Dicas de como deixar sua comida mais saborosa
Veja como utilizar alguns dos temperos que vão muito além do sal e da pimenta
Cozinhar é uma arte, unir ingredientes através de uma reação química, que pode ou não envolver calor, para resultar em uma criação que alimenta, entrega os nutrientes necessários para a manutenção da vida, mas, ao mesmo tempo, cria um oceano de sensações na boca, alimenta memórias e cria laços entre aqueles em torno da mesa que compartilham aquela refeição.
Assim como em qualquer outra arte, sempre existe espaço para refinar as técnicas, aprender algo novo e descobrir novas combinações. Na culinária, isso não é diferente. Confira algumas dicas de como tornar suas refeições mais saborosas.
O frescor e a qualidade ditam o sabor
O conceito primordial para uma comida mais saborosa e de aparência convidativa está na qualidade dos ingredientes utilizados. Frutas e verduras frescas, carnes de boas marcas e temperos novos, frutos-do-mar e azeite de qualidade transportam melhor o sabor natural dos ingredientes, o que resulta em pratos com uma apresentação mais atrativa e saborosa.
Use alimentos azedos
Utilizar ingredientes ácidos na preparação do alimento é uma forma muito utilizada para realçar determinadas características do prato. Os ácidos mais utilizados são vinagre, limão, laranja e aceto balsâmico - o uso desses ingredientes não precisa ficar restrito apenas às saladas. Sua composição ajuda a equilibrar pratos com mais gorduras, por isso são muito utilizados com carnes suínas, e também podem acrescentar frescor ao alimento, o que combina muito com frutos-do-mar.
Sal e açúcar
O sal e o açúcar têm uma utilidade óbvia: salgar e adoçar o alimento. No entanto, é possível utilizar sal em pratos doces e açúcar em pratos salgados como uma forma de realçar algumas características, pois o sal nos doces ajuda a equilibrar o sabor e dulçor do alimento, evitando o famoso “doce enjoativo”. Já o açúcar nos pratos salgados é responsável por caramelizar alimentos (como carnes e cebolas). Vale lembrar que devem ser utilizadas pequenas quantidades aos poucos até atingir o ponto desejado.
Aproveite os temperos
Os temperos e realçadores de sabor dão vida e cor aos alimentos, transformando pratos que poderiam ser simples e “sem graça” em espetáculos sensoriais. Quanto maior a variedade de temperos disponíveis, mais opções de combinações podem ser feitas.
Alguns dos temperos que não podem faltar são:
Páprica (dividida entre doce, picante e defumada): é um tempero feito à base de pimentão vermelho que pode - e deve - ser utilizado com carnes, pois adiciona cor ao alimento, e o açúcar natural do pimentão ajuda a caramelizar as carnes.
Pimenta-do-reino: outro tempero indispensável em qualquer prato para adicionar um leve ardor e, principalmente, adicionar interesse olfativo ao prato, afinal, metade do sabor está vinculado ao cheiro do alimento.
Açafrão-da-terra, ou cúrcuma: é um tempero forte, de cor amarelada e de sabor muito rico, que deve ser utilizado com cuidado em carnes, arroz e assados.
Orégano: o tempero favorito da culinária italiana é muito utilizado em molhos vermelhos e pratos com queijo.
Lemon pepper: com raspas de limão-siciliano e pimenta-do-reino moída, esse tempero combina especialmente com carnes brancas (peixes, porco e frango), além de adicionar bastante frescor às saladas.
Outro ingrediente que não pode ser esquecido é o realçador de sabor, como o glutamato monossódico, pois ele acentua todas as características palatáveis do alimento. Quando o realçador é utilizado, pode-se reduzir em até 37% de sódio nas preparações.
COMENTÁRIOS