Seja bem-vindo
Caxias do Sul,14/05/2025

  • A +
  • A -

14º Fórum Energiplast debate soluções sustentáveis para resíduos sólidos durante a Fiema Brasil 2025

Fonte: Joice Cougo - Usina de Notícias
14º Fórum Energiplast debate soluções sustentáveis para resíduos sólidos durante a Fiema Brasil 2025  Divulgação
Publicidade

Evento gratuito promovido pelo Sinplast-RS e Instituto SustenPlást acontece em Bento Gonçalves e reúne especialistas para discutir energia a partir de resíduos 


O futuro sustentável da gestão de resíduos sólidos será o assunto central do 14º Fórum Energiplast, que ocorre no dia 22 de maio, das 9h30 às 18h, durante a Feira Fiema Brasil, no Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS). Com o tema “Do resíduo à energia: tecnologias e cases de sucesso”, o evento é promovido pelo Sinplast-RS (Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul) e pelo Instituto SustenPlást, sob a coordenação de Luiz Henrique Hartmann, líder do Comitê de Reciclagem do Sinplast-RS. A participação é gratuita.  


A programação reúne especialistas, empresas e representantes de entidades públicas e privadas para debater soluções tecnológicas voltadas ao tratamento e à valorização energética de resíduos sólidos, com destaque para temas como Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR), triagem automatizada em aterros sanitários e reciclagem mecânica de plásticos.  


A solenidade de abertura inicia às 9h30, seguida do Painel Energia, às 10h20, que será mediado por Manoel Lisboa, engenheiro de materiais e consultor pela Valorização do Plástico pelo Sinplast-RS. Nele, Yuri Schmitk, da Associação Brasileira de Energia de Resíduos (ABREN), abordará o potencial da recuperação energética no Rio Grande do Sul. Na sequência, Rodrigo Bombonatto Assumpção, superintendente de Engenharia e Energia no grupo Orizon Valorização de Resíduos, apresenta o case da URE Barueri: energia renovável a partir de resíduos.  


O evento discutirá ainda o licenciamento ambiental de atividades para geração de energia a partir de resíduos, com a participação de Daiene Gomes Zagonel, analista da Divisão de Resíduos Sólidos e Áreas Contaminadas (DIRS) e coordenadora do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM). Na parte da tarde, acontecerá o painel Cases de Reciclagem Mecânica com experiências bem-sucedidas das empresas Total Pet, Alcaplas, LAR Plásticos, Plastiweber e Resiban, sob mediação de Luiz Henrique Hartmann.  


Com foco em inovação e sustentabilidade, o Fórum Energiplast se consolida como um dos principais espaços de diálogo sobre economia circular, gestão de resíduos e transição energética no setor plástico do país. O evento conta com patrocínio de Abiquim, Capital Reciclados e Plastiweber, parceria da Revista Plástico Sul e apoio de Abiplast, Adirplast, Braskem, Comeplax, Fepam, Fiergs, Fundação PROAMB, Simplás e Simplavi. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo link: https://sigevent.pro/fiema/visitantes_venda_codigo/?id_edicao=39&idioma=portugues&item=249. As vagas são limitadas.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.