Design brasileiro da Uultis ganha vitrine global na ICFF de Nova Iorque

Com a estreia da coleção Simbiose nos Estados Unidos, marca reforça estratégia de expansão internacional
Com raízes no design brasileiro e um olhar voltado para o mundo, a Uultis desembarca em Nova Iorque de 18 a 20 de maio para participar da ICFF - The International Contemporary Furniture Fair, uma das principais vitrines globais do mobiliário contemporâneo. Em meio a tendências do setor, a marca de móveis de alto padrão do Grupo Herval (Dois Irmãos/RS) apresenta ao público a coleção Simbiose, enaltecendo as formas orgânicas, a cultura das cidades brasileiras e a sofisticação com propósito que define o seu DNA.
“A ICFF é uma vitrine estratégica para apresentar a originalidade e a excelência do design brasileiro da Uultis. Nossa participação busca fortalecer a presença internacional da marca, ampliar conexões com novos parceiros e abrir caminhos para a expansão em mercados-chave”, afirma Rodrigo Seger, vice-presidente do Grupo Herval, ao revelar os objetivos da marca no evento.
Para esta edição, a Uultis preparou uma seleção especial da coleção Simbiose, que será apresentada pela primeira vez ao público norte-americano. Entre os modelos selecionados estão Juruá, Urubici, Riva e Capitólio, peças que expressam a harmonia entre formas orgânicas e a riqueza cultural das cidades brasileiras. Elas materializam a essência da Uultis: design com alma brasileira, sofisticação e propósito”, destaca Seger.
Inspiradas em paisagens brasileiras e assinadas por diferentes designers, as peças apresentadas pela Uultis na ICFF 2025 reforçam a conexão da marca com a natureza e a cultura nacional. A poltrona Capitólio, desenvolvida pelo STUDIO +A!, traduz o charme rústico-chique da cidade mineira que lhe dá nome, com um design que complementa salas de estar contemporâneas. Já a cadeira Riva, criação de Aciole Félix, combina o dinamismo urbano à serenidade das margens de rios e lagos — referência direta ao significado italiano de “riva” — resultando em um mobiliário elegante, confortável e com elementos naturais integrados.
A poltrona Juruá, assinada por Sérgio Batista, evoca a riqueza da biodiversidade da Floresta amazônica e as curvas sinuosas do rio que a inspira, criando um refúgio de aconchego que remete ao calor humano das comunidades ribeirinhas. Com formas orgânicas e delicadas, a peça expressa uma conexão profunda com a natureza. Completando a seleção, o sofá Urubici, desenvolvido pelo Estúdio Uultis, remete ao clima acolhedor da Serra Catarinense. O modelo traduz o estilo de vida tranquilo e a beleza natural da região, entregando conforto com autenticidade e elegância.
Marca busca expandir presença internacional
A curadoria das peças e o design do estande da marca na feira foram planejados para traduzir os valores que a Uultis busca imprimir em cada criação: sustentabilidade, inovação e brasilidade. Entre os principais diferenciais da Uultis que vêm despertando atenção no mercado internacional estão o design autoral com identidade brasileira, o uso consciente de materiais sustentáveis, a alta qualidade construtiva e o acabamento artesanal. “São elementos que refletem não apenas estética, mas também compromisso com propósito e autenticidade”, reforça.
A presença na ICFF também representa uma oportunidade concreta de expansão para a Uultis. “A feira é uma plataforma sólida para geração de novos negócios e alianças estratégicas. Na última edição, registramos um expressivo interesse de compradores norte-americanos, resultando em parcerias relevantes e no fortalecimento da presença da marca nos Estados Unidos”, relembra Seger.
A participação recorrente em eventos internacionais faz parte do plano de consolidação da marca no cenário global. Além das feiras, a Uultis investe em uma presença física estratégica para consolidar sua atuação fora do Brasil. “Temos ampliado nossa presença por meio de pontos próprios em locais como Miami, Nova Iorque e Los Angeles”, ressalta. “Neste processo, os principais desafios envolvem a concorrência com marcas já consolidadas e a missão de comunicar, de forma eficaz, a intencionalidade e autenticidade do nosso design ao público internacional”, complementa Seger.
Sobre a Uultis: criada em 2016, Uultis, em latim, significa desejo, daí a inspiração para a criação da marca: um móvel com alma, que traduz o desejo contemporâneo do bem morar. A empresa alia a delicadeza do acabamento artesanal e das texturas naturais à alta tecnologia e capacidade produtiva do Grupo Herval, uma das maiores indústrias de móveis do Brasil. Atualmente, o Grupo exporta seu mobiliário para mais de 20 países, conta com um showroom em Miami (EUA) e loja em Nova Iorque. Mais informações: www.uultis.com e www.instagram.com/uultis.
COMENTÁRIOS