italianos, franceses, tailandeses, japoneses, coreanos e… chineses!


Em 2020, comemorou-se os 120 anos da imigração chinesa no Brasil, que marca a entrada de chineses no porto do Rio de Janeiro, no navio Malange, em 1900. O navio veio de Lisboa, mas sua tripulação era quase toda composta por chineses e japoneses.


Cultura chinesa no Brasil


Mas a relação Brasil x China já vem bem antes do século XX, apesar de se comemorar a data oficial somente na vinda do navio, em 1900. Na realidade, há indícios da presença chinesa no Brasil bem antes. 


Na obra do professor José Roberto Teixeira Leite, publicada pela Unicamp em 1990, são apresentados e mapeados indícios da presença de chineses na arte colonial e no cotidiano da população. Um exemplo disso são os telhados em forma de pagode, muito tradicionais da cultura chinesa.


Essa é uma consequência da chamada “rota da seda”, em que os navios vindos da China chegavam em Salvador com leques, porcelanas e seda. Há indícios da presença chinesa entre os séculos XVI e XIX no que diz respeito às influências – sobretudo na arquitetura e na arte sacra, como rostos de santos e dragões que foram esculpidos em templos. Na igreja Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Embu das Artes (São Paulo), há traços de arquitetura chinesa.


Além disso, no cotidiano, o hábito de empinar pipas, soltar fogos de artifício e uso de rosas de seda ornamentadas são exemplos de coisas que os chineses já faziam e que chegaram ao Brasil desde antes da vinda “oficial” dos imigrantes. 


Outro ponto da presença chinesa é também na culinária brasileira. Sem dúvidas, o prato mais famoso é o yakissoba, que é sempre sucesso em restaurantes de todo o Brasil, mas também são marcos da presença chinesa na culinária os guiozas, camarões com legumes, rolinhos primavera e frango xadrez.  

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.