Seja bem-vindo
Caxias do Sul,12/05/2025

  • A +
  • A -

Registros nômades de Flavio Del Mese

Fonte: Simone Souza Lersch
Registros nômades de Flavio Del Mese Flavio Del Mese - Divulgação
Publicidade

Nas memórias de um cidadão do mundo, um pouco da história do século XX


ÓRBITA LITERÁRIA 463

07 de abril de 2025, 19h30

Livraria Do Arco da Velha – Rua Dr Montaury, 1570 – Caxias do Sul

 

Registros nômades de Flavio Del Mese 

Painelistas: Susana Gastal e Flavio Del Mese

Curadoria: Ernani Viana

Tema da Curadoria: Literaturas e Viagens


Flavio Del Mese costuma afirmar que nasceu em Caxias do Sul com 01 ano de idade. Natural do Terceiro Distrito de Boa Vista do Erechim (atual Muçum) e filho de imigrantes italianos, Flavio chega aos 90 anos e registra histórias de sua rica vivência como automobilista, fotógrafo, piloto da aviação civil, correspondente de guerra, cozinheiro, colecionador de arte e viajante profissional. Na década de 80 inaugurou, em Porto Alegre, o Studio Flávio Del Mese, com o objetivo de incentivar as pessoas na arte de viajar.


Painelistas Susana Gastal

Na próxima segunda-feira, dia 07 de abril, às 19h30, a Órbita Literária 463 reúne os painelistas Susana Gastal e Flavio Del Mese, com curadoria de Ernani Viana. No evento também acontece o lançado o livro “Flavio Del Mese: Um nômade pelo Mundo” (Libretos Editora, 272 páginas), de autoria de Susana e Flávio. O evento ocorre na Livraria Do Arco da Velha (Rua Dr Montaury, 1570), em Caxias do Sul.

Desbravador

A partir de década de 1960, viajou o mundo. Houve Buenos Aires, Londres e Paris, Itália, China e Sudeste Asiático, Austrália e Nova Zelândia, entre muitas outras geografias. Parte importante dos deslocamentos, antes como profissional e depois por amor à arte, a captura de boas imagens.

Resultado, apenas o Image Bank, de Nova York, chegou a disponibilizar mais de 63.000 de suas fotografias. Imagens que registraram a Guerra do Vietnã e do Camboja, a China da revolução cultural de Mao, o Tibet dos Lamas, a luz intensa dos países nórdicos, a vastidão do Saara, os então novos mundos da Oceania. O exímio viajante percorreu mais de 60 países.

Livro

A publicação tem edição, design gráfico e coordenação de produção de Clô Barcellos e fotografia e edição de imagens do ensaio Casa Del Mese de Marco Nedeff, além imagens antigas, históricas e atuais, além de um mapa dos países citados.

A reunião do material iniciou em 2018. Eram conversas abertas, sem roteiro prévio, seguindo apenas o ritmo da fala mansa e vibrante de Del Mese, ao relatar suas memórias de sujeito que percorreu muitos mundos. As possíveis curiosidades dos leitores sobre os caminhos remotos que antecederam o viajante são trazidas no decorrer dos capítulos, abordando as raízes familiares; a atuação como piloto da aviação civil; a trajetória como piloto de competições automobilísticas, aliás, integrante da primeira Equipe de Fábrica do Brasil, a vitoriosa equipe da DKW-Vemag; a vida de fotógrafo.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.