Seja bem-vindo
Caxias do Sul,17/09/2024

  • A +
  • A -

Lançada a 20ª edição do Passaporte da Leitura em Caxias do Sul

Fonte: Secretaria Municipal da Cultura
Lançada a 20ª edição do Passaporte da Leitura em Caxias do Sul Foto Juliane Ribas

O projeto proporciona o encontro de estudantes com escritores reconhecidos nacionalmente


A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio da Diretoria do Livro, Literatura e Leitura e do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL) e a Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA) lançaram a 20ª edição do projeto ‘Passaporte da Leitura’, nesta quinta-feira (08), em que foram apresentados os escritores e as escolas participantes na edição deste ano. O evento contou com a participação da vice-prefeita Paula Ioris, da secretária da Cultura, Magali Quadros, do diretor Livro, Literatura e Leitura, Cassio Felipe Immig, da coordenadora do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL), Natascha Rech, a patrona da 40ª Feira do Livro Helô Bacichette, a presidente da Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA), Maria Helena Lacava, do escritor caxiense Jonas Piccoli e equipes das escolas participantes.


O 20º Passaporte da Leitura conta com a participação de 11 escritores de diferentes lugares do Brasil: André Neves, Antônio Prata, Cristino Wapichana, Eleonora Medeiros, Janaína de Figueiredo, Janaína Tokitaka, Jonas Piccoli, Pablo Morenno, Stela Barbieri, Susana Ventura e Tino Freitas. Estão envolvidas no projeto 44 escolas e ao todo serão distribuídos 924 livros. A leitura e a mediação das obras começam em sala de aula e culminam em outubro, quando os leitores têm a oportunidade de encontrar os autores, dentro da programação da 40º Feira do Livro.


As escolas receberam sacolas com livros dos autores sorteados. A partir disso, as histórias serão trabalhadas por professores, estudantes e, sempre que possível, nas comunidades em que as instituições estão inseridas. Após o encerramento do projeto, as escolas receberão kits com livros de todos os escritores participantes para que sejam incorporados às suas bibliotecas.  


Cássio Felipe Immig, diretor do Livro, Literatura e Leitura, destacou a importância do livro na economia local: “Com o projeto, é possível fazer toda essa movimentação da economia na cidade, porque as obras são compradas aqui. E ao mesmo tempo em que se traz autores de fora, se valoriza os autores daqui. O Passaporte é um projeto que alcança várias dimensões do livro, da leitura e da literatura .”


Para a patrona da 40ª Feira do Livro, Helô Bacichette, que também é professora, destacou a importância dos professores como um elo de ligação com o projeto: “Professores e professoras, sintam-se orgulhosos, vocês são muito importantes nesse processo, e a Feira do Livro se aproxima, e é o ponto de culminância do Passaporte da Leitura, onde se convergem todas essas forças em prol dos nossos estudantes”


A secretária municipal da Cultura, Magali Quadros, afirmou em sua manifestação que “o passaporte é sim o que nos autoriza a viajar pelo imaginário. Isso demonstra a importância e a relevância de se trabalhar com políticas públicas que são continuadas, persistentes e sérias”.


A vice-prefeita Paula Ioris comentou sobre o impacto positivo do Passaporte da Leitura. "Incentivar nossas crianças é maravilhoso demais, e com o Passaporte da Leitura seguiremos incentivando-as a usufruírem do papel transformador do livro. A leitura nos fortalece e enriquece a alma. É um orgulho ver um projeto dessa envergadura, estruturante, ultrapassando gestões e cada vez mais fortalecido".


O Passaporte da Leitura

Iniciado em 2005, o projeto Passaporte da Leitura foi concebido para atender crianças e adolescentes das escolas de Caxias do Sul, estendendo-se à comunidade em que as instituições estão inseridas. O projeto não só incentiva a leitura, mas também proporciona aos estudantes encontros enriquecedores com escritores do Rio Grande do Sul e de outras regiões do Brasil durante a Feira do Livro. Até hoje, o Passaporte da Leitura já envolveu mais de 200 mil estudantes, 235 autores de diferentes partes do Brasil, e distribuiu mais de 15 mil livros para 635 escolas e instituições. Em 2017, o projeto foi premiado pela Associação Gaúcha de Escritores (AGES) na categoria de "Melhor Ação de Promoção da Leitura".

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.