Seja bem-vindo
Caxias do Sul,26/06/2025

  • A +
  • A -

Dia do Orgulho LGBT | Trabalhadores comemoram inclusão

Fonte: Tatiana Csordas - Infinito Comunicação
Dia do Orgulho LGBT | Trabalhadores comemoram inclusão Maya Lopes, de 24 anos, conquistou emprego e foi promovida em menos de um ano - Divulgação Fort Atacadista
Publicidade

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira celebra a diversidade em suas unidades, em contraposição à dificuldade de emprego enfrentada por muitos profissionais.

O Dia do Orgulho LGBT é marcado por manifestações e luta pela vida e pela inclusão no mercado de trabalho. No entanto, o desafio da empregabilidade é imenso. Dados mais recentes do IBGE, apontavam que o desemprego entre essa parcela da população era de mais de 20% contra 12% do índice geral (em 2023). Embora os percentuais de desemprego no Brasil tenham melhorado nos últimos anos, a dificuldade de inclusão ainda se mantém. A situação é ainda pior entre as pessoas trans. Mais de 90% estão em subempregos ou na prostituição, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (2023).

Outro levantamento, realizado pela To.gather, voltada para análise de dados para a promoção da diversidade, revelou que, em universo de cerca de 1,5 milhão de trabalhadores, apenas 4,5% são pessoas LGBTQIA+. O número de trabalhadores trans não chegava a 0,5%. A pesquisa, divulgada em maio, deste avaliou informações de 300 empresas de 17 estados do país.

Diante dessa realidade, o Grupo Pereira, sétimo maior varejista do Brasil, dono de bandeiras como o Fort Atacadista e supermercado Comper, tenta oferecer uma nova perspectiva. A rede, atualmente, conta com 22 mil funcionários em suas 173 unidades de negócio presentes nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. “Em nossas lojas incentivamos a inclusão. Assim, os funcionários refletem o que existe na população, com jovens, 50+, LGBTQIANP+, refugiados. Os colaboradores representam a diversidade que também encontramos entre os clientes. Para nós, a inclusão não é um diferencial. Faz parte de nossos valores”, ressalta Paulo Nogueira, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira.

É possível sonhar

Maya Lopes, de 24 anos, veio do Amazonas para o Rio Grande do Sul. Há 3 anos chegou em Caxias do Sul. E na terra que é conhecida pelo conservadorismo, encontrou acolhimento e inclusão. Desde antes da inauguração do Fort Atacadista na cidade, há um ano e meio, Maya já havia garantido uma vaga como operadora de caixa. “Gosto muito do meu trabalho, gosto de interagir com os colegas e com a equipe”, conta.

Desde criança, Maya se sentia como mulher. “Mesmo evangélica, minha mãe sempre me aceitou e foi muito boa comigo”, reconhece. Mas ela enfrentava a rejeição de parentes. No Fort encontrou emprego e em Caxias encontrou o amor e se casou. Com menos de um ano de trabalho, foi promovida a assistente de frente de caixa e agora sonha com novas conquistas. “Eu me sinto honrada por ter sido promovida. Planejo continuar crescendo. Quero retomar os estudos, evoluir”, projeta.

Aceitação e promoção


Brenda Cardoso de Souza, de 24 anos, integra a equipe do Fort Atacadista no RS. Ela reflete sobre sua trajetória como uma mulher LGBT e sobre a importância de celebrar o Dia do Orgulho LGBT. Sua história começou aos 14 anos, quando revelou à família sua orientação. “Foi um susto para todos, principalmente para minha mãe, que sonhava com meus 15 anos e eu entrando de vestido. Aquele sonho eu terminei”, conta. Apesar do impacto inicial, Brenda recebeu apoio familiar, o que marcou positivamente sua jornada.

Atualmente, Brenda é encarregada de delivery no Fort Atacadista em Viamão, onde destaca o acolhimento e a inclusão desde sua chegada. “Eles me tratam como tratam todo mundo. Não me sinto diferente, me sinto incluída. Foi uma empresa que me abraçou, assim como outras pessoas LGBT que trabalham ali”, afirma, reconhecendo a importância de um ambiente corporativo que valorize a diversidade. Sobre a relevância do Dia do Orgulho LGBT, Brenda ressalta a necessidade de ampliar as discussões. “É um assunto que quase não escutamos falar. Acho que é importante comemorar, mas deveria ser mais vezes, para mostrar que isso é importante para todos nós”, opina.

Com sonhos de conquistar sua casa e alcançar mais realizações pessoais, Brenda agradece à empresa pelo apoio e oportunidades recebidas. “Comecei como repositora e hoje sou encarregada. Sou grata ao Fort por me receber e me dar essa oportunidade”, conclui.

Além dos rótulos


Alexsandro Pereira da Silva, promotor de cartão no Fort Atacadista em Santa Cruz do Sul, conta que desde a infância enfrenta situações de preconceito, mas nunca deixou de buscar seu espaço. “Quando eu era criança, eu sabia que era diferente, me assumi aos 18 anos e nunca foi fácil. Sofri preconceito na escola, na rua, mas não desisti”, relata.

No Fort, ele encontrou acolhimento e respeito. “Desde o meu primeiro dia, nunca sofri preconceito aqui, entre meus colegas e clientes, diferente de outros lugares onde trabalhei. As empresas precisam acolher as pessoas do jeito que elas são”, afirma. Para ele, o Dia do Orgulho ainda é necessário. “Meu sonho é que o preconceito acabe. A vida é para evoluir, não para colocar as pessoas em rótulos e caixinhas. A pessoa precisa ser feliz, e é isso que eu mais desejo”, conta Silva.


Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 63 anos de história em 2025. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem 173 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 68 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 7 lojas Schmit, 18 unidades do restaurante Trudy’s e uma steakhouse, 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 27 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros do Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1,4 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.