Seja bem-vindo
Caxias do Sul,16/06/2025

  • A +
  • A -

Gurias Conectadas | Instituto Lojas Renner e CIEE-RS promovem inclusão digital e produtiva para adolescentes

Fonte: Laura Kirchhof
Gurias Conectadas | Instituto Lojas Renner e CIEE-RS promovem inclusão digital e produtiva para adolescentes Créditos: Jéssica Galvão
Publicidade

Voltado ao fashion tech, iniciativa terá dois ciclos de formação com duração de quatro meses

 

O Instituto Lojas Renner, em parceria com o CIEE-RS, lança o projeto "Gurias Conectadas – Habilidades Digitais para Inclusão Produtiva". O curso de formação profissional será destinado a meninas adolescentes, de 14 a 17 anos, que sejam estudantes da rede pública estadual de ensino no Rio Grande do Sul.

 

Com início em abril, a formação contará com aulas presenciais e uma metodologia ativa que incentiva o protagonismo, a confiança, a criatividade e a diversidade. As participantes terão oportunidade para desenvolver inteligência emocional e competências como empatia, trabalho em equipe e resiliência — habilidades comumente exigidas no mercado de trabalho.

 

"Esse projeto foi criado para capacitar as jovens para o futuro profissional e, ao mesmo tempo, engajá-las em temas de interesse. Com abordagens voltadas à moda, à tecnologia e ao empoderamento feminino, reforçamos o propósito de transformar vidas por meio da moda, despertando nas meninas a vontade de aprender e de participar ativamente”, destacou Eduardo Ferlauto, diretor executivo do Instituto Lojas Renner.

 

Com duração de quatro meses divididos em dois ciclos de formação consecutivos, a iniciativa visa fortalecer a qualificação profissional e contribuir para a recuperação socioeconômica de regiões afetadas pelo desastre climático de 2024. O CIEE-RS atua em parceria com a Rede Socioassistencial e com a Rede Escolar dos municípios contemplados. A partir dessa articulação, a seleção das jovens foi realizada com base nos perfis das participantes atendidas e encaminhadas por essas redes.

 

“Estamos felizes em participar desse projeto ao lado do Instituto, cumprindo nosso propósito de incentivar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, fomentando a inclusão social”, ressaltou Lucas Baldisserotto, CEO do CIEE-RS.

 

A seleção abrangeu quatro polos de atuação que abrangem 14 municípios: Cachoeirinha, Alvorada, Canoas, Sapucaia do Sul, Eldorado, Guaíba, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Viamão, São José do Norte, Arroio do Meio, Estrela, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul.

 

As selecionadas receberão bolsas de estudo, suporte de saúde via telemedicina e, ao final do curso, notebooks, como incentivo para a continuidade dos estudos. O Instituto Lojas Renner defende que o fomento por meio da educação torna as comunidades mais fortes, à medida que essas jovens usam as novas habilidades para ajudar outras pessoas.

 

Gurias Conectadas

Dividido em dez módulos, o projeto aborda temas sociais, comportamentais e de planejamento de vida, como desenvolvimento de carreira, saúde, direitos humanos, combate ao bullying, políticas públicas, comunicação e liderança.

 

Nos módulos técnicos, as participantes aprenderão a utilizar ferramentas de produtividade, aplicar conceitos de design thinking, mídia e moda, além de noções básicas de inglês e inteligência artificial. Na modalidade fashion tech, os conteúdos incluirão inovação, sustentabilidade e aspectos da indústria da moda.

 

O programa também estimula o empreendedorismo feminino e o uso da tecnologia na programação, explorando temas como cooperativismo, divulgação de produtos, economia criativa 4.0 e comercialização em brechós.

 

O projeto tem como objetivo capacitar meninas em habilidades digitais, fortalecendo a autoconfiança e ampliando as oportunidades no mercado de trabalho. Ao aplicarem esse conhecimento nas comunidades, contribuem para um ciclo de transformação social positiva.

 

Sobre o Instituto Renner: O Instituto Lojas Renner (www.institutolojasrenner.org.br) tem como propósito transformar a vida de mulheres e suas comunidades por meio da moda. Como gestores do investimento social da Companhia Lojas Renner S.A., fomentamos iniciativas de inclusão produtiva nas áreas rurais e urbanas, seja via empreendedorismo ou empregabilidade, e de relacionamento com comunidades, de forma a contribuir para territórios prósperos para o protagonismo feminino. Desde sua fundação, em 2008, já investiu mais de R$ 90 milhões em mais de mil projetos espalhados pelo país, beneficiando cerca de 260 mil pessoas.

 

Sobre o CIEE-RS: Com 50 anos de atuação na capacitação e na inclusão de jovens no mercado de trabalho por meio de programas de Estágio, Aprendizagem e projetos socioeducacionais, o CIEE-RS (Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento humano, social e profissional. A instituição promove oportunidades para estudantes, sempre pautada em valores como ética, transparência, inovação e cooperação, contribuindo para uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para todos.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.