Casa Valduga homenageia sua história com experiências inéditas na Wine South America

Celebrando 150 anos, Grupo Famiglia Valduga estreia documentário que enaltece seu legado e apresenta os rótulos Maria Valduga Nature e Praeteritum, além da presença de um produtor internacional durante a feira.
Reconhecido como um dos mais prestigiados do Brasil na produção de vinhos e espumantes, o Grupo Famiglia Valduga alia tradição e inovação em um portfólio diversificado. Com seis marcas estratégicas - Casa Valduga, Domno Wines, Ponto Nero, Brewine Leopoldina, Casa Madeira e Vinotage -, a empresa produz bebidas à base de uva que se destacam no cenário mundial. Além disso, importa rótulos, desenvolve alimentos gourmet e cosméticos, e fomenta o turismo local.
Com 150 anos de legado da Famiglia Valduga no Brasil, a Casa Valduga se consolidou como uma das vinícolas mais renomadas do país, colecionando mais de 1.200 prêmios em concursos no Brasil e no exterior. Em 2024, foi eleita uma das 100 melhores vinícolas do mundo, tornando-se a primeira brasileira a integrar o ranking do World’s Best Vineyards.
Além da produção de vinhos, espumantes, licorosos e destilados, a marca é pioneira no enoturismo no Vale dos Vinhedos, com a criação do Complexo Enoturístico. O empreendimento oferece experiências completas com gastronomia, hospedagem e visitações, promovendo o contato com a cultura da uva, do vinho e da tradição italiana.
Para a Wine South America, a Casa Valduga preparou o lançamento de dois rótulos exclusivos: Maria Valduga Nature e Praeteritum. Também estreia o primeiro episódio do documentário A voz de quem faz, série que celebra os 150 anos de imigração da Famiglia Valduga até a consolidação da vinícola. Já a Domno Wines, importadora do Grupo, participa com uma seleção de rótulos de seu portfólio e promove uma ação em parceria com a produtora portuguesa Ganda.
O estande do Grupo Famiglia Valduga está localizado na Rua D-E, no Pavilhão A do Fundaparque. Outras marcas da empresa estarão representadas no local.
Casa Valduga apresenta, de forma exclusiva, rótulos Maria Valduga Nature e Praeteritum
Dona da maior cave de espumantes das Américas, com presença em quatro continentes e reconhecimento em 24 países, a vinícola acumula prêmios e agora apresenta dois novos rótulos: o espumante Maria Valduga Nature e o vinho Praeteritum, que terão lançamento oficial durante a Wine South America.
O espumante Maria Valduga Nature foi eleito o melhor do Brasil pelo Guia Descorchados 2025, somando 95 pontos, uma das notas mais altas da edição. Elaborado pelo método tradicional e maturado por 60 meses em cave, o rótulo traz um blend de 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir. Evidencia um perlage fino e persistente, com aromas de frutas cítricas cristalizadas, passas, amêndoas, nozes, especiarias doces e notas de torrefação como brioche, pão tostado e torrone. No paladar, destaca-se pela acidez equilibrada, cremosidade e final longo.
Já o vinho Praeteritum é um vinho nobre tinto meio seco, elaborado com as varietais Merlot e Marselan. Intenso e estruturado, tem taninos maduros, acidez vibrante e corpo potente, com alta capacidade de guarda. Os aromas remetem a vinhos licorosos, uvas passas, frutas maduras, geleias, além de notas minerais, turfa, defumado e tabaco.
Os dois rótulos estarão à venda em breve, mas poderão ser degustados com exclusividade no estande do Grupo durante o evento. O Maria Valduga Nature será comercializado a R$569,00, enquanto o Praeteritum a R$749,00.
Famiglia Valduga lança documentário “A voz de quem faz”
Além destes lançamentos, o Grupo Famiglia Valduga apresenta o documentário A voz de quem faz, produção dividida em sete capítulos que retrata a história e os pilares da Famiglia Valduga. Por meio de imagens de arquivo, fotos, depoimentos e materiais históricos, a série percorre desde a chegada da família ao Brasil até a consolidação da vinícola como referência no setor.
O primeiro episódio, que será exibido durante o evento, expressa uma narrativa sensível e poética sobre as origens da empresa, intercalando cenas atuais da vinícola com registros do passado. A narração conduz o espectador por uma jornada que valoriza o legado de Luiz Valduga, fundador da marca, e mostra a continuidade da história nas novas gerações.
O documentário será transmitido em sessões ao longo dos três dias da Wine South America, diretamente no estande do Grupo.
Domno Wines realiza ação com vinícola portuguesa Ganda
A importadora Domno Wines também participa do evento com uma ação especial ao lado da vinícola Ganda, de Portugal. Localizada na região de Lisboa, a Ganda produz vinhos inspirados nas tradicionais calçadas portuguesas e demonstra no evento seus rótulos, terroirs e processos de vinificação.
Para saber mais sobre as seis marcas do Grupo Famiglia Valduga, acesse: https://loja.famigliavalduga.
Sobre o Grupo Famiglia Valduga: com seis marcas estratégicas - Casa Valduga, Domno Wines, Ponto Nero, Casa Madeira, Brewine Leopoldina e Vinotage -, o grupo empresarial é referência na arte de elaboração de vinhos finos e espumantes, levando a excelência dos rótulos nacionais ao mercado mundial, com diversas premiações. Localizado na Serra Gaúcha, o grupo atualmente é conhecido pela diversidade dos negócios e qualidade dos produtos e serviços, englobando também cervejas artesanais, produtos gourmet, suco de uva, cosméticos e o primeiro Complexo Enoturístico do Brasil. Atualmente, a vinícola do grupo, Casa Valduga, se destaca por ser a primeira e única vinícola brasileira a figurar entre as 100 melhores do mundo, segundo o ranking do World’s Best Vineyards, além de possuir a maior cave de espumantes das Américas, com capacidade para armazenar mais de seis milhões de garrafas.
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