Dia das Crianças deve ter ticket médio de R$ 294 no comércio caxiense
Pesquisa da CDL Caxias indica que 54,2% dos entrevistados pretendem presentear na data. Em média, devem ser 2,2 produtos por consumidor e os brinquedos lideram com 62,2% das opções. Escolha pelo varejo virtual local registrou alta significativa, saltando de 1,1% para 9,3% neste ano
Mais uma data comemorativa se aproxima e com ela a expectativa de movimento no varejo. De acordo com pesquisa da CDL Caxias do Sul, no Dia das Crianças 54,2% dos entrevistados pretendem adquirir presentes e outros 8,7% estão indecisos, o que representa aumento de 5,2% na intenção de compras na comparação com 2023. Em média, os consumidores devem adquirir 2,2 produtos e investir R$ 294,10 em presentes, incremento de 2,1% em relação ao ano anterior.
O estudo da entidade caxiense indica ainda que 51,4% desejam gastar o mesmo valor da data comemorativa de 2023, enquanto 27,9% disseram que será maior. Entre os motivos daqueles que apontaram gastar mais recursos, 66,4% querem comparar um presente melhor e 22,1% mencionaram que os itens desejados estão mais caros neste ano.
Cerca de 75% dos consumidores já sabem o que adquirir. Os brinquedos lideram com 62,2% das pretensões, seguidos de roupas e calçados (24,5%), eletroeletrônicos e games (7,8%) e chocolate (2,1%).
Dos 45,3% que afirmaram gastar menos neste Dia das Crianças, entre os motivos estão a necessidade de cortar gastos e para 39,5% os itens estão mais caros e não querem gastar valor maior. Outros 8,2% têm menos crianças para presentear e 7% estão desempregados e estarão com renda reduzida.
Alta do comércio virtual
O comércio de rua do Centro continua sendo a principal preferência para a aquisição de itens para 50,8% dos consumidores ouvidos pela CDL Caxias, enquanto shopping centers da cidade totalizam 15% e lojas de bairros 12,4%.
A opção pelo comércio virtual local registrou significativa alta, saltando de 1,1% em 2023 para 9,3% neste ano, indo ao encontro de pesquisa inédita realizada pela entidade, em agosto, que traça o perfil dos consumidores em ambientes tradicional e digital.
O atendimento continua sendo o principal fator de importância para a decisão de compra para 31,6% dos caxienses. Outros 20,8% apontaram o produto como razão de escolha, o pagamento representa 10,2% e o digital 10%.
A pesquisa de produtos antes da aquisição foi indicada 78,9% dos entrevistados e os principais canais utilizados são direto nas lojas (37,9%), sites de busca (25%), site das lojas (21,2%), cartazes e folhetos (4,5%), Instagram (4,3%), TV e rádio (3,1%), Facebook (2,8%) e WhatsApp (1,2%).
Ainda de acordo com a pesquisa da CDL Caxias, os presentes devem ser adquiridos uma semana antes por 41,9%. Já na véspera ou no dia foi respondido por 26,7%. Entre o público antecipado, 23,5% iniciaram as escolhas cerca de 15 dias antes da data e 7,9% já adquiriram o mimo.
Os principais meios de pagamento indicados são o cartão de crédito (31,1%), dinheiro (28,6%), Pix (23%), cartão de débito (14,2%) e crediário (2,8%).
Atendendo aos desejos
A CDL Caxias identificou que os filhos representam 45,8% do público a ser felicitado, seguidos por sobrinhos (16,7%), afilhados (16,3%) e netos (14,1%). A maioria dos caxienses (59,1%) disse que compra o que o presenteado pede.
Para 79% dos participantes, as crianças falam de produtos que viram em propagandas e são influenciadas por colegas de escola (33,2%), Youtube (30,3%), TV (23,7%), Instagram (3,8%) e Facebook (2,6%).
Inspirações para a compra
Dos caxienses ouvidos na pesquisa da CDL Caxias, 40% mencionaram que a época do ano ajuda a lembrar a data dos pequenos, seguido pelo pedido das próprias crianças (30,8%) e pelas pessoas que comentam sobre a celebração (13,1%).
Em comparação à data do ano passado, 33,8% disseram lembrar de ter visto lojas com decoração para o Dia das Crianças, o que equivale ao dobro na comparação com a pesquisa de 2023. Para 46%, os estabelecimentos decorados aumentam a vontade de entrar e conferir as opções de presentes.
O sentimento de amor influencia muito na compra de 60,1% dos entrevistados, o que, consequentemente, motiva 44,9% deles a comemorarem mais a data e outros 43% gastarem mais.
Além de presentear, 63,4% declararam que querem fazer algo de diferente no Dia das Crianças. Entre as opções estão almoço especial em casa (48,9%), passeio ou novas experiências (28,2%), almoço em restaurante (10,3%), cinema (9,5%) e viagem (3,1%).
Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul
A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Crianças da CDL Caxias foi realizada com 622 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 17 e 19 de setembro de 2024. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.
COMENTÁRIOS