Seja bem-vindo
Caxias do Sul,29/04/2024

  • A +
  • A -

PRD | Fusão entre o PTB e o Patriotas já movimenta o cenário político municipal

Fonte: Laudir José Dutra
PRD | Fusão entre o PTB e o Patriotas já movimenta o cenário político municipal Foto Arquivo Jornal Ponto Inicial


O PRD está se consolidando como uma agremiação política importante no cenário nacional. É novo, mas tem história. O PRD é “Natu Nobilis”, nasceu conhecido, nasceu notável, distinguido.

Fruto da fusão entre PTB e Patriotas, fusão esta que hoje é a terceira maior sigla do país, contando com aproximadamente um milhão e trezentos mil filiados.

A aprovação foi um pouco demorada em razão de alguns recursos e procedimentos burocráticos e legais, entre os quais a troca de nome (+ Mais Brasil). A nova sigla herda patrimônio e dívida dos dois partidos.

História do PTB

Sua principal bandeira é o TRABALHISMO, aquele mesmo de Getúlio Vargas, (o verdadeiro pai dos pobres) de Alberto Pasqualini (o grande teórico do trabalhismo), de João Goulart, de Brizola, de Simon, de Fernando Ferrari (com o Movimento Trabalhista Renovador) e de tantos outros no decorrer de sua profícua existência.

O PTB notabilizou-se como partido das grandes conquistas sociais, tais como: Regras Trabalhistas (CLT – 922 artigos), jornada de oito horas, segurança de trabalho (Periculosidade e insalubridade), salário mínimo, horas extras, semana de 48 horas, carteira profissional, férias remuneradas, regulamentação do trabalho da mulher e do menor, direito aposentadoria e pensões, voto feminino e 13° salário (13.07.62) do deputado Floriceno Paixão.

Notabilizou-se também o PTB pelos grandes avanços sociais e econômicos do Brasil: Modernização da infraestrutura nacional, dos Conselhos Nacionais da Política Industrial e Comercial, da Companhia Siderúrgica Nacional, da Vale do Rio Doce, da Hidrelétrica do São Francisco, da Petrobrás (o Petróleo é nosso), da aceleração da indústria nacional.

Quanto ao Patriota, sucessor do PEN (Partido Ecológico Nacional), herdou a preocupação com a ecologia conjugada com o desenvolvimento sustentável. Também, os princípios religiosos, o nacionalismo, o liberalismo e o progressismo.

As cores do Patriota, verde e amarelo estão contempladas na nova sigla, resumidamente, o PRD é um partido de centro/direita - direita/centro e consiste em um partido com amplo espaço para os movimentos sociais, para a mulher e para a juventude.

Continua acreditando que o trabalho é um dever social sob quaisquer de suas formas, manual, intelectual e técnica. Livre iniciativa e desburocratização estão no seu DNA.

Enfim, o PRD tem tudo para se tornar um divisor de águas no cenário político nacional, opinião compartilhada e difundida entre a cúpula da nova sigla.

O ex-vereador, ex-prefeito de Caxias do Sul e atual chefe de gabinete do prefeito Adiló Didomênico, Flávio Cassina, presidente do PRD no município, conversou com a nossa reportagem sobre as diretrizes e os encaminhamentos que estão sendo dados em função das próximas eleições municipais que se avizinham, salientando que o processo de fusão entre PTB e Patriota já tramite há bastante tempo e que agora teve o despacho favorável da Ministra Carmen Lúcia.

Jornal Ponto Inicial - Vencido todos os entraves, agora é trabalhar para dar visibilidade ao novo partido?

