Seja bem-vindo
Caxias do Sul,11/10/2025

  • A +
  • A -

Villa dei Troni, maior parque temático da cultura italiana no Brasil, abre ao público neste domingo, dia 12

Fonte: Melina Francisquetti - AdriSilva Agência de Conteúdo
Villa dei Troni, maior parque temático da cultura italiana no Brasil, abre ao público neste domingo, dia 12 Foto Laudir Dutra

 

Com um convite a 1875, complexo turístico, cultural e gastronômico localizado em Ana Rech, resgata a história viva dos imigrantes e celebra o legado para as próximas gerações

 


“Quero que todos venham à Villa dei Troni para contemplar a história e valorizar o que os nônos fizeram pela região. Aqui, novas gerações podem ver como foi o início da imigração italiana em Caxias do Sul.”


Com esse convite emocionado, o empresário Edson Tomiello, o Trovão, apresenta ao público a Villa dei Troni, o maior parque temático dedicado à cultura italiana no Brasil, que abre oficialmente suas portas no dia 12 de outubro, em Ana Rech, Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.



Após quatro anos e meio de construção, a Villa dei Troni (a Vila do Trovão em tradução literal) nasce como o primeiro parque temático de Caxias do Sul e o mais autêntico espaço de preservação da memória italiana do país. São 25 hectares da última colônia original preservada de 1875, época do Brasil Império, transformados em uma verdadeira vila italiana do século XIX.


O visitante percorre 40 edificações, entre casas originais e réplicas idênticas em tamanho real, jardins, vivenciando uma imersão cultural e sensorial na trajetória dos imigrantes italianos. Da estação férrea ao coreto da praça, passando pela capela, a bodega, a cozinha da nona e as oficinas de antigos ofícios, a escola e o salão comunitário cada detalhe resgata a essência da vida comunitária que moldou a Serra Gaúcha.


A jornada começa a bordo de um antigo ônibus da linha Ana Rech - Caxias do Sul, que atravessa uma ponte de madeira e conduz o visitante por ambientes que retratam o trabalho, a fé, o comércio e o convívio social dos primeiros colonos. No percurso, é possível conhecer réplicas da olaria, serraria, casa de vime, selaria, barbearia, alfaiataria e até a Hospedaria de Anna Rech, considerada o berço do turismo na Serra Gaúcha.


A religiosidade está presente na capela, na casa do padre e na gruta original da família Calduro, construída com 30 toneladas de pedra. A natureza também se impõe, com mil araucárias de mais de 500 anos e parreirais que convidam o visitante a colher uvas durante a safra, um tributo à herança agrícola dos imigrantes.


Mais do que um parque, a Villa dei Troni é um memorial vivo erguido com o envolvimento da comunidade, que doou acervos e objetos históricos.


“A Villa nasceu de um chamado pessoal. Quando encontrei essa colônia original preservada, percebi que tinha em mãos um tesouro: a história viva da nossa gente. Esse é o legado que deixamos para o futuro”, afirma Tomiello.


O espaço também é um convite à boa mesa. Três pontos gastronômicos oferecem experiências únicas: o Restaurante Leon, com alta gastronomia italiana à la carte; a Cozinha da Nona, com produção artesanal de pães e pratos típicos, com destaque para a polenta em variadas receitas; a Cantina do Nono, com tábuas de frios, vinhos finos e a alegria das mesas italianas; e a Bodega, com bebidas variadas.


Há ainda áreas para eventos com capacidade para até 400 pessoas, estacionamento para mais de 400 veículos, além de infraestrutura completa, acessível e acolhedora: fraldário, Wi-Fi, achados e perdidos e atendimento especializado para pessoas com mobilidade reduzida e PCDs.


Mais do que um empreendimento turístico, a Villa dei Troni é um tributo à coragem dos imigrantes italianos e ao espírito que construiu Caxias do Sul.


É a história que volta a pulsar, onde o passado se faz presente e o futuro se inspira no legado de 1875.


Programe-se para sua viagem a 1875


Os ingressos custam R$ 70,00 (inteira), R$ 35,00 (meia-entrada) para crianças de seis a 12 anos e público 60+. Crianças até cinco anos não pagam.


As entradas podem ser adquiridas no site www.villadeitroni.com ou na bilheteria local. O ingresso não dá direito à consumação.


A Villa estará aberta de sexta a domingo, das 10h às 18h, incluindo feriados e datas especiais. Nos demais dias da semana há possibilidade de agendamento de eventos corporativos, casamentos, formaturas, entre outros.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.