Evento reúne líderes do setor de transporte e logística no Instituto Caldeira para discutir inovação e sustentabilidade

Publicidade
SETCERGS e COMJOVEM Porto Alegre prestigiam Divelog Summit em Porto Alegre
As transformações tecnológicas e as inovações no setor de transporte e logística vêm impactando diretamente como mercadorias circulam, serviços são prestados e empresas se relacionam com seus clientes. Foi com esse propósito que o Divelog Summit reuniu, nesta terça-feira (13/05), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, profissionais, especialistas e representantes de empresas para um dia de imersão em debates sobre o futuro da logística.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) e o núcleo COMJOVEM Porto Alegre participaram do encontro, que teve como palco o Instituto Caldeira – hub de inovação instalado no 4º Distrito da capital gaúcha, referência em iniciativas voltadas à transformação digital e ao desenvolvimento de soluções inovadoras.
“O setor de logística funciona como uma engrenagem, mas, muitas vezes, é desconexo. Temos embarcadores de um lado, transportadores de outro e empresas de inovação em outro ponto, sem uma integração efetiva. O Divelog Innovation Summit nasceu justamente para mudar isso, para criar conexões e construir algo novo, onde as dores de uma parte possam ser entendidas e solucionadas em conjunto com outras”, afirmou o diretor da Divelog e integrante da COMJOVEM Porto Alegre, Junior Cavalca.
Um dos convidados, Bruno Bazanella, especialista em mobilidade, falou sobre a necessidade de adaptação estratégica diante de tantas mudanças simultâneas:
“Estamos vivendo um momento em que novas tecnologias e a concorrência fazem parte do cotidiano dos negócios, mas talvez nunca tenhamos enfrentado tantas transformações ao mesmo tempo. São mudanças sociais, políticas, econômicas e regulatórias ocorrendo simultaneamente. Nesse contexto, acredito que, mais do que construir um plano perfeito, precisamos desenvolver a habilidade de adaptação, ajustando nossas estratégias para acompanhar esse ritmo acelerado de transformações”, afirmou.
Outros destaques da programação incluíram a palestra de Cristiane Cunha que falou sobre o projeto de implantação de uma fábrica de aviões no Rio Grande do Sul destacando o crescimento da aviação geral no Brasil — que hoje é o segundo maior mercado do mundo em número de voos, atrás apenas dos Estados Unidos — e a abordagem de Nestor Felpi sobre o papel das logtechs na revolução digital do setor. O Grupo Front trouxe à tona os desafios enfrentados em operações durante desastres climáticos, enquanto Eduardo Junqueira encerrou o dia com uma apresentação criativa sobre a logística da Coca-Cola, inspirada na lógica dos blocos de Lego.
Além dos membros da COMJOVEM, o SETCERGS esteve representado por Michele Souza, coordenadora de gestão e Danielle Escarrone do Setor Comercial.
Sobre o SETCERGS
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS foi fundado em agosto de 1959 e é o órgão de representação sindical patronal do transporte rodoviário de cargas com base territorial na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul.
Publicidade
COMENTÁRIOS