Liderança contemporânea exige inspiração e influência, afirma Daniel Ely na Mercopar

Publicidade
Vice-presidente Executivo da Randoncorp e COO da Rands destacou que o papel do líder atual vai além da gestão e requer influência, empatia e competências distribuídas
A Rands, plataforma de soluções financeiras e serviços da Randoncorp, participou do segundo dia da Mercopar com palestras conduzidas pelo Vice-presidente Executivo da Randoncorp e COO da Rands, Daniel M. Ely, que trouxe uma reflexão sobre as transformações no papel da liderança diante de um cenário cada vez mais dinâmico e desafiador.
Segundo Ely, o modelo tradicional de gestão dá lugar a uma forma de liderança baseada em inspiração, influência e colaboração.
“No passado, o bom gestor era aquele que sabia lidar com contextos complicados. Hoje, o líder precisa atuar em ambientes caóticos, desorganizados e complexos. Se antes era comum comandar, agora é preciso inspirar e influenciar”, destacou o executivo.
De acordo com Ely, as organizações atuais funcionam melhor com competências distribuídas, em vez de dependerem de um “gestor super-homem” que tenta ter todas as respostas. “Esse modelo está ultrapassado até porque, o super-homem também adoece”, observou.
Durante a apresentação, Ely citou dados do Global Leadership Forecast 2025, segundo os quais 54% das pessoas nas organizações estão preocupadas com o burnout, e 40% consideram deixar cargos de gestão. O levantamento evidencia o impacto emocional e a necessidade de repensar a forma de liderar.
Ao abordar o futuro da liderança, o executivo destacou que o desafio não estará na falta de recursos, mas na capacidade de liderar. “Não vai faltar dinheiro, tecnologia ou bons projetos. O que vai faltar é quem orquestre tudo isso de forma sustentável e humana”, afirmou.
Ely também ressaltou o papel da nova geração nesse contexto ao destacar que a geração Z é mais propensa a deixar cargos de liderança em comparação às anteriores por considerar a vida pessoal além do trabalho.
As palestras integraram a programação da Mercopar no palco 2 e no espaço Fiergs entre a tarde e a noite desta quinta-feira (16).
Publicidade
COMENTÁRIOS