Seja bem-vindo
Caxias do Sul,27/04/2024

  • A +
  • A -

Renê Tonello é reconduzido à presidência da Cooperativa Vinícola Aurora

Fonte: MCom Comunicação
Renê Tonello é reconduzido à presidência da Cooperativa Vinícola Aurora Foto Emerson Ribeiro

Desde 2020 à frente do Conselho de Administração, viticultor foi reempossado para os seus dois últimos anos de mandato. Ivan Marini (vice-presidente) e Tiago Fronza Frare (secretário) ainda compõem a gestão do biênio 2024-2026


Em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (28), a Cooperativa Vinícola Aurora reelegeu, por aclamação, Renê Tonello à presidência do Conselho de Administração da companhia para o biênio 2024-2026. Com ele, comporão a Diretoria do Conselho o vice-presidente Ivan Marini, que integrava a gestão 2022-2024 como secretário, e o secretário Tiago Fronza Frare, que ocupou o mesmo cargo no biênio 2020-2022.


O trio representará as 1,1 mil famílias associadas e os mais de 500 funcionários que compõem o quadro cooperativo e empresarial da Vinícola Aurora. De acordo com as diretrizes do estatuto da cooperativa, todos os integrantes do Conselho de Administração devem ser viticultores associados. O regulamento permite até duas reeleições de cada chapa, devendo, entretanto, apresentar 1/3 de renovação.

“Estou muito feliz e orgulhoso pelo momento democrático e fraterno que vivemos, com uma ampla participação dos sócios nos assuntos da cooperativa. Em nome dos integrantes da diretoria, agradeço ao Conselho de Administração pela confiança depositada em nosso projeto e reafirmo nosso compromisso na construção de uma Aurora cada vez mais moderna e sustentável”, declarou o presidente reeleito Renê Tonello.

Também foram empossados quatro novos conselheiros fiscais e outros 20 administrativos (veja abaixo quem são), representando cada um dos 20 núcleos dos 11 municípios onde a Aurora possui viticultores associados. Além dos novos conselheiros, outros dois viticultores do biênio passado seguem na gestão fiscal. Os grupos, eleitos pelos cooperados, auxiliarão a presidência nas tomadas de decisões e na fiscalização das atividades.

Durante a assembleia geral, além da eleição da nova presidência e da posse dos novos conselheiros, também houve a aprovação das contas do ano de 2023 pelo conselho fiscal e pela auditoria independente.

Confiança para os próximos dois anos  
À frente da cooperativa desde outubro de 2020, o viticultor Renê Tonello, 61 anos, é produtor de variedades para a elaboração de suco de uva integral, como Isabel comum e precoce, Bordô e BRS Carmem, na linha Buratti, em Bento Gonçalves. É cooperado desde 1980, dando continuidade ao legado do avô Antônio Guilherme Tonello, que já era sócio nos primeiros anos de fundação da Aurora, ainda na década de 1930.

“Fico satisfeito e feliz em ter a confiança dos conselheiros e associados e saber que estamos fazendo uma boa gestão para nossa cooperativa, que completou recentemente 93 anos. O ano passado foi muito desafiador, mas foi também de muitos aprendizados. Nos unimos ainda mais para transformar a Aurora, repensamos o futuro e reafirmamos nosso compromisso para uma cooperativa cada vez mais profissional e sustentável”, avalia Tonello.

Ivan Marini, 43 anos, que assume a vice-presidência, é da Linha Brasil, em Pinto Bandeira. Marini produz diversas variedades de uvas, como Chardonnay, Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon e Moscato R2. Ele segue na atividade desenvolvida pelo pai, Alcides Marini, associado da cooperativa desde a década de 1970. 

O novo secretário, Tiago Fronza Frare, 36 anos, vem da localidade de São Valentin - Ala Sul, em Bento Gonçalves. É associado à Aurora desde 2012, sendo seu avô Stelio Fare cooperativado desde a década 1950. Frare, produz as variedades Bordô, Niágara, Isabel e Cabernet Sauvignon.

Para a nova gestão, Tonello, Marini e Frare querem uma Aurora cada vez mais sólida, líder de mercado e cooperativista. Entre os desafios para os próximos dois anos estão modernizar a gestão, melhorar a produção, ampliar a capacidade de vinificação e estocagem e conquistar novos mercados consumidores.

“Para isso temos compromissos importantes, que vão desde a adoção de uma agenda ESG qualificada, passando pela necessária reforma estatuária e chegando à expansão de nossa planta produtiva na fábrica do Vale dos Vinhedos. Desafios ousados, mas que vamos encarar com muito trabalho”, afirma Tonello, lembrando que neste ano também foi implementado o novo planejamento estratégico da Aurora, que irá nortear a cooperativa até 2028.

Para o presidente do Conselho de Administração, a Aurora caminha para o centenário com valores reafirmados e economicamente próspera.

“O cooperativismo é a prova de que, com a união, pequenas propriedades familiares podem se tornar socialmente e economicamente fortes. Juntos, representamos de 10% a 15% da safra de uvas gaúcha e nos tornamos a maior vinícola do Brasil. Somos líderes nacionais na venda de vinhos finos, coolers e suco de uva integral e, nos últimos anos, estamos ampliando nossos faturamento e investimentos. Nossa expectativa é que a cooperativa atinja o primeiro bilhão de faturamento em 2026”, finaliza Tonello.

Quem são os 26 conselheiros da Aurora           

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO:   
Adriano Andreis (São Valentin - Ala Norte BG)        
Andre Zaccaron (Faria Lemos)          
Arielson Benvegnú (São Valentim do Sul)    
Bruno Zucchi (Eulália Alta)    
Deolindo Pastorio (Leopoldina)        
Diego Dal Ponte (São Pedro) 
Edemar José Stello (Busa / Graciema)         
Gilmar Razia (Cotiporã)        
Itacir Pedro Pozza (Pinto Bandeira)  
Ivan Marini (Linha Brasil)      
José Pertile (Tuiuty)   
Laercio Reginatto (Vale Aurora)       
Mario Luis Menegotto (Eulália Baixa)          
Michel Ferro (Monte Belo Sul - Ala Norte)   
Moises Cavalleri (Monte Belo Sul – Ala Sul) 
Paulo Roberto Valiatti (Alcântara)   
Renê Tonello (Buratti)          
Tiago Fronza Frare (São Valentin - Ala Sul BG)        
Valeri Bortolini (Paulina)       
Vitor Hugo Scalco (Lajeadinho)

CONSELHO FISCAL:   
Amarildo Toniolo (Eulalia Alta)        
Arlei Bortolini (Paulina)         
Joviano Cesar Dorss (Buratti)
Leandro Tres (Cotiporã)        
Lucas Dal Castel (Monte Belo - Ala Norte)   
Vinicius Fronza Lunelli (São Valentin - Ala Norte)


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.