Flávio Cassina - “Tivemos algumas dificuldades em razão da presença nacional do PTB, através da pessoa do senhor Roberto Jefferson, que cometeu alguns desatinos, outros encaminhamentos errados que culminaram que o PTB conseguiu eleger pouca gente e houve uma migração muito grande de deputados que foram embora do partido e isso nos trouxe uma situação desconfortável e beirou quase quer ao fechamento. Houve também uma aproximação com o Patriota que também era um partido estruturado, que fecha com o pensamento do PTB e que por esse motivo oportunizamos esta fusão criando a sigla PRD, Partido da Renovação Democrática que traz muita coisa boa, que nos deixa confortável para encaminhar nossas demandas que sempre foram voltadas para o trabalhismo. O Patriota tinham também muitas propostas nacionalistas e hoje se consolida uma agremiação. Com pouca representação ainda, mas que ao longo do tempo vai se tornar uma força nacional, não deixando nada a desejar com relação a outros grandes partidos existentes no Brasil.

Salientar que o PTB tinha em Caxias do Sul uma das maiores filiações partidárias, em torno de 3 mil filiados e o Patriota 1 mil, portanto temos uma força de 4 mil filiados. No Brasil este número gira em torno de 1,3 milhões, a terceira maior número de filiações o que nos credencia a lutar por grandes coisas já nas próximas eleições”

Ponto Inicial - A força de quatro mil filiados podem manter a base representativa na câmara de vereadores?

Flávio Cassina - “Na eleição passada conseguimos eleger 3 vereadores com a maior número de votação entre todos os partidos que concorreram ao pleito. A meta é um pouco mais ambiciosa, pois pretendemos manter os nossos três nomes na câmara e lutar para colocar mais um nome e assim ficarmos ainda mais fortes para num futuro bem próximo brigarmos em igual condição com as outras agremiações, especialmente dentro do nosso cenário local”.

Ponto Inicial - Qual o norte a ser percorrido decorrente desta fusão e dentro daquilo que já havia sido planejado?

Flávio Cassina - “Em princípio, enquanto PRD, estamos alinhados como prefeito Adiló Didomênico e pretendemos conquistar sua reeleição, pois a familiaridade nas ideias é muito grande e até porque ele é egresso do PTB, partido pelo qual militamos conjuntamente durante mais de 30 anos”

Ponto Inicial - Poderia então sair dessa fusão PTB/Patriota o nome para compor a chapa como vice do atual prefeito Adiló?

Flávio Cassina - “O que o nosso prefeito tem falado reiteradas vezes é que o seu partido PSDB não pretende concorrer com chapa pura, por isso esses cinco partidos que compõem a base do governo municipal vão indicar o nome do vice, essa é uma promessa do prefeito Adiló reiteradas vezes”

Ponto Inicial - O governador Eduardo Leite pode intervir nessa questão e opinar sobre o que é melhor para a candidatura à prefeitura de Caxias do Sul?

Flávio Cassina - “Acredito que sim porque existe uma parceria interessante no governo do RS, pois o vice dele é do MDB e ele é uma pessoa influente e evidentemente que não preciso dizer o quanto o peso que ele pode ter nessa questão de escolha dos nomes para a nossa chapa. Tudo pode acontecer dentro deste cenário que está sendo posto”.

Ponto Inicial - Qual a ideia que tens da política para Caxias do Sul, pensando é claro no município e não à nível de Brasil que sempre gera debates acalorados e opiniões contrárias?

Flávio Cassina - “Nós temos que evitar sempre os extremistas, uma candidatura de extrema direita é perigosa e de extrema esquerda não precisa nem falar, então estamos numa situação, usando uma palavra latina, in medio virtus, no meio está o melhor caminho, o Adiló representa um meio termo interessante, já provou isso com as diversas iniciativas que ele vem implementando na cidade. Indiscutivelmente é a melhor opção para Caxias do Sul nesse momento. Talvez o único pecado que ele tenha cometido é o fato de não ter se preocupado em ir para a mídia divulgar o seu trabalho, é uma característica dele, tanto que apelidamos ele carinhosamente de prefeito tatu, pois a cidade nesse momento especialmente é um canteiro de obras, com iniciativas implementadas na rede pública de água e esgoto e que precisavam ser feitas, mesmo com todos os transtornos que elas geram para a população. É preferível ser criticado agora do que depois ocorrer problemas mais graves, especialmente na mobilidade das pessoas”.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.