Seja bem-vindo
Caxias do Sul,02/05/2025

  • A +
  • A -

Como a gestão cultural impulsiona a relevância cultural e turística de grande eventos | Case Festa das Colheitas

Fonte: Dinâmica Conteúdo Inteligente
Como a gestão cultural impulsiona a relevância cultural e turística de grande eventos | Case Festa das Colheitas Foto Júlio Soares
Publicidade

Com curadoria artística de Cali Troian, evento conquistou o gosto do público e tornou-se referência em experiência e identidade local

O sucesso de um evento cultural vai além da programação e da infraestrutura: ele está diretamente ligado à forma como é concebido e gerido. Uma gestão especializada, com olhar estratégico e sensibilidade cultural, é essencial para transformar projetos turísticos e culturais em experiências marcantes e sustentáveis. A 4ª Festa das Colheitas 2025, realizada entre os dias 7 e 23 de março em Caxias do Sul (RS), exemplifica esse potencial. No quesito artístico e cultural, sob a liderança da gestora cultural Cali Troian, o evento não apenas celebrou as tradições italianas, mas também alcançou novos patamares na experiência do público, na curadoria artística e na captação de recursos.

Desde o início de sua participação na organização do evento, Cali assumiu a responsabilidade de conceituar e estruturar a Festa das Colheitas como um projeto cultural de relevância. "O sucesso de um projeto cultural depende de seu mérito simbólico. Não se trata apenas de captar recursos, mas de criar uma experiência significativa para a comunidade. A curadoria pressupõe um olhar atento e afetuoso ao que o evento representa para a comunidade", explica. A gestora trabalhou na definição de um conceito que valorizasse as raízes italianas da região, em especial os 150 anos da imigração italiana.

Com um olhar estratégico para a experiência do público, a curadoria foi pensada para proporcionar vivências culturais autênticas. "Não basta oferecer entretenimento, é preciso entregar cultura e conexão com as tradições. O turismo criativo foi um dos pilares desse processo, permitindo que os visitantes não apenas consumissem produtos, mas vivenciassem sua produção. Todas as vivências que nós trouxemos foram realizadas com o intuito de oportunizar ao visitante o enriquecimento e a ampliação do seu conhecimento em relação àquilo que é a nossa cultura de fato", ressalta Cali.

 

Atividades da Festa das Colheitas

O evento promoveu atividades como oficinas artesanais, experiências interativas e momentos de imersão no Talian, considerado Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e reconhecido por lei como a segunda língua oficial de Caxias do Sul.

Outro destaque da gestão cultural foi a criação do projeto "Mãos da Nossa Terra", que teve como objetivo fomentar a produção artesanal local e criar um produto identitário para Caxias do Sul. "Sentimos a necessidade de ter um produto que representasse nossa cultura e pudesse ser levado como lembrança da cidade. Para isso, promovemos uma seleção transparente de artesãos e oferecemos consultoria especializada para elevar o padrão de produção", detalha a gestora. O resultado foi a inauguração da loja conceito na festa, reforçando o valor da economia criativa local.

Entre os produtos culturais desenvolvidos está o Filó Cênico-Musical, uma experiência imersiva que resgata a história dos filós italianos e foi apresentada integralmente em Talian. "Foi um grande sucesso de público e um exemplo de como a cultura pode ser transformada em produto turístico. A ideia é que ele se torne uma atração recorrente em eventos da cidade", destaca Cali.

Com um modelo de gestão baseado na transparência, no respeito às tradições e na inovação, a Festa das Colheitas 2025 mostrou que a cultura pode ser um diferencial estratégico para eventos de grande porte. "A gestão cultural é um trabalho profundo, que envolve curadoria, estratégia e um olhar cuidadoso para o público. E os resultados mostram que esse é o caminho para consolidar a festa como um grande evento turístico e cultural", observa Cali.

Para ela, a expectativa é continuar trabalhando e contribuindo para projetos importantes que causem impacto positivo em Caxias do Sul e região. “Essa experiência foi muito gratificante, não somente pelos resultados em si, mas principalmente ao ouvir e acolher as pessoas, estar próximo do público e dos expositores. Foi um processo muito enriquecedor para ambas as partes”, pontua.


Sobre Cali Troian

Caliandra Paniz Troian é graduada em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com pós-graduação em Gestão Cultural pelo SENAC/SP e extensões em Administração Pública da Cultura e Gestão de Bens Culturais. Atualmente, cursa mestrado em Turismo e Hospitalidade pela UCS.

Proprietária da Cali Gestão Cultural e Comunicação, além de gestora cultural da Festa das Colheitas, atua como diretora executiva do Grande Espetáculo de Natal; é idealizadora e diretora-curadora do Téti – Festival de Arte e Cultura para a Infância e do Teatro em Família; é produtora cultural do Encanto de Natal de Ana Rech; e idealizadora do Téti na Colônia. Também é vice-coordenadora do Núcleo de Turismo de Experiências da CIC Caxias e gestora de projetos culturais no Instituto Ítalo Victor Bersani.

Produtora e gestora cultural com ampla experiência há quase 20 anos, foi presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Caxias do Sul, colegiado setorial de Teatro, comissões de avaliação de projetos culturais e outros grupos de trabalho do setor. 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.