Lançada a 20ª edição do Passaporte da Leitura em Caxias do Sul
O projeto proporciona o encontro de estudantes com escritores reconhecidos nacionalmente
A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio da Diretoria do Livro, Literatura e Leitura e do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL) e a Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA) lançaram a 20ª edição do projeto ‘Passaporte da Leitura’, nesta quinta-feira (08), em que foram apresentados os escritores e as escolas participantes na edição deste ano. O evento contou com a participação da vice-prefeita Paula Ioris, da secretária da Cultura, Magali Quadros, do diretor Livro, Literatura e Leitura, Cassio Felipe Immig, da coordenadora do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL), Natascha Rech, a patrona da 40ª Feira do Livro Helô Bacichette, a presidente da Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA), Maria Helena Lacava, do escritor caxiense Jonas Piccoli e equipes das escolas participantes.
O 20º Passaporte da Leitura conta com a participação de 11 escritores de diferentes lugares do Brasil: André Neves, Antônio Prata, Cristino Wapichana, Eleonora Medeiros, Janaína de Figueiredo, Janaína Tokitaka, Jonas Piccoli, Pablo Morenno, Stela Barbieri, Susana Ventura e Tino Freitas. Estão envolvidas no projeto 44 escolas e ao todo serão distribuídos 924 livros. A leitura e a mediação das obras começam em sala de aula e culminam em outubro, quando os leitores têm a oportunidade de encontrar os autores, dentro da programação da 40º Feira do Livro.
As escolas receberam sacolas com livros dos autores sorteados. A partir disso, as histórias serão trabalhadas por professores, estudantes e, sempre que possível, nas comunidades em que as instituições estão inseridas. Após o encerramento do projeto, as escolas receberão kits com livros de todos os escritores participantes para que sejam incorporados às suas bibliotecas.
Cássio Felipe Immig, diretor do Livro, Literatura e Leitura, destacou a importância do livro na economia local: “Com o projeto, é possível fazer toda essa movimentação da economia na cidade, porque as obras são compradas aqui. E ao mesmo tempo em que se traz autores de fora, se valoriza os autores daqui. O Passaporte é um projeto que alcança várias dimensões do livro, da leitura e da literatura .”
Para a patrona da 40ª Feira do Livro, Helô Bacichette, que também é professora, destacou a importância dos professores como um elo de ligação com o projeto: “Professores e professoras, sintam-se orgulhosos, vocês são muito importantes nesse processo, e a Feira do Livro se aproxima, e é o ponto de culminância do Passaporte da Leitura, onde se convergem todas essas forças em prol dos nossos estudantes”
A secretária municipal da Cultura, Magali Quadros, afirmou em sua manifestação que “o passaporte é sim o que nos autoriza a viajar pelo imaginário. Isso demonstra a importância e a relevância de se trabalhar com políticas públicas que são continuadas, persistentes e sérias”.
A vice-prefeita Paula Ioris comentou sobre o impacto positivo do Passaporte da Leitura. "Incentivar nossas crianças é maravilhoso demais, e com o Passaporte da Leitura seguiremos incentivando-as a usufruírem do papel transformador do livro. A leitura nos fortalece e enriquece a alma. É um orgulho ver um projeto dessa envergadura, estruturante, ultrapassando gestões e cada vez mais fortalecido".
O Passaporte da Leitura
Iniciado em 2005, o projeto Passaporte da Leitura foi concebido para atender crianças e adolescentes das escolas de Caxias do Sul, estendendo-se à comunidade em que as instituições estão inseridas. O projeto não só incentiva a leitura, mas também proporciona aos estudantes encontros enriquecedores com escritores do Rio Grande do Sul e de outras regiões do Brasil durante a Feira do Livro. Até hoje, o Passaporte da Leitura já envolveu mais de 200 mil estudantes, 235 autores de diferentes partes do Brasil, e distribuiu mais de 15 mil livros para 635 escolas e instituições. Em 2017, o projeto foi premiado pela Associação Gaúcha de Escritores (AGES) na categoria de "Melhor Ação de Promoção da Leitura".
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