Galeria do Ordovás apresenta a exposição “Sussurros D’Água”, de Mádia Bertolucci

Mostra inédita reúne obras em aquarela e pintura acrílica a partir de 22 de maio
A Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Unidade de Artes Visuais, apresenta a partir do dia 22 de maio de 2025 a inédita exposição Sussurros D’Água, de Mádia Bertolucci. A exposição ocorre na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Mádia é artista caxiense, formada em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e sempre esteve presente nas artes plásticas. Sócia-fundadora do NAVI (Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul) desde 1988 e integrante do grupo de artistas "005arte" e do Clube de Gravura da UCS, trabalhou com várias técnicas — como pastel seco, gravura, aquarela, litografia, xilografia, entre outras —, mas foi na pintura acrílica que encontrou sua principal forma de expressão. Seu trabalho é abstrato, repleto de metáforas, mas contém a delicadeza de uma flor. Participou de salões, coletivas e exposições individuais.
“Descobrir as entranhas de uma cor, penetrar seus universos de luzes e sombras usando um elemento precioso, que é a água: essa é a busca sensível e comprometida de Mádia Bertolucci. O espaço branco é a pergunta que nasce do silêncio. Um território a ser explorado, a receber a emoção com que a artista trabalha, em pequenos gestos que lhe permitem sentir a textura necessária para que o mesmo reaja. Seu trabalho é honesto — palavra que justamente se insere dentro do fazer. Arte é vivência, aquela que se alinha perfeitamente com as experiências que Mádia absorve do seu dia a dia. Aquarela: técnica primorosa e complexa. Seu condutor é a água — água que dilui, transfere e eterniza a cor. A cor é escolhida com esmero e sensibilidade. Seus azuis lembram mergulhos nas profundezas do cosmos e do mar. Suas ranhuras, como filetes, transpassam o território colorido em pequenos e grandes formatos. Mádia Bertolucci é uma artista dedicada ao fazer, sem buscar a ‘inspiração’, porque é fazendo que a mão talentosa encontra o caminho”, escreve a artista visual Bea Balen Susin.
A exposição tem classificação indicativa livre e pode ser visitada diariamente, de domingo a domingo, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás até o dia 22 de junho de 2025. A visitação é gratuita, nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas-feiras, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.
SERVIÇO
Exposição “Sussurros D’Água”, de Mádia Bertolucci
Período: 22 de maio a 22 de junho de 2025
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Visitação
Segundas: das 9h às 16h
Terças a sextas-feiras: das 9h às 22h
Sábados, domingos e feriados: das 14h às 22h
Visitação online: artesvisuais.caxias.rs.gov.br
Atividade presencial, online e gratuita
Classificação indicativa: Livre
Abertura da exposição “Sussurros D’Água”, de Mádia Bertolucci
Dia 22 de maio de 2025, às 19h
Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Atividade presencial e gratuita
COMENTÁRIOS