Seja bem-vindo
Caxias do Sul,20/07/2024

  • A +
  • A -

Antônio Prado e Forqueta recebem circulação do espetáculo "Khaleh", de Aline Tanaã

Fonte: Ronaldo Bueno | Sublinha!
Antônio Prado e Forqueta recebem circulação do espetáculo Divulgação

O município de Antônio Prado e o distrito de Forqueta, em Caxias do Sul, recebem nos próximos dias a circulação do espetáculo "Khaleh", de Aline Tanaã. As apresentações são gratuitas. Em Antônio Prado, a atração será neste domingo (07), às 19h30, no Espaço Cultura. Já em Forqueta, o espetáculo será apresentado na segunda-feira (08), às 14h, no salão da comunidade.

Inspirado no livro "A Ciranda das Mulheres Sábias", da psicanalista Clarissa Pinkola Estés, a peça oferece uma abordagem sensível  acerca dos arquétipos femininos, em especial o da Grande Mãe, relacionando à sobrecarga do planeta Terra com a invisibilidade da maternidade. Khaleh é uma palavra de origem iraniana que significa intimidade familiar, especial e carinhosa, ou afinidade psíquica com outra alma.

No palco, Aline Tanaã interpreta uma guardiã, que conduz o público por histórias emolduradas por outras histórias, utilizando-se de objetos cênicos, máscaras e a comicidade da palhaçaria. O trabalho, quase sem falas, utiliza a dramaturgia silenciosa e o humor como ferramentas de expressão. "Este espetáculo traz temas atuais e necessários, como ecofeminismo, ecologia e igualdade de gênero. O 'Khaleh' tem me acompanhado no meu processo de crescimento e amadurecimento como mulher. O trabalho também tem refletido muito o nosso tempo, no sentido de refletir sobre nossa relação com a Terra e com o local que habitamos", explica Tanaã.

Desde a estreia da circulação, em maio, o espetáculo "Khaleh" já passou pelos municípios de Garibaldi e São Marcos, pelos distritos de Vila Oliva e Fazenda Souza, no interior de Caxias do Sul, e pela Fluência Casa Hip Hop, ponto de cultura localizado no bairro Santa Fé, também em Caxias. Depois das sessões em Antônio Prado e Forqueta, a montagem ainda passará por Canela e Morro Reuter. As sessões são sempre gratuitas e acompanhadas de bate-papo, a fim de aprofundar as reflexões da peça e promover o diálogo entre artista e público.

A circulação também contempla três edições gratuitas da oficina "Rito, Riso e Ventre". A primeira delas foi realizada na passagem por Garibaldi, no dia 15 de junho. A próxima turma será no dia 10 de agosto, no Teatro do Sesc, em Caxias do Sul. Por fim, está prevista uma edição no Instituto Rosa del Este, que atende mulheres vítimas de violência.

O projeto Khaleh Circular tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. Apoio cultural: Randoncorp, Villagio Caxias e Caminho Rede de Ensino. Apoio: Sesc RS.

 

Serviço

:: O que: apresentação do espetáculo "Khaleh", de Aline Tanaã.

:: Quando: neste domingo (07), às 19h30, em Antônio Prado; segunda-feira (08), às 14h, em Forqueta.

:: Onde: em Antônio Prado, apresentação no Espaço Cultura (Rua Francisco Marcantônio, nº 57); em Forqueta, apresentação no salão da comunidade (Rua Padre Vicente Bertoni, nº 1390).

:: Duração: 40 minutos.

:: Classificação etária: 12 anos.

:: Quanto: entrada gratuita.

 

Próximas apresentações

:: 08 de agosto, quinta, 19h30: Teatro do Sesc (Caxias do Sul)

:: 09 de agosto, sexta, 19h: Palco da Feira do Livro (Canela)

 

Ficha técnica

:: Direção: Aline Tanaã

:: Assessoria artística: Carolina Garcia Marques

:: Assistente de direção e ensaiador: Darlan Gebing

:: Dramaturgia: Aline Tanaã, livremente inspirada na obra “Ciranda das Mulheres Sábias”, de Clarissa Pinkola Estés

:: Atuação: Aline Tanaã 

:: Bonecos, máscaras e objetos cênicos: Marcos Nicolaiewsky

:: Concepção de figurino: Cristina Lisot

:: Trilha sonora original: Grasiela Müller

:: Operação de som e luz: Angelita Bianchetti

:: Arte gráfica: Metrópole Comunicação

:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação

:: Registro fotográfico: Tatieli Sperry Monteiro

:: Contabilidade: Juarez Barazetti

:: Produção: Gabriel Zeni

:: Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul

:: Apoio cultural: Randoncorp, Villagio Caxias e Caminho Rede de Ensino

:: Apoio: Sesc RS.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.