Últimos dias para se inscrever no curso gratuito de gastronomia da Nestlé | Prazo vai até 18 de maio

A 11ª edição do programa "YOCUTA - Jovens Talentos Culinários" vai capacitar 1.200 jovens de 18 a 29 anos em técnicas de cozinha e desenvolvimento profissional
São Paulo - Se encerram no domingo, 18 de maio, as inscrições para a 11ª edição do Nestlé Yocuta - Jovens Talentos Culinários, iniciativa que tem o objetivo de contribuir para a empregabilidade do jovem no ramo da Gastronomia. O programa oferece 1.200 mil vagas gratuitas para jovens com idades entre 18 e 29 anos de todo o Brasil.
As inscrições devem ser feitas pelo site: https://www.
Serão mais de 50 horas de conteúdo, com aulas divididas em 14 módulos, que podem ser realizados ao longo de cinco semanas. As trilhas de aprendizado abrangem temas relacionados a empreendedorismo, mercado de trabalho e nutrição, entre outros. Neste ano, pela primeira vez, os alunos terão capítulos sobre segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos, fruto da parceria com a Fundação Nestlé e a ONG Gastromotiva.
Após a etapa online, 80 alunos com melhor desempenho avançam para a fase presencial, nas quais terão aulas práticas e teóricas. Outra novidade do ciclo de 2025 está na realização de rodadas presenciais no Rio de Janeiro, além das classes já tradicionalmente conduzidas em São Paulo. A fase carioca acontecerá no Refeitório Gastromotiva, que oferece cerca de 100 refeições diárias para a população em situação de rua.
“A cada edição, a Nestlé percebe o impacto que o Yocuta gera na vida desses jovens. A gastronomia é um dos setores que mais gera emprego no país, além de ser um campo amplo para o empreendedorismo individual. Estamos também entusiasmados com a parceria com a Fundação Nestlé e a Gastromotiva, ampliamos a formação para temas como segurança alimentar e combate ao desperdício”, afirma José Argolo, Business Executive Officer de Nestlé Professional no Brasil.
O Programa já impactou mais de 3.000 jovens no Brasil ao longo dos últimos dez anos, impulsionando a conexão desses jovens com grandes parceiros comerciais. Este ano, à medida que as aulas virtuais acontecerem, as pessoas participantes construirão seu próprio currículo, que será disponibilizado pela Nestlé aos parceiros com oportunidades em aberto. O Nestlé Yocuta é desenvolvido pela unidade de negócio de Nestlé Professional - braço de Food Services da Nestlé.
Para David Hertz, fundador da Gastromotiva, “combater o desperdício de alimentos é uma responsabilidade coletiva. Cada alimento que vai para o lixo representa não apenas a perda de recursos, mas também o agravamento da crise climática — cujos impactos recaem, sobretudo, sobre as populações em situação de vulnerabilidade. Com esta parceria, queremos capacitar pessoas para transformar esse ecossistema e impulsionar um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.”
Talento em prática
A vencedora da edição 2024 do Yocuta, Caroline Barbosa, foi impulsionada a continuar na área. “O programa foi uma abertura de horizontes para minha vida. Eu tive a oportunidade de conhecer outros jovens e me identifiquei com os objetivos de carreira deles, fui inspirada pelas histórias dos chefs que compartilharam um pouco das suas trajetórias. Realizei um sonho participando do programa e conquistar o primeiro lugar foi a cereja do bolo, porque jamais imaginei que seria capaz de tanto. A participação foi um incentivo para continuar buscando crescer na minha carreira, e quem sabe me tornar uma grande chef no futuro”. A aluna continua a cursar gastronomia, trabalhou como chef em uma empresa de alimentação para o setor aéreo e, atualmente, trabalha em projetos próprios de confeitaria.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
Sobre a Fundação Nestlé
Criada em 1987, a Fundação Nestlé Brasil tem como missão desenvolver, apoiar e incentivar projetos que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Por meio de iniciativas focadas em bem-estar, combate ao desperdício de alimentos e empregabilidade e capacitação, a Fundação impacta positivamente e transforma a realidade de milhares de pessoas anualmente. Esses projetos são viabilizados através da doação de nossos colaboradores e do Grupo Nestlé Brasil que, juntos, acreditam no poder transformador do alimento e de sua cadeia.
Sobre a Gastromotiva
A Gastromotiva se consolidou, ao longo das duas últimas décadas, por potencializar o desenvolvimento territorial através da Gastronomia Social em comunidades do Brasil, do México e outros polos da América Latina. Fundada em São Paulo em 2006, a organização também está presente em diversos estados do Brasil, por meio da sua esfera educacional e do seu projeto de Cozinhas Que Transformam, e, Rio de Janeiro, onde, desde 2016, promove o desenvolvimento da Lapa e do Centro da Cidade com o Refettorio Gastromotiva.
A organização com base em quatro pilares: combate à insegurança alimentar, através da promoção de jantares solidários e distribuição de quentinhas para quem mais precisa; preservação do meio ambiente, combatendo o desperdício por meio do aproveitamento integral de alimentos na preparação das refeições; desenvolvimento de pessoas, através de cursos; e geração de renda, por meio do impulsionamento do viés empreendedor atrelado aos conhecimentos gastronômicos de chefs, cozinheiros e alunos.
COMENTÁRIOS