Registros nômades de Flavio Del Mese

Nas memórias de um cidadão do mundo, um pouco da história do século XX
ÓRBITA LITERÁRIA 463
07 de abril de 2025, 19h30
Livraria Do Arco da Velha – Rua Dr Montaury, 1570 – Caxias do Sul
Registros nômades de Flavio Del Mese
Painelistas: Susana Gastal e Flavio Del Mese
Curadoria: Ernani Viana
Tema da Curadoria: Literaturas e Viagens
Flavio Del Mese costuma afirmar que nasceu em Caxias do Sul com 01 ano de idade. Natural do Terceiro Distrito de Boa Vista do Erechim (atual Muçum) e filho de imigrantes italianos, Flavio chega aos 90 anos e registra histórias de sua rica vivência como automobilista, fotógrafo, piloto da aviação civil, correspondente de guerra, cozinheiro, colecionador de arte e viajante profissional. Na década de 80 inaugurou, em Porto Alegre, o Studio Flávio Del Mese, com o objetivo de incentivar as pessoas na arte de viajar.
Painelistas Susana Gastal
Na próxima segunda-feira, dia 07 de abril, às 19h30, a Órbita Literária 463 reúne os painelistas Susana Gastal e Flavio Del Mese, com curadoria de Ernani Viana. No evento também acontece o lançado o livro “Flavio Del Mese: Um nômade pelo Mundo” (Libretos Editora, 272 páginas), de autoria de Susana e Flávio. O evento ocorre na Livraria Do Arco da Velha (Rua Dr Montaury, 1570), em Caxias do Sul.
Desbravador
A partir de década de 1960, viajou o mundo. Houve Buenos Aires, Londres e Paris, Itália, China e Sudeste Asiático, Austrália e Nova Zelândia, entre muitas outras geografias. Parte importante dos deslocamentos, antes como profissional e depois por amor à arte, a captura de boas imagens.
Resultado, apenas o Image Bank, de Nova York, chegou a disponibilizar mais de 63.000 de suas fotografias. Imagens que registraram a Guerra do Vietnã e do Camboja, a China da revolução cultural de Mao, o Tibet dos Lamas, a luz intensa dos países nórdicos, a vastidão do Saara, os então novos mundos da Oceania. O exímio viajante percorreu mais de 60 países.
Livro
A publicação tem edição, design gráfico e coordenação de produção de Clô Barcellos e fotografia e edição de imagens do ensaio Casa Del Mese de Marco Nedeff, além imagens antigas, históricas e atuais, além de um mapa dos países citados.
A reunião do material iniciou em 2018. Eram conversas abertas, sem roteiro prévio, seguindo apenas o ritmo da fala mansa e vibrante de Del Mese, ao relatar suas memórias de sujeito que percorreu muitos mundos. As possíveis curiosidades dos leitores sobre os caminhos remotos que antecederam o viajante são trazidas no decorrer dos capítulos, abordando as raízes familiares; a atuação como piloto da aviação civil; a trajetória como piloto de competições automobilísticas, aliás, integrante da primeira Equipe de Fábrica do Brasil, a vitoriosa equipe da DKW-Vemag; a vida de fotógrafo.
COMENTÁRIOS