Marché du Film 2025 | Festival do Rio apresenta o cinema brasileiro no programa Goes to Cannes

Parceria com o Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual faz do Festival do Rio um dos protagonistas nacionais na edição que celebra o Brasil como o país de honra, dentro do maior mercado de cinema do mundo
O Festival do Rio será um dos representantes do Brasil na edição de 2025 do Marché du Film, o maior encontro do mercado de cinema do mundo e a principal plataforma internacional da indústria audiovisual. Parte integrante do 78º Festival de Cannes, o mercado acontecerá entre 14 e 20 de maio.
O Brasil foi convidado como País de Honra / Pays d'Honneur na edição de 2025, dentro do Marché du Film, celebrando os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França. A iniciativa é organizada pelo Ministério da Cultura do Brasil (MinC) em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio do Instituto Guimarães Rosa (IGR), da Embaixada do Brasil em Paris e da ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
Diversos programas especiais de indústria e mercado proporcionarão aos profissionais brasileiros presentes ao evento oportunidades de encontros e negócios em todas as áreas do audiovisual. O Festival do Rio foi convidado pela Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC) para ser co-realizador do programa Goes to Cannes para apresentar projetos brasileiros em pós-produção, a distribuidores, agentes de vendas e programadores de festivais internacionais.
Uma curadoria especial foi criada — a partir de edital do Ministério da Cultura / SAv — para esta vitrine internacional. Serão apresentados projetos do cinema brasileiro em diferentes estágios de finalização e que expressam a força da diversidade narrativa, estética e cultural da produção nacional. É também uma oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido pelo Festival do Rio, e sua grande janela de programação de filmes brasileiros, a Premiere Brasil, reafirmando seu papel estratégico na promoção e no fortalecimento da cultura nacional.
“Este é um momento muito estratégico e relevante para o cinema brasileiro, com grandes possibilidades de expansão do nosso audiovisual pelo mundo. Melhor espaço que o Marché du Film não existe. Uma presença massiva da indústria brasileira nesse universo pode solidificar e abrir novas portas para as imagens brasileiras globalmente. O Festival do Rio tem uma grande honra de poder fazer parte desse processo, resultado de um longo trabalho de internacionalização do nosso audiovisual”, comenta Ilda Santiago, diretora executiva de Programação e Projetos Internacionais do Festival do Rio.
O encontro especial do Festival do Rio dentro do programa Goes to Cannes acontece no dia 17 de maio, sábado, das 12h às 13h50 no horário local, como parte da programação oficial voltada para o mercado audiovisual.
Os projetos que serão apresentados são:
- EU VOU TER SAUDADES DE VOCÊ (Amanda and Caio), de Daniel Ribeiro
Produzido por Lacuna Filmes (Diana Almeida e Daniel Ribeiro)
- CLARICE VÊ ESTRELAS (Clarice and the Stars), de Leticia Pires
Produzido por Aurora E2 e Luminar (Marcos Pieri e Letícia Pires)
- NÃO ESTAMOS SONHANDO (We Are Not Dreaming), de Ulisses Arthur
Produzido por Céu Vermelho Fogo Filmes (Alessandra Moretti e Ulisses Arthur)
- VIRTUOSAS (Virtuous Women), de Cíntia Domit Bittar
Produzido por Novelo Filmes (Ana Paula Mendes e Cíntia Domit Bittar)
- CRIADAS (Sistermaids), de Carol Rodrigues
Produzido por Gato do Parque Cinematográfica (Julia Zakia e Carol Rodrigues)
Para acompanhar todos os desdobramentos dessa participação, siga as redes sociais e o site oficial do Festival do Rio. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre outras ações previstas para a presença do Brasil no Marché du Film.
Sobre o programa Festival do Rio Goes to Cannes
Criado como um programa especial apresentado dentro do Marché du Film e do Festival de Cannes, a iniciativa Goes to Cannes convida anualmente festivais e mercados de todo o mundo a apresentarem projetos originais em estágio de finalização. Cada seleção é conduzida pelos próprios festivais convidados, que podem destacar sua identidade e seu olhar curatorial para executivos e profissionais presentes ao Festival de Cannes. Na edição deste ano do programa Goes to Cannes, completam o time de parceiros eventos e instituições como o Adelaide Film Festival (Austrália); o HAF Hong Kong – Asia Film Financing Forum (Hong Kong); Istanbul Film Festival e a Başka Sinema (Turquia); e o Tallinn Black Nights Film Festival (Estônia).
A presença do Festival do Rio no Goes to Cannes ganha ainda mais relevância em 2025, ano em que o Brasil é homenageado como País de Honra / Pays d’Honneur dentro do Marché du Film. Uma delegação extensa de profissionais brasileiros de todos os setores do audiovisual marcará presença no Festival de Cannes, participando de programas, encontros e debates com executivos do mundo todo. Neste ano são celebrados os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França e realiza-se a Saison Croisée Brasil França, com uma programação extensa na França e no Brasil.
O Festival do Rio receberá vários projetos dessa comemoração em sua edição de 2025, que acontece de 2 a 12 de outubro (mais detalhes em breve).
Sobre o Marché du Film
Reconhecido como o maior evento de negócios da indústria cinematográfica mundial, o Marché du Film — parte integrante do Festival de Cannes — reúne os mais importantes profissionais do setor audiovisual. Com mais de 15 mil participantes de 140 países, incluindo compradores, agentes de vendas, produtores, distribuidores, representantes de festivais e instituições de cinema, o mercado conta com 600 expositores espalhados por Cannes, 1.500 sessões de exibição, 250 eventos voltados à indústria e mais de 20 programas especializados. Local ideal para uma presença maior do Festival do Rio e de projetos brasileiros em busca de mercados internacionais.
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é o grande encontro audiovisual da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos mais de 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público, e de mão de obra, o Festival do Rio já capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do Festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.
Para mais informações: festivaldorio@atomicalab.com.br
COMENTÁRIOS