Voz dos Oceanos e Tramontina promovem limpeza em praia paradisíaca do Paraná

As parceiras Voz dos Oceanos e Tramontina reuniram, no dia 06 de maio, mais de 30 voluntários para uma ação de conscientização e educação ambiental em um dos destinos mais preservados do litoral do Paraná. A atividade ocorreu após dois feriados consecutivos e teve como palco uma Área de Proteção Ambiental (APA), reconhecida por suas praias sem circulação de veículos, limite de visitantes e uma comunidade engajada na preservação da natureza. Ainda assim, em menos de uma hora, os voluntários recolheram cerca de 50 sacos grandes de resíduos ao longo de aproximadamente 500 metros de faixa litorânea em uma área remota da ilha.
A ação foi liderada por Vilfredo Schurmann, da Voz dos Oceanos, em parceria com a Eco Local Brasil com anuência e apoio logístico do Instituto Água e Terra, e resultou na coleta de 480 quilos, ou seja, quase meia tonelada de lixo – principalmente plásticos de uso único. O peso exato será confirmado por meio de gravimetria, que também identificará a composição dos resíduos encontrados. “Nos dividimos em dois grupos, cada um atuando em um lado da praia. Os participantes ficaram tão impactados que não queriam encerrar a ação no horário previsto, na esperança de limpar toda a área”, relata Vilfredo. Segundo ele, a experiência evidenciou o desafio enfrentado pelos moradores locais, que precisam lidar com resíduos trazidos por correntes marinhas, resultado de descarte irregular em rios e pela falta de conscientização ambiental.
Diante de todo resíduo coletado, os voluntários compartilharam entre si os itens recolhidos, entre eles, grandes quantidades de garrafas PET e tampinhas, hastes flexíveis, frascos de produtos de limpeza, xampus, óleos lubrificantes, potes de margarina, embalagens de sorvete e desodorantes, chinelos, outros calçados e garrafas de vidro. Também foi encontrado um cone de trânsito desgastado pela ação do tempo. Os plásticos descartáveis eram visivelmente a maior parte do volume coletado, muitos deles enterrados na areia, como uma lona retirada por duas participantes da ação. Vale destacar que os voluntários também encontraram embalagens vindas de diversas partes do mundo, com rótulos em espanhol, inglês e mandarim, entre outros idiomas. “Algumas embalagens estavam tão degradadas que se desmanchavam em nossas mãos”, conta Filipe Oliveira, líder da Eco Local Brasil.
A equipe da Tramontina, formada por colaboradores e parceiros, entre eles o time do Grupo Clean Plastic, participou ativamente da ação, reforçando a conexão com a matéria-prima utilizada na sua linha de cadeiras Oceano +Clean, lançada em 2024. Produzida com parte dos resíduos plásticos retirados do litoral brasileiro, a coleção utiliza materiais processados pelo Grupo Clean Plastic — líder nacional na reciclagem de plásticos como PP e PE. De lá, essa nova matéria-prima é encaminhada para a unidade da Tramontina em Recife, onde são fabricadas as cadeiras com o resíduo plástico retirado da costa.
Para a Diretora de Marketing Corporativo, Rosane M. Fantinelli, estar ao lado da Voz dos Oceanos em iniciativas como essa reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade e a preservação ambiental. “Acreditamos que seja fundamental estarmos presentes, colaborando ativamente com projetos que nos conectam ainda mais com o propósito de transformar vidas e proteger os recursos naturais. Essa parceria nos inspira e nos fortalece para seguir criando soluções que gerem impacto positivo”, destaca.
Sobre a Tramontina
A empresa brasileira fundada em 1911, com mais de 22 mil itens no portfólio, mantém produção em nove unidades fabris - seis no Rio Grande do Sul, uma no Pará, uma em Pernambuco e uma na Índia. Atualmente, conta com mais de 10 mil funcionários e exporta seus produtos, todos com a marca Tramontina, para mais de 120 países. No portfólio estão utensílios e equipamentos para cozinha, porcelanas, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, veículos utilitários, móveis de madeira e plástico.
Comprometida com o propósito de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos, a Tramontina segue expandindo sua atuação de forma sustentável, apoiando e criando projetos que têm como foco a educação enquanto propulsora do desenvolvimento, a promoção do direito à alimentação e a criação de oportunidades para crescimento pessoal e profissional das pessoas e das comunidades em que está inserida.
Sobre a Voz dos Oceanos
Liderada pela Família Schurmann, conhecida no Brasil e no exterior como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, Voz dos Oceanos é uma iniciativa 100% brasileira, de impacto global, unindo a sociedade mundial na defesa e recuperação dos oceanos, reguladores do clima e responsáveis por mais de 50% do ar que se respira no planeta. Trazendo o histórico de seus líderes em mais de 40 anos de aventuras pelos mares do planeta, incluindo 3 voltas ao mundo completas e a quarta em andamento para ser concluída em Belém, na COP30, a iniciativa tem sido uma voz de grande impacto e alcance mundial, com expedições alinhadas e ações baseadas nos pilares Awareness, Ciência, Educação e Inovação & Startups. Com o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente – PNUMA, a tripulação Voz dos Oceanos testemunhou a presença de plástico e micro plástico em, até o momento, cerca de 100 destinos de mais de 10 países das Américas Sul, Central e Norte, da Oceania e da Ásia. Paralelamente, também vem encontrando em todos os locais por onde passa, centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos, que sufocam os oceanos.
COMENTÁRIOS