Seja bem-vindo
Caxias do Sul,29/04/2024

  • A +
  • A -

Mimulus Cia de Dança apresenta: exposição e espetáculo "FLORES DE CORAGEM - Mimulus 30 anos", no Centro Cultural Unimed-BH Minas.

Fonte: A Dupla Informação
Mimulus Cia de Dança apresenta: exposição e espetáculo Daniel Vidal Espetáculo Flores de Coragem

A programação em comemoração aos 30 anos da Mimulus Cia de Dança será oferecida de forma inteiramente gratuita e ainda conta com roda de conversa sobre o processo criativo do grupo.

A Associação Cultural Mimulus promove neste final de semana uma programação inteiramente gratuita com o objetivo de celebrar seus 30 anos de atividades. Entre as atividades estão a apresentação da exposição e do espetáculo “POTÊNCIA DE VIDA - FLORES DE CORAGEM, Mimulus 30 anos”, criados em homenagem a Baby Mesquita — fundadora, diretora, produtora, e figurinista da Mimulus.  

A exposição apresenta parte do acervo de figurinos da Associação Cultural Mimulus, reunindo peças que fizeram parte de grandes momentos da trajetória da companhia entre os anos de 2000 e 2018, celebrando a vida e a arte de Baby Mesquita. Em algumas criações, Baby contou com parcerias importantes, incluindo nomes, como Ronaldo Fraga, Juliana Macedo e Ednara Botrel.

O espetáculo reúne os melhores momentos da trajetória da Mimulus Cia de Dança, com coreografias que fizeram parte de sete espetáculos que integram o repertório do grupo, criados entre os anos 2003 e 2018 e que já passaram por mais de 80 cidades, de 14 países. Fragmentos marcantes nesse percurso que Baby Mesquita, de muitas formas, inspirou e possibilitou que fossem criados.

“O processo de concepção deste espetáculo surge a partir de um convite da Fundação Municipal de Cultura para que a gente fizesse uma exposição do acervo de figurinos e uma apresentação no Teatro Marília, em 2022, em homenagem à minha mãe, Baby Mesquita. Essa exposição era um sonho antigo dela e foi o pontapé inicial para o desenvolvimento do espetáculo. “FLORES DE CORAGEM - Mimulus 30 anos” é uma montagem que reúne elementos de diversos espetáculos e também apresenta, no seu cenário, esses figurinos que fazem parte da história do grupo. Foi uma oportunidade muito gostosa de poder revisitar criações antigas, mas ao mesmo tempo um trabalho muito complexo, uma vez que temos um repertório muito vasto. O espetáculo é, na verdade, uma grande celebração da nossa história e termina com um baile, primeiramente no palco e em seguida levando os bailarinos para a plateia, em contato direto com o público. Temos certeza que será uma apresentação emocionante, tanto para o elenco quanto para a plateia”, destaca Jomar Mesquita, diretor artístico e coreógrafo da Mimulus.

Mimulus é uma flor conhecida como a 'planta da coragem’. Essa é a razão do nome, escolhido pela fundadora. Após 33 anos de escola e 30 anos de companhia, a Mimulus segue em atividade com diversos projetos, seguindo o propósito de Baby, de utilizar as danças de salão como referência para a criação de “dança”, com assinatura própria. Desta forma, o grupo compartilha de um lugar comum e coeso voltado para a pesquisa, criação, colaboração, experimentação e conexão entre dois corpos que dançam juntos, mesmo em tempos de tanta desconexão física.

Baby Mesquita se dedicou integralmente às artes por mais de três décadas. Foi a criadora por trás de todas as ações da Mimulus Cia de Dança, desde a concepção do projeto, conceito do grupo e também dos figurinos dos espetáculos que integram o repertório da Mimulus.  

Um pouco de história:

Apaixonados pelo prazer proporcionado pelos bailes, onde reinavam os passos das danças de salão, Baby e João Baptista Mesquita, tornaram-se professores e foram pioneiros no ensino das danças de salão de forma sistematizada, em Belo Horizonte. Com a fundação da primeira escola especializada nessa modalidade e em seguida a Mimulus Escola de Dança - em 17 de novembro de 1990 - promoveram uma grande reestruturação metodológica no ensino das mesmas e acabaram por transformar a cultura das danças a dois em Minas Gerais.

Em 1992, foi formado então um grupo composto por oito crianças, alunos da Mimulus Escola de Dança. Esse grupo foi o embrião da Mimulus Cia de Dança, que se profissionaliza no ano 2000, com a formação da Associação Cultural Mimulus. Presidida por Baby Mesquita durante 22 anos, além de possibilitar a estrutura necessária para o funcionamento da Mimulus Cia de Dança, tornou-se responsável pela realização de importantes ações educativas e sociais, de formação artística e técnica; intercâmbios com outros grupos e profissionais; atividades de formação de público; intervenções urbanas; apresentações para escolares da rede pública de ensino; palestras para empresas; entre outras.

Ficha Técnica:

Direção Artística: Jomar Mesquita

Coreografia: Jomar Mesquita, com a colaboração dos integrantes da Cia

Bailarinos: Alec Santino, Andrea Pinheiro, Fabiana Dias, Guilherme Serpa, Jomar Mesquita, Juliana Macedo, Pâmela Seval e Rodrigo de Castro

Participação Especial: Parceiros Mimulus e Alunos da Mimulus Escola de Dança

Figurino: Baby Mesquita, Juliana Macedo e Ronaldo Fraga

Cenografia: Ed Andrade

Iluminação: Junior da Mata, Ed Andrade e Jomar Mesquita

Fotografia: Daniel Vidal, Guto Muniz e Andrea Pinheiro

Seleção Musical e Mixagem: Jomar Mesquita

Comunicação: Guilherme Guedes

Assessoria de Imprensa: A Dupla Informação

Produção: Amora Produções Artísticas e Fábio Ramos

Consultoria Internacional: Guy Darmet

Apoio Eterno: João Baptista Mesquita, Baby Mesquita

Realização: Associação Cultural Mimulus

 

Link para fotos da exposição:

https://drive.google.com/drive/folders/ 1idwjceFSgQZCifhXAjLCPXcZLvXXevyN?usp=sharing

 

Link para fotos da Mimulus Cia de Dança:

https://drive.google.com/drive/folders/ 1rZUWHbBqPja8IBRlxX5yuEpzxfhICD_F?usp=sharing

 

Serviço:

 

Mimulus Cia de Dança promove programação em comemoração aos 30 anos de atividades

 

Dias 19 e 20 de abril, no Centro Cultural Unimed-BH Minas(Rua da Bahia, 2244 - Lourdes)

 

Programação:

 

19/04 - sexta-feira

 

Exposição de Acervo de Figurinos

Visitação: a partir das 10h.

 

20h - Roda de conversa sobre os Bastidores da Mimulus Cia de Dança

 

20/04 - sábado

 

Exposição de Acervo de Figurinos

Visitação: a partir das 10h.

 

21h - Apresentação do espetáculo “Flores de Coragem, da Mimulus Cia de Dança”

Ingressos gratuitos mediante retirada no Sympla

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.