Cosméticos naturais são mais saudáveis para pele e meio ambiente
Composição de produtos naturais não possui substâncias químicas conhecidas por agredir a pele e causar impactos negativos na natureza
Os cosméticos naturais são uma nova tendência no mercado de beleza em todo o mundo. Esses produtos concentram um maior número de substâncias que protegem, hidratam e nutrem a pele, sendo mais saudáveis para a saúde. Cada vez ganhando mais espaço e um maior número de usuários, entenda como esses produtos agem na saúde da pele e por que eles estão substituindo os cosméticos convencionais no mercado.
O desenvolvimento de produtos naturais, que são mais saudáveis e poluem menos o meio ambiente, provocou grandes mudanças no mundo da beleza. Esses cosméticos substituem, pouco a pouco, os produtos convencionais, que carregam em sua composição substâncias químicas que agridem a natureza e podem causar danos para a saúde dos usuários.
Veja, a seguir, as principais vantagens dos cosméticos naturais.
Rico em nutrientes
A fórmula natural fornece uma grande variedade de nutrientes com propriedades que atuam efetivamente na saúde da pele, o maior órgão do corpo humano e a principal barreira contra microrganismos, como fungos e bactérias.
Os cosméticos naturais são elaborados através de substâncias presentes na natureza, utilizando principalmente extratos obtidos de plantas, a partir de suas sementes, folhas e flores, e também argilas.
Esses produtos são mais suaves e seguros, seus nutrientes conseguem ser absorvidos de maneira mais adequada e ajudam no tratamento da pele, com propriedades de hidratação e nutrição profundas, ampliando os resultados e a duração deles.
Sem compostos químicos
Por muitos anos, a indústria de cosméticos adotou compostos químicos e artificiais na composição de produtos variados, como conservantes, corantes e essências. Essas substâncias, muitas vezes, podem provocar efeitos indesejados, como irritações e alergias na pele, além de também poluir o meio ambiente.
Os parabenos e o triclosan, por exemplo, são conservantes adotados na indústria para impedir a contaminação de bactérias e fungos e aumentar a durabilidade dos produtos. Entretanto, o uso contínuo pode causar danos ao corpo como um todo, não somente à pele. Além das alergias cutâneas, a absorção dessas substâncias pode atingir a corrente sanguínea, podendo causar até mesmo câncer.
Não poluem o meio ambiente
As substâncias utilizadas nos produtos naturais, por serem extraídas da natureza, são biodegradáveis. Dessa forma, eles não possuem um impacto negativo no meio ambiente, já que não adotam compostos químicos em sua fórmula.
Conservantes químicos como os parabenos e o triclosan, utilizados em produtos como shampoos e sabonetes, não são biodegradáveis e se acumulam na natureza, principalmente em ambientes aquáticos. O acúmulo dessas substâncias causa a contaminação e o desequilíbrio de ecossistemas e danos para a vida de diversos organismos, como algas e peixes.
Não são testados em animais
Uma outra vantagem dos produtos naturais é que alguns deles são cruelty free, ou seja, não são testados em animais nem possuem componentes de origem animal.
O compromisso com a sustentabilidade se estende para todas as etapas de elaboração de um produto, começando pela sua formulação. Para que um produto seja realmente sustentável, não basta ele ser biodegradável. É importante que nenhum outro ser vivo seja explorado ou tenha sua saúde afetada por eles.
Ampla variedade de opções
As empresas de cosméticos têm se adaptado a essa tendência, e cada vez mais novos produtos são elaborados. São shampoos, condicionadores, cremes e até mesmo desodorantes veganos e naturais disponíveis no mercado.
Essa ampla variedade de opções auxilia também na melhora dos resultados. Com fórmulas complexas e agentes diferentes, como óleo de coco, manteiga de karité, babosa ou mel, por exemplo, é possível escolher produtos que se aplicam melhor ao tipo de pele, ao tipo de cabelo ou que produzem o efeito desejado para cuidar deles.
COMENTÁRIOS