Seja bem-vindo
Caxias do Sul,27/04/2024

  • A +
  • A -

Mobilidade sustentável | Tecnologia Randon Solar inicia testes em campo

Fonte: ANK Reputation
Mobilidade sustentável | Tecnologia Randon Solar inicia testes em campo Foto Lucas Bergmann

Semirreboque equipado com placas fotovoltaicas vai rodar pelas estradas do Sul e Sudeste do país

 

A Randon cumpre mais uma etapa do processo de desenvolvimento da inovadora e exclusiva tecnologia Randon Solar. A empresa realizou a entrega técnica de um modelo Frigorífico para a fase de testes de campo com cliente parceiro. Nesta etapa, as equipes de engenharia e pesquisa buscam monitorar o comportamento do produto em uso real pelas estradas do Sul e Sudeste do país.

 

Durante um período de 4 meses, o veículo será monitorado para a coleta de dados. A Transportes Tozzo, empresa de Chapecó (SC) que atende importantes clientes dos setores de alimentos e bebidas, é a parceira nesta etapa, com entrega intermediada pelo distribuidor Randon Compasi. A cerimônia que marcou o início dessa etapa dos testes contou com a presença de lideranças da Randon e dos demais parceiros.

 

O Randon Solar, produto-conceito único na América Latina, converte energia dos raios solares por meio de painéis flexíveis de alta eficiência, ultrafinos e resistentes a variações climáticas, instalados na parte superior do semirreboque. A energia gerada é utilizada para alimentar o aparelho de refrigeração híbrido, o que reduz consideravelmente o uso de diesel durante a operação.


 

A tecnologia é dotada de um exclusivo algoritmo de gerenciamento de energia, que não necessita de nenhuma intervenção do operador para o funcionamento do sistema. Todos os dados, como status do sistema e performance da geração fotovoltaica, podem ser acessados por um aplicativo para dispositivos móveis ou por meio de uma interface disponível no próprio produto. A potência instalada com o sistema completo pode chegar a até 15 kW, com possibilidade de geração de até 11,5 mil kW ano.

 

Os benefícios do uso do Randon Solar incluem a melhora significativa na ergonomia do motorista, em função da redução de ruído, e uma economia de até 1,8 mil litros de diesel anualmente, que contribuem para a sustentabilidade ambiental, com uma redução de até 6 toneladas de gás carbônico lançadas na atmosfera por ano. A autonomia do produto é de cerca de 22 horas para cargas refrigeradas e de 5 horas para cargas congeladas.

 

“A experiência vivenciada, consolidando parâmetros técnicos necessários, é mais um passo na jornada de evolução de tecnologia, amplamente testada nos ambientes controlados dos nossos laboratórios de engenharia. Acreditamos muito no potencial desta tecnologia única, que possibilita uma operação mais sustentável, segura e silenciosa. O Randon Solar mostra, mais uma vez, que colocamos o nosso compromisso de sustentabilidade na prática, com tecnologias alinhadas a esse propósito", salienta o COO da Randon, Sandro Trentin.

O produto-conceito foi desenvolvido com parcerias do Instituto Hercílio Randon (IHR) e do Centro Tecnológico Randon (CTR). A tecnologia Randon Solar é totalmente compatível com as aplicações de inteligência embarcada da solução Randon Smart e com o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